As melhores soluções para radiologia estão aqui… não procure mais!

Telerradiologia e outras especialidades da telemedicina reduzem custos e melhoram o acesso aos serviços de saúde.

A telerradiologia surgiu como uma das tendências entre as soluções para radiologia no Brasil na década de 1990 quando começaram a ser prestados serviços na área seguindo uma demanda mundial em prol da universalização do acesso à saúde.

Com 30 anos de consolidação no país entende-se que as soluções de telessaúde avançaram, mas ainda possuem grande potencial para crescimento, sendo uma tendência de saúde para os próximos anos.

O crescimento se deve pelas características demográficas do país e também pelo avanço tecnológico das últimas décadas que viabilizou novas técnicas e soluções. Saiba mais sobre o tema a seguir e conheça os diferenciais da DiagRad, empresa especializada em telerradiologia.

Por que a telemedicina é uma tendência no Brasil?

O Brasil possui proporções imensas e ainda enfrenta uma série de dificuldades econômicas e sociais para universalizar o acesso a diversos direitos, como os serviços médicos.

No país, 70% dos especialistas estão concentrados nas regiões sul e sudeste fazendo com que as outras áreas tenham uma carência quando se trata de serviços de saúde, principalmente os especializados.

A soma desses fatores está entre os motivos pelos quais a telemedicina é uma tendência no Brasil, pois a especialidade auxilia na superação dessas duas barreiras que, sem o recurso, restringem o acesso aos serviços médicos no país.

Há ainda a influencia e experiências internacionais do serviço. De acordo com uma pesquisa da Coalizão Saúde, a telemedicina e o monitoramento remoto foram responsáveis pela redução em 52% no internamento de idosos no Reino Unido.

Acredita-se que, devido à redução de custos promovida pela telemedicina por diminuir a necessidade de transporte, espaço físico e agilizar processos e atendimentos, é possível esperar uma economia de 2% no total gasto com saúde, sem reduzir a qualidade dos serviços.

Dessa forma, somando aspectos nacionais e internacionais, é possível verificar que a telemedicina consiste em uma subespecialidade que tende a crescer nos próximos anos devido aos benefícios proporcionados para clínicas, hospitais, profissionais da saúde e pacientes.

No Brasil, a telerradiologia, por exemplo, permite que clínicas localizadas em áreas mais remotas possam realizar exames de alta complexidade como ressonância magnética, tomografia e medicina nuclear.

Nesses casos, a clínica é responsável pela execução do exame, enquanto o laudo é emitido pela empresa de telerradiologia que pode estar localizada em qualquer local do país. Assim, pode-se contar com especialistas nas áreas, melhorando a qualidade dos laudos, dos diagnósticos e também dos tratamentos realizados.

 

 

Saiba mais sobre Telerradiologia!

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

 

Quais as aplicações da telemedicina?

A telemedicina é regulamentada no Brasil pela Lei 1.643 de 2002 do Conselho Federal de Medicina. No artigo 1º a lei dispõe que “os serviços prestados através da Telemedicina deverão ter a infraestrutura tecnológica apropriada, pertinentes e obedecer às normas técnicas do CFM pertinentes à guarda, manuseio, transmissão de dados, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a telemedicina é uma subespecialidade da telessaúde que dispõe sobre a prestação de serviços médicos quando a distância é um fator limitante.

Dessa forma, entre as aplicações que cabem a telemedicina estão as consultas e o monitoramento de saúde à distância, como as soluções implementadas no Reino Unido que contribuíram para a queda de número de internações entre os idosos.

A também está inserida nesse escopo, visto que devido aos serviços prestados a distância na emissão de laudos médicos é possível aumentar o acesso aos exames de imagem mesmo em regiões nas quais a distância restringia a plena execução desses serviços.

Qual o papel das soluções para radiologia?

As soluções na telemedicina são relevantes, pois elas contribuem para melhora dos diagnósticos e favorece para que eles sejam emitidos rapidamente.

O início mais rápido dos tratamentos eleva as chances de cura dos pacientes, estão relacionados com melhores prognósticos e maior qualidade de vida, além de reduzirem custos, por diminuir os processos necessários durante o tratamento.

Dessa forma, as soluções para radiologia quando associada aos serviços remotos promovem uma série de benefícios, como:

  • expansão do acesso aos serviços médicos especializados;
  • maior qualidade dos serviços de radiologia;
  • redução de custos de operação e execução dos serviços;
  • maior facilidade logística e gerencial para clínicas e hospitais;
  • mais qualidade no atendimento e prestação de serviço, impactando a percepção dos pacientes.

Para que os benefícios esperados com a adoção das soluções para radiologia sejam efetivos é importante contar com uma empresa de telerradiologia especializada.

Como a DiagRad tem contribuído com clínicas de saúde?

A DiagRad é uma empresa de telerradiologia localizada em São Paulo e que atende clínicas e hospitais de todo o Brasil. Entre as especialidades atendidas estão:

  • ressonância magnética (RM);
  • tomografia computadorizada (TC);
  • raios-x (RX) simples, contrastado e padrão OIT;
  • mamografia (MMG);
  • densitometria óssea (DMO);
  • medicina nuclear (MN).

A empresa preza pela agilidade na devolução de laudos médicos garantindo a qualidade do processo ao dispor apenas de médicos especializados, de forma que o profissional a atender cada demanda deverá ter experiência e conhecimentos específicos no tema.

 

A DiagRad atua com um software de telerradiologia reconhecido internacionalmente, além de certificado pela ANVISA, além de utilizar o PACS, que significa “Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens”, serviço seguro para armazenamento de imagens na nuvem.

Com a experiência e relevância dos serviços prestados, as soluções para radiologia da DiagRad contribuem com clínicas e hospitais, reduzindo custos, melhorando a qualidade e eficiência dos serviços médicos e facilitando a gestão de recursos e pessoas.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia