As soluções DiagRad para o Complexo Hospitalar Casa de Franca em São Paulo

Complexo hospitalar alcançou mais qualidade nos laudos e melhor gestão financeira. Saiba como!

O Complexo Hospitalar de Franca, localizado em São Paulo, inclui Santa Casa, Hospital do Câncer e Hospital do Coração e possui 121 anos, sendo uma referência da área da saúde na região.

Devido aos diversos serviços prestados, o Complexo Hospitalar atende 22 municípios no interior de São Paulo, sendo responsável pelo atendimento de mais de 700 mil pessoas.

Apesar da experiência e tradição do hospital, em 2014 ele passava por problemas na gestão hospitalar que reduziam a qualidade do atendimento prestado. Saiba a seguir como as soluções DiagRad contribuiram para esse caso!

Quais eram os desafios do Complexo Hospitalar Casa de Franca?

Em novembro de 2014, quando procurou auxílio da DiagRad, o Complexo Hospitalar Casa de Franca tinha desafios gerenciais que inviabilizam a eficiência principalmente na área de radiologia. A alta demanda somada a ausência de inovação eram fatores limitantes.

Dessa forma, os principais problemas apresentados pelos gestores do hospital à época eram referentes aos:

  • custos fixos na área de radiologia;
  • laudos entregues em até 30 dias depois da realização do exame;
  • exames laudados por médicos generalistas.

Esse cenário proporcionava três desafios ao hospital incluindo elevados custos de manutenção na área, falta de qualidade nos laudos emitidos e elevado tempo de espera, prejudicando o diagnóstico e início do tratamento, além de deixar os pacientes insatisfeitos com o atendimento médico.

Por sua vez, para superar esses problemas e alcançar melhores resultados na área da saúde, os gestores do Complexo Hospitalar estabeleceram três metas que almejavam cumprir com a ajuda de uma parceira especializada:

  • reduzir o tempo para a entrega dos laudos;
  • ampliar a carteira de clientes conveniados e particulares;
  • reduzir o custo fixo no setor.

O objetivo era que o hospital fosse capaz de atender a crescente demanda por serviços de radiologia em Franca. Para isso, no entanto, era preciso aumentar a eficiência, reduzir os custos e melhorar a qualidade geral do serviço, desde a realização do exame até a emissão e entrega do laudo.

médico radiologista olhando resultado de exame

Quais soluções foram propostas pela DiagRad?

Esse foi o cenário de desafios apresentado pelos gestores do Complexo Hospitalar para a equipe da DiagRad. A intenção era atingir as três metas estipuladas com a consciência que essa realização traria outros benefícios para o hospital, funcionários e pacientes.

Analisando os desafios enfrentados pelo hospital e os objetivos de atuação colocados, a DiagRad desenvolveu um plano personalizado que visava superar os principais problemas mapeados pelo Complexo. Dessa forma, a solução proposta pela empresa incluía:

  • remuneração por produtividade no setor de telerradiologia, com os custos variando de acordo com a demanda por laudos;
  • laudos de rotina entregues em 15 horas e laudos emergenciais entregues em até 1 hora;
  • melhor qualidade dos laudos, com emissão realizada por radiologistas especialistas, elevando a resolução dos casos e a qualidade do diagnóstico.

A partir da parceria estabelecida entre o Complexo Hospitalar e a DiagRad esse plano entrou em ação, substituindo um oneroso departamento interno de laudos de radiologia pelo envio, via internet, dos exames e emissão a distância dos laudos.

Quais os resultados obtidos com a telerradiologia?

Rapidamente, o Complexo Hospitalar já identificou melhorias que impactavam justamente os problemas iniciais levantados pela gestão. Apesar da rapidez na identificação das mudanças, os resultados de longo prazo surpreenderam os colaboradores. Entre os aspectos a serem destacados estão:

  • crescimento de 100% na realização de exames particulares e conveniados;
  • extinção de reclamações na ouvidoria devido atrasos nos laudos de exames;
  • redução de 90% nas solicitações de revisão dos laudos;
  • melhor resolutividade aos médicos solicitantes;
  • criação de novas parcerias no mercado devido a maior capacidade de atendimento;
  • otimização da equipe médica, com mais dedicação a outras áreas que demandavam atenção;
  • melhor gestão financeira, com custos variáveis conforme a demanda.

 

Saiba mais sobre Telerradiologia!

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

Verifica-se, portanto, que alguns resultados alcançados não faziam parte do leque de metas estabelecidas pelo Complexo Hospitalar como, por exemplo, a redução das reclamações na ouvidoria.

No entanto, ao propor uma solução que visava melhorar como um todo a área de radiologia do hospital, a DiagRad conseguiu entregar resultados para além daqueles esperados pelo plano original.

Isso se deve a melhor qualidade dos exames, processos e laudos emitidos na área de radiologia, ocasionando benefícios para os diferentes envolvidos, como médicos, equipe, colaboradores em geral e pacientes.

O impacto financeiro também é determinante, pois ele que viabiliza economicamente a solução oferecida e a chance do Complexo realizar investimentos em outras áreas sensíveis.

Como funcionam as soluções DiagRad de telerradiologia?

A DiagRad é uma empresa de telerradiologia localizada em São Paulo que faz a emissão de laudos a distância personalizando as soluções de acordo com as necessidades dos parceiros. Entre os exames contemplados estão:

  • ressonância magnética (RM);
  • tomografia computadorizada (TC);
  • raios-x (RX) simples;
  • contrastado e padrão OIT;
  • mamografia (MMG);
  • densitometria óssea (DMO);
  • medicina nuclear (MN).

A telerradiologia da DiagRad garante entrega de laudos emergenciais em até 30 minutos, redução de custos devido a remuneração ser de acordo com a demanda e especialização dos radiologistas contratados, garantindo maior qualidade dos laudos emitidos.

A telerradiologia é uma opção segura e autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pois utiliza processos confiáveis para sigilo das informações do paciente, além de um software específico para realizar o recebimento e envio de documentos e exames.

Quer alcançar resultados tão significativos como o Complexo Hospitalar Casa de Franca? Entre em contato conosco!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos