O que é medicina interna? Como ela pode ser laudada a distância?

Especialidade está na dianteira dos diagnósticos e conta com tecnologia e com telerradiologia para aumentar a eficiência.

Na área médica uma das primeiras perguntas realizadas aos profissionais refere-se ao foco de atuação dele, no entanto, também é possível formar-se em uma especialidade generalista. Ficou em dúvida? Então saiba o que é medicina interna.

Além de abordar a medicina interna, esse conteúdo explica como essa especialidade pode ser beneficiada por meio dos laudos da distância da DiagRad. Saiba mais a seguir.

O que é medicina interna?

Inicialmente é preciso entender o que é medicina interna. Essa especialidade refere-se à área dedicada à prevenção, diagnóstico e orientação da terapêutica não cirúrgica, seja de órgãos ou sistemas, incluindo o atendimento a adolescentes, adultos e idosos.

A medicina interna também pode ser chamada de clínica médica e o profissional especialista é o médico internista. Ele é responsável pelo atendimento imediato ao paciente, atendendo em ambiente hospitalar.

Por exemplo, quando um paciente chega ao pronto-socorro ou hospital com queixas variadas, sem que a condição seja atribuída a um órgão ou sistema específico ele deve ser atendido pelo internista.

O objetivo é realizar um diagnóstico a partir de uma avaliação mais geral e completa do quadro enquanto o paciente permanecer internado, inclusive encaminhando para profissionais de outras especialidades caso seja necessário.

 

Médicos recém-formados devem fazer a residência em clínica médica antes de optar por uma especialidade. Dessa forma, a medicina interna antecipa-se a áreas como cardiologia, reumatologia, oncologia, alergologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, nefrologia e pneumologia.

Para entender o que é medicina interna deve-se compreender que essa especialidade não engloba apenas doenças de baixa complexidade, encaminhando os pacientes para médicos especialistas.

O objetivo é justamente uma atenção mais completa ao paciente, desde as questões básicas até o monitoramento do quadro durante todo o período de internação.

Portanto, para que o médico internista consiga fazer um diagnóstico correto da condição é essencial que ele faça a solicitação de exames que permitam verificar diversos aspectos do quadro de saúde do paciente.

Quais as vantagens de usar laudos a distância nessa especialidade?

Devido consistir em uma avaliação inicial do paciente, a qualidade do atendimento na medicina interna depende dos exames disponibilizados na clínica ou hospital. Essa especialidade abrange o tórax, abdome e pelve para análise dos órgãos e sistemas, além das angiografias por TC ou RM.

Dessa forma, o médico internista responsável pelo atendimento pode depender de diversos exames para realizar um diagnóstico de maior qualidade e que viabilize um tratamento adequado ao paciente. Entre eles destacam-se:

  • exames de ultrassonografia;
  • tomografia computadorizada;
  • ressonância magnética.

Enquanto a disponibilidade desses exames é essencial para a medicina interna, muitos hospitais têm dificuldades para dispor de uma equipe completa no setor de radiologia, prejudicando a realização de exames como a TC, RM ou mesmo o exame de raio-x.

Os serviços de laudos a distância visa atender justamente essa demanda da medicina interna. O exame é realizado no próprio hospital por um técnico em radiologia, mas o laudo é emitido por uma parceira especializada que pode estar localizada a milhares de quilômetros.

Utilizando um software específico em um aparelho conectado à internet os exames de imagem em alta resolução são enviados para a parceira. Nesse local, um especialista em medicina interna avalia o exame juntamente com as informações complementares do paciente e emite o laudo.

O resultado é enviado pela internet e pode ser acessado por meio de computador, tablet ou smartphone, facilitando o acesso do médico internista. Qualquer exame da área de radiologia pode ser beneficiado pelo sistema de telerradiologia, como TC, RM, mamografia, raio-x, densitometria óssea e outros.

Como a DiagRad auxilia na área de medicina interna?

A DiagRad é uma empresa especializada em telerradiologia localizada em São Paulo. Devido atuar especificamente nessa área, ela concentra profissionais especializados e experientes, o que garante que os exames de cada área sejam analisados por médicos e radiologistas preparados.

Essa especialização na área de exames de medicina interna melhora a qualidade dos laudos emitidos, pois os profissionais têm experiência nesse tipo de solicitação, vendo fatores que poderiam passar despercebidos por generalistas.

Outro diferencial da DiagRad na emissão de laudos para medicina interna refere-se ao tempo de entrega das solicitações. Exames urgentes são laudados e devolvidos em até 30 minutos, enquanto demandas de rotina têm retorno em até 24 horas.

 

Saiba mais sobre Telerradiologia!

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

Uma vez que na medicina interna o paciente está aguardando a realização dos exames para diagnosticar a condição e iniciar um tratamento ou ser encaminhado para um médico especialista, essa agilidade é determinante nas chances de sucesso do atendimento médico e satisfação com o processo.

A rapidez do retorno do laudo e a possibilidade de acesso em diferentes dispositivos com conexão à internet faz com que o médico internista possa encaminhar rapidamente a questão, não retardando o início do tratamento ou mesmo a realização de exames complementares.

A medicina interna é uma importante área, pois atende todos os casos antes que eles sejam repassados aos especialistas ou mesmo conduz todo o tratamento. No entanto, para que ela seja bem sucedida é essencial que haja rapidez e qualidade nos exames de imagem solicitados.

Atualmente, os exames de imagem como a tomografia e ressonância magnética estão entre os principais recursos à disposição dos médicos para diagnosticar patologias e também monitorar o avanço do quadro de saúde do paciente.

Além de explicar o que é medicina interna esse conteúdo apresentou como a telerradiologia tem contribuído para essa especialidade e como a DiagRad apresenta diferenciais que visam aumentar a qualidade dos serviços médicos prestados nessa área.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia