A telemedicina não vai substituir profissionais, vai ajudá-los a serem profissionais melhores

Entenda como os benefícios trazidos pela tecnologia podem proporcionar melhorias para a vida de pacientes e médicos com o uso da telemedicina!

Sempre que a tecnologia prospera existem pessoas que vão se sentir ameaçadas por conta dos rumos que ela pode tomar. Foi assim desde sempre.

Quando os primeiros carros surgiram, os carroceiros fizeram protestos pelo fato de que essas novas máquinas poderiam tirar os seus empregos. Mesmo os carroceiros que transportavam barris de água reclamaram quando começaram a ser colocados os canos nas cidades.

O fato é que a profissão de carroceiro praticamente deixou de existir, mas os profissionais se adaptaram à uma outra realidade. Eles adquiriram conhecimento e muitos passaram a ser motoristas.

Esse exemplo é apenas um entre os muitos que poderíamos citar aqui para exemplificar o quanto a tecnologia é capaz de mudar as nossas vidas. E o uso da telemedicina é uma delas!

 

 

Tecnologia: uma revolução em marcha

Nas últimas três décadas, o mundo viveu uma verdadeira revolução. A internet mudou por completo a forma como nos comunicamos, a maneira como as empresas fazem negócios e tornou o acesso à informação praticamente universal.

Obviamente ainda há muito a ser feito para que essa democratização seja completa, mas é inegável o quanto evoluímos nesse sentido.

Entre todas as áreas que apresentaram avanços, uma das que mais se beneficiou das novas tecnologias foi a medicina. Se pararmos para pensar como eram feitos os exames médicos, as consultas e mesmo a prescrição de remédios há três décadas e compararmos com todas as possibilidades que temos hoje, o salto é gigantesco.

Nem por isso os médicos deixaram de ser importantes nesse processo. Não se trata de substituí-los ou torná-los menos importantes, mas sim de criar mais ferramentas que possam facilitar o seu trabalho, de forma que eles possam ser mais assertivos na hora de receitar um medicamento ou indicar um tratamento para um paciente.

Telemedicina: revolucionando o acesso a exames de ponta

Entre as muitas iniciativas da medicina que poderíamos citar, vale a pena falarmos um pouco mais dos benefícios da telemedicina.

Por meio dela, pessoas que moram em regiões mais afastadas e que muitas vezes não teriam condições de ter acesso a profissionais mais qualificados ou tecnologias mais modernas, podem ser examinadas e diagnosticadas com o auxílio da internet.

Não se trata de automatizar tarefas, mas sim de permitir que pessoas que antes estavam à margem no que diz respeito aos cuidados com a saúde agora tenham as mesmas possibilidades que os moradores dos grandes centros.

A democratização dos meios de acesso à saúde tem como consequência o fato de que com o passar do tempo essas tecnologias vão se tornando mais baratas e, por isso mesmo, atendem a um maior número de pessoas.

 

Telerradiologia: elemento-chave para agilizar o atendimento

Dentro da telemedicina, um dos ramos que mais tem se desenvolvido na última década é a telerradiologia. Trata-se de uma das metodologias mais eficazes no que diz respeito à elaboração de laudos de exames por imagem. Além de reduzir os custos operacionais, essa técnica permite ainda que se obtenham laudos de melhor qualidade e de forma mais rápida.

Funciona da seguinte forma: em uma clínica ou hospital, os exames por imagem continuam sendo realizados normalmente, mas existem algumas vantagens da telerradiologia vs. estrutura física de hospitais e clínicas que beneficiam o atendimento.

 

Ou seja, médicos e técnicos de radiologia não têm a sua rotina alterada em nada na interação com os pacientes. As diferenças começam depois que o exame é concluído, uma vez que essas imagens são enviadas via internet para uma central de telerradiologia.

É na central de telerradiologia que a transformação acontece. A ideia é que essas entrais abriguem um grande número de profissionais, que vão estar à disposição 24 horas por dia para receber as imagens e iniciar a devida análise.

Essa característica garante, por exemplo, que não haverá fila de espera para os resultados, como é comum ocorrer em clínicas ou hospitais em razão do número reduzido de funcionários.

Nesse caso, não é apenas a agilidade que merece a sua atenção, mas também a sua qualidade. Em uma central de telerradiologia todos os laudos são preparados por profissionais especializados em subáreas da medicina. Assim, um médico responsável por laudos relacionados à cabeça ou pescoço não pegará trabalhos relacionados ou tórax ou abdome, por exemplo.

Confira também o que é e como funciona a telerradiologia no Brasil

 

Mais especialização, mas dependência de profissionais

Esse alto grau de especialização garante resultados melhores, uma vez que os profissionais e são aptos a perceber nuances que outros profissionais mais generalistas poderiam deixar passar batido.

Como você pode perceber, a única automatização envolvida no processo diz respeito ao envio de imagens para a central de telerradiologia e à consequente disponibilização dos laudos a distância via internet.

Em outras palavras, não se trata de uma tecnologia substituindo profissionais, muito pelo contrário. A nova realidade da medicina requer médicos e técnicos de radiologia muito mais preparados do que antes, uma vez que apenas a generalização nas tarefas deixa de ser suficiente para atender as demandas dos médicos e pacientes mais exigentes.

Com mais assertividade nos resultados, todos saem ganhado. Ganham as clínicas e hospitais, que têm a garantia de fornecimento de um serviço de maior qualidade e com maior rapidez a um custo menor. Ganham os médicos, que têm a oportunidade de ter em mãos laudos mais completos e que sem sombra de dúvidas vão facilitar o diagnóstico e o prognóstico do tratamento.

Por fim, ganham também os pacientes com o uso da telemedicina, que podem ter exames de maior qualidade a um custo mais acessível, além de poderem iniciar de imediato um tratamento, sem a necessidade de esperar semanas inteiras até que os laudos estejam disponíveis.

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia