Problemas de gestão hospitalar e como resolver isso com a Telerradiologia

Entenda quais são os desafios enfrentados na gestão de hospitais e como a telerradiologia pode ser fundamental para resolver boa parte deles

A gestão de hospitais é um dos maiores desafios que os administradores enfrentam hoje. De um lado, proprietários e acionistas precisam estar atentos a todas as vertentes de trabalho, visando aumentar a produtividade dos seus colaboradores e, consequentemente, aumentar a lucratividade do negócio. De outro, é preciso manter o foco na saúde do paciente, provendo um atendimento diferenciado e de qualidade.

A equação não é das mais simples, mas com planejamento e organização é possível tirar de letra os principais problemas de gestão hospitalar enfrentados na atualidade. Uma das medidas que você pode utilizar para resolver os seus problemas é adotando os recursos de telerradiologia. Essa é uma solução que pode desonerar a sua empresa de diversas formas e, ainda, proporcionar um atendimento mais ágil para os seus clientes.

Telerradiologia: como isso funciona?

 

A telerradiologia não é uma novidade. Desde a década de 90 essa tendência vem ganhando corpo, a ponto de hoje, nos Estados Unidos, mais da metade das clínicas e hospitais adotarem esse tipo de tecnologia. No Brasil, a situação ainda está caminhando a passos mais lentos, mas ainda assim ano após ano as empresas do setor têm registrado bons números de crescimento.

Trata-se de uma modalidade que permite que os hospitais e clínicas realizem os exames em suas dependências e, posteriormente, os enviem via internet para uma central, que armazena todas essas informações na nuvem. Do outro lado da linha, uma empresa especializada em laudos técnicos elabora com cuidado os resultados dos exames, seguindo as diretrizes sugeridas pelo médico que os solicitou.

Veja também o que é e como funciona a telerradiologia no Brasil

Mais agilidade na entrega de resultados

Quando você conta com uma empresa especializada em elaborar os laudos técnicos dos seus exames, o resultado é mais agilidade no processo. Além disso, na data programada, as informações chegam à sua clínica, em relatório personalizado, como se todo o processo tivesse sido feito internamente. Não há motivos para atrasos ou para depender da agilidade dos seus próprios colaboradores.

Aliás, seus colaboradores vão agradecer a iniciativa, pois isso invariavelmente vai deixá-los mais livres para desempenhar outras atividades, funções essas que certamente são mais próximas do núcleo principal do seu negócio. Ao invés de ter um funcionário à disposição somente para elaboração de laudos – função que em certos hospitais não possui tanta demanda assim – você consegue realocar pessoal administrativo para acompanhar os trabalhos.

Maior sinergia entre o médico e o profissional de radiologia

 

Outra grande vantagem, e que poderá ser percebida de imediato em termos de qualidade, é o aumento de sinergia entre o médico que solicitou os exames e o profissional de radiologia que ficará responsável por preparar os laudos. Por se tratar de um trabalho terceirizado, há toda uma metodologia a ser seguida de forma que as necessidades do hospital sejam atendidas.

No caso do médico, ele poderá fazer as indicações que julgar pertinentes e caberá ao profissional a missão de orientar o resultado dos exames buscando o ponto-chave indicado pelo médico. Essa característica faz com que aumente a assertividade dos exames, evitando que alguns deles precisem ser refeitos por conta de falhas na hora de indicar as áreas mais sensíveis.

Você pode ampliar a oferta de exames

Esse é um benefício que pode ser percebido de imediato na gestão hospitalar. A possibilidade de terceirizar a produção dos laudos dos exames permite que a clínica ou o hospital foquem na parte em que eles realmente fazem a diferença: o atendimento aos pacientes e a realização de exames. Com isso, surge a oportunidade de ampliar o escopo, oferecendo mais exames para os clientes.

A grande vantagem é que independente do exame escolhido ou mesmo da complexidade dele, o hospital tem a garantia de que vai poder entregar os resultados na data combinada. Ou seja, isso acaba se tornando algo bom para todas as partes envolvidas: o paciente, que pode realizar mais de um exame no mesmo lugar, e o hospital, que não precisa se preocupar com prazos e datas de entrega a partir do momento que envia os exames para elaboração dos laudos.

Seu maior investimento será em uma conexão de boa qualidade

 

Por fim, outro problema que a telerradiologia online resolve na gestão hospitalar é a questão de logística. Em geral, muitas clínicas e hospitais costumam enviar via motoboy os exames para outras localidades, de forma que os laudos sejam preparados. Isso implica em mais custos, pois há toda uma logística para que os exames possam ser enviados juntos, numa determinada hora do dia.

A telerradiologia dispensa tudo isso. Tudo o que você vai precisar é de uma boa conexão com a internet para que possa enviar online, a qualquer momento, os exames para a base central. Isso certamente vai aliviar seus colaboradores e até mesmo dispensar a necessidade de alguns. Tudo passa a ser monitorado online, em tempo real, e você tem acesso ao status dos processos a qualquer momento que o seu paciente solicite.


Simplicidade é a tendência

A gestão hospitalar é um dos ramos que mais demanda atenção na atualidade, uma vez que muitos profissionais da medicina não são formados em áreas administrativas. Dessa forma, buscar soluções que desonerem a folha de pagamento e tornem o trabalho mais ágil são fundamentais. No final das contas, todo mundo sai ganhando. Afinal, quem não quer mais qualidade e agilidade e, ainda por cima, economia com uma única solução?

Saiba como a DiagRad pode te beneficiar com a telerradiologia e laudos a distância 24h por dia.

Faça parte dessa inovação em Telerradiologia!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia