Sua clínica já usufrui de serviços médicos remotos? Não perca tempo!

Agilidade, qualidade e redução de custos estão entre os principais benefícios da telerradiologia nos serviços de saúde.

A área da saúde está constantemente em mudança com o objetivo de oferecer atendimentos e tratamentos mais completos e eficientes aos pacientes e ao mesmo tempo melhorar a gestão na área. Para ambas as demandas, os serviços médicos remotos tornam-se uma referência.

Existem diferentes tipos de serviços, desde aqueles voltados ao aprimoramento profissional até a emissão de laudos a distância, chamada de telerradiologia.

A clínica que opta por esses serviços pode alcançar diferentes benefícios, desde em relação à qualificação da equipe, redução de custos, melhora logística, entre outros. Conheça mais sobre essa especialidade a seguir.

O que é a telerradiologia?

A telerradiologia faz parte do leque de serviços médicos remotos que podem ser implementados pelas clínicas com o objetivo de melhorar o funcionamento da área de exames de imagem.

Essa especialidade consiste na emissão de laudos médicos a distância no caso de exames de imagem, como raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada, medicina nuclear e outros.

O processo tem início com a solicitação do médico para a realização do exame de acordo com o quadro clínico do paciente. A execução do exame é feita na própria clínica por um radiologista apto a conduzir o procedimento.

Após a realização do exame é que a empresa de telerradiologia é acionada. As imagens do exame, juntamente com informações complementares do paciente, são encaminhadas pela internet utilizando um software específico.

Depois de enviadas, as informações e imagens ficam disponíveis para a equipe de especialistas da empresa de telerradiologia. Um profissional com conhecimento tanto no tipo de exame quanto na região, por exemplo, ressonância magnética do crânio, fica como responsável pela demanda.

A experiência no procedimento é fundamental para que o laudo seja mais completo e os detalhes sejam considerados na análise. Depois de emitido, o laudo médico é disponibilizado por meio do mesmo software para a clínica solicitante.

Um dos diferenciais do modelo é que o laudo pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphone, tablet ou computadores, de forma que o médico solicitante tem maior facilidade para verificar o resultado.

Por serem inseridos na nuvem, tanto a imagem dos exames quanto o laudo, continuam disponíveis, de forma a facilitar o acesso dos profissionais envolvidos no tratamento e mesmo o monitoramento da evolução do quadro.

A telerradiologia é uma das subespecialidades da telessaúde, entretanto, outros serviços médicos remotos também podem ser implementados na clínica, como teleconferências, monitoramento de pacientes, consultas conjuntas, entre outros.

 

 

Saiba mais sobre Telerradiologia

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

Quais os benefícios dos serviços médicos remotos?

A implementação de soluções de telessaúde e mais especificamente de telerradiologia em clínicas apresenta uma série de vantagens para gestores, colaboradores e pacientes. Conheça as principais delas a seguir!

Redução de custos

A manutenção de um setor interno de radiologia apresenta um custo bastante elevado. Deve-se considerar, por exemplo, equipamentos, espaço com temperatura controlada, profissionais especializados, atualização de softwares, manutenção, entre outros.

Ao optar pela telerradiologia, toda a estrutura demanda na área de laudo de exames deixa de ser necessária internamente. Isso faz com que apenas com o equipamento de exame e um radiologista responsável pela execução do procedimento sejam suficientes.

A estrutura para laudos juntamente com os profissionais especializados ficam sob responsabilidade da parceira. Não há uma mensalidade para contratação do serviço, sendo que o pagamento é realizado por exame laudado.

Qualidade dos exames

Outro aspecto importante da telerradiologia é a qualidade dos laudos emitidos, contribuindo para melhores diagnósticos. Isso é possível devido ao cuidado com a experiência e especialidade do profissional responsável por cada exame.

Dessa forma, um exame neurológico, por exemplo, será analisado por um neurologista, o que garante maior atenção aos detalhes e maior conhecimento sobre a área de atuação.

Disponibilidade de serviços

Nem sempre uma clínica consegue oferecer exames variados principalmente pela incapacidade de manter uma equipe para emitir laudos internamente, inviabilizando um melhor suporte aos pacientes e agilidade nos diagnósticos e tratamentos.

Com os serviços médicos remotos mesmo clínicas de menor porte conseguem disponibilizar uma grande variedade de exames de imagem, incluindo os mais complexos, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Outro aspecto a ser considerado é que em algumas regiões mais afastadas é difícil encontrar profissionais qualificados devido à baixa demanda local. Assim, clínicas que estejam nessas localidades podem beneficiar-se da telerradiologia contado com o trabalho em conjunto com médicos altamente especializados que residem nos grandes centros.

Veja também – 5 desafios em clínicas médicas que a telerradiologia te ajuda a vencer!

Agilidade no atendimento

Algumas empresas de telerradiologia realizam a emissão de laudos emergenciais em até 30 minutos, enquanto demandas cotidianas são atendidas em até 24 horas.

Esse fator faz com que a clínica tenha condições de prestar serviços mais ágeis, impactando a velocidade do diagnóstico do paciente e início do tratamento, aspectos que influenciam as chances de sucesso.

A solução também permite resolver casos mais urgentes que seriam inviáveis sem agilidade no resultados dos exames, como é o caso de AVC, aneurismas e edemas, por exemplo.

 

Satisfação do paciente

A facilidade logística e a agilidade no retorno do laudo médico fazem com que a telerradiologia também seja responsável por uma maior satisfação dos pacientes que veem eficiência e qualidade no atendimento recebido.

A maior satisfação do paciente influencia tanto aspectos como a ansiedade e estresse causados pela patologia, quanto às chances de buscar a clínica para um tratamento futuro, visto que o atendimento de qualidade na área da saúde é um diferencial importante para a fidelização.

Os serviços médicos remotos surgiram para facilitar, agilizar e difundir o acesso aos recursos de saúde, tanto no atendimento, quanto diagnóstico e tratamento. Atualmente, devido à tecnologia, eles já podem ser usufruídos por clínicas de todas as regiões.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia