Laudos a distância – Quais são as vantagens, como é feito e porque utilizá-lo

Essa inovação da telemedicina ajuda as clínicas a prosperarem e permite que os pacientes cuidem da saúde

Mesmo sem saber o que é um laudo a distância, você provavelmente já recebeu um. Trata-se de uma ferramenta da telemedicina para contribuir com a saúde dos pacientes e facilitar o dia a dia nas clínicas de exames.

Para se obter esse tipo de laudo, também chamado de laudo online, é preciso contar com o auxílio da internet. Essa prática é hoje vista como totalmente segura e confiável e, por isso, é mais comum do que você imagina.

Com o laudo a distância, é possível beneficiar toda a cadeia: as empresas especializadas nesse serviço, as clínicas ou laboratórios onde os exames são feitos e os pacientes que precisam conferir como anda a saúde.

Que tal conhecer mais sobre essa contribuição da tecnologia para a sua saúde?

Como é feito um laudo a distância?

Em uma clínica de exames ou laboratório comum, o atendimento é realizado por técnicos de enfermagem e alguns médicos especializados. Quando o laudo é feito a distância, há muitos outros profissionais envolvidos para interpretar da melhor forma possível o resultado de um exame.

Na clínica, os profissionais de enfermagem realizam o atendimento e são os responsáveis por fazer o exame. Os médicos especializados recebem, por meio de uma plataforma de telemedicina, os resultados para emitir o laudo, de acordo com a necessidade do paciente.

Por trás de tudo isso, está o responsável pela tecnologia da informação. O profissional de TI é quem desenvolve, garante o bom funcionamento e protege as informações trocadas na plataforma.

Para que o laudo a distância seja emitido, os profissionais de enfermagem devem realizar o exame por meio da plataforma de telemedicina. O resultado é recebido e analisado por um médico especialista, que devolve o laudo para a clínica ou laboratório.

laudo a distancia medicina

No caso de um exame de raio X, um dos mais comuns, ele é feito na clínica, mas as imagens são transmitidas pelo sistema para um especialista em radiologia.

Ele vai analisar o resultado em minutos ou horas, dependendo da necessidade, enquanto a equipe da clínica monitora em tempo real o status.

Por último, o médico envia o laudo, assinado digitalmente, que é recebido pela clínica e repassado ao paciente.

Para garantir a segurança do paciente e a qualidade no atendimento, os laudos online são criptografados e todos os profissionais envolvidos no processo respeitam a regulamentação nacional.

Veja também – Como funciona a ressonância magnética nuclear?

Vantagens e porque adotar

O uso da telemedicina com o laudo online agrega mais precisão, agilidade e comodidade em todo o trabalho que é realizado no dia a dia das clínicas.

São poucas as clínicas que contam com médicos de diferentes especializações para analisar os resultados de exames, já que cada especialista tem competência para identificar um determinado número de problemas.

Bons médicos para realizar essa importante tarefa custam dinheiro e alguns chegam a passar um tempo razoável ocioso, já que, por exemplo, a frequência de um raio X é maior que a ressonância magnética. Ou seja, a clínica gasta muito dinheiro para manter o corpo clínico.

Quando a empresa adota o laudo feito a distância, ela conta com um médico altamente especializado para o trabalho, mas sem a necessidade de mantê-lo, pois isso é feita por uma empresa parceira para isso. Para o paciente, é um sinônimo de confiança no resultado.

Outro benefício é a agilidade no atendimento. Como uma empresa de telemedicina conta com mais de um médico por especialidade, a fila de exames anda mais rapidamente do que em uma clínica tradicional.

Exames de rotina levam algumas horas para terem seus laudos concluídos. Exames urgentes são priorizados e podem ficar prontos em apenas 10 minutos! Esse tempo é essencial para reduzir filas e, ainda, o risco de morte dos pacientes.

Além disso, os laudos feitos a distância proporcionam comodidade, pois tudo é feito por meio da internet na plataforma de telemedicina.

Não é preciso fazer deslocamentos nem passar as informações confidenciais de mão em mão. Até mesmo os pacientes que vivem em regiões afastadas podem ter certeza que terão o laudo necessário em mãos no prazo estabelecido pelo laboratório.

Entenda melhor – Componentes do aparelho de raio-x: como ele funciona?

Sendo assim, não faltam motivos para que as clínicas e laboratórios conheçam essa tecnologia que está revolucionando a medicina:

– Mais economia

– Redução da equipe de saúde

– Possibilidade de oferecer uma gama ampla de exames

– Aumento na confiabilidade dos laudos

– Mais agilidade na emissão de laudos

– Garantia de segurança dos dados

– Ampliação da área de atendimento

O uso da telemedicina favorece ainda mais o seu desenvolvimento. Essa inovação já é uma grande aliada para a evolução da medicina e para a melhoria da saúde da população e, à medida em que é adotada, traz ainda mais benefícios.

Não deixe de conferir – Doenças infecciosas: como a tecnologia está ajudando na profilaxia?

 


Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos