Empreender na área da saúde: descubra os benefícios

Empreendedorismo na saúde permite ampliar o acesso aos serviços e atende uma demanda crescente da população.

Visão de cima de um médico mexendo no computador

O empreendedorismo na saúde cresce cada vez mais acompanhado de uma tendência de  inovação que se apresenta em todos os segmentos. Na área médica destacam-se iniciativas com objetivo de tornar o acesso à saúde mais amplo e qualificado.

Assim como em outras áreas, há uma tendência por empreender. O termo refere-se a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios, além de estar associado à inovação tanto em novos negócios como também em empresas já existentes.

Portanto, o empreendedorismo na saúde pode representar tanto a criação de uma nova solução como também a condução de projetos em negócios já existentes. A seguir, conheça os benefícios de empreender nessa área.

Quais os benefícios de empreender na área da saúde?

Atualmente, as pessoas estão mais conscientes que o sucesso também depende da saúde, de forma que ela não deve ser deixada à sorte. Pelo contrário, as pessoas têm investido em melhores hábitos de vida, alimentação e prática desportiva.

Nesse cenário, há um grande potencial de empreendimento na saúde, pois é um aspecto básico da vida, de maneira que todas as pessoas, em algum momento, acessarão os serviços de saúde.

O grande potencial da área faz com que haja diversos benefícios associados ao investimento em projetos e negócios nessa área. Conheça os principais a seguir!

Alta demanda

Os cuidados com saúde tendem a aumentar conforme a população envelhece, de forma que a expectativa é que esse segmento continue a crescer, fazendo com que investimentos na área sejam recompensados para o empreendedor.

De fato, há uma crescente demanda conforme há um aumento da população e o Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta incapacidade de atender toda a demanda. Dessa forma, o setor privado também possui uma elevação do público.

Inovação tecnológica

A tecnologia tem propiciado mudanças significativas em diferentes segmentos e não seria diferente na saúde. Por meio dela, novos potenciais de empreendedorismo na saúde tem surgido, utilizando as novas tecnologias para melhorar a qualidade dos serviços ou mesmo difundi-los.

Com a tecnologia, os custos dos serviços em saúde tendem a ficar menores, pois os novos recursos proporcionam mais escalabilidade aos serviços. Portanto, a expectativa é que quem unir saúde e tecnologia nos próximos anos ganhe destaque e saia à frente dos concorrentes.

Gasto privado

Chamado de “transição financeira em saúde”, o fenômeno trata-se do potencial aumento dos gastos em saúde decorrente do envelhecimento da população e enriquecimento das nações, elevando tanto os gastos públicos quanto privados.

Assim, a expectativa é que haja um aumento dos gastos no setor, com a população entendendo a necessidade de gastar mais para preservar a saúde.

Ampliação do acesso

Outro benefício do empreendedorismo na saúde é que as inovações na área tendem a ampliar o acesso aos serviços, contribuindo para a universalização, pois diversas iniciativas são desenvolvidas nesse sentido.

Além disso, conforme haja uma ampliação do acesso, por consequência ocorre também o aumento da demanda na área e gastos direcionados ao setor, pois públicos antes excluídos são inseridos.

Quais as áreas para empreendedorismo na saúde?

Medico aferindo pressão de paciente

Existem diversas formas de inovação na área da saúde, seja por meio da criação de novos serviços como também pelo aprimoramento de recursos já consolidados. A seguir conheça ideias de empreendedorismo na saúde.

Clínicas médicas

Ainda que sejam negócios tradicionais, as clínicas médicas estão na dianteira do uso da tecnologia na área da saúde, fazendo com que a inovação e empreendedorismo sejam reais.

As clínicas médicas têm desenvolvido soluções operacionais e de gestão para tornar os atendimentos e serviços médicos mais eficientes e práticos, como usando softwares para agendamento, prontuários online, integração com farmácias, telerradiologia em clínicas, entre outras tecnologias.

Tecnologia

A tecnologia em si também é uma área com potencial de empreendedorismo na saúde, como com a criação de soluções digitais para favorecer a prestação de serviços médicos.

Um exemplo são os aparelhos digitais de exames de imagem, como o raio-x digital, que faz com que o exame seja enviado via internet, não exigindo a impressão da chapa.

As novas tecnologias também são desenvolvidas no sentido de auxiliar o monitoramento de paciente por meio de gadgets e inteligência artificial para viabilizar o diagnóstico precoce de diferentes patologias.

Especialização de serviços

Os recursos médicos e tecnológicos têm sido usados em prol de uma maior especialização dos serviços médicos, aumentando a eficiência e qualidade dos processos. Por exemplo, no caso da telerradiologia.

A solução permite que clínicas e hospitais possam ter uma equipe de especialistas para dar laudos à distância de  exames 24 horas por dia, disponibilidade que seria inviável internamente. Dessa forma, há uma especialização dos serviços, com empresas parceiras focadas em cada etapa do atendimento médico.

Gestão

O empreendedorismo também está presente na área de gestão em saúde. A tecnologia tem viabilizado, por exemplo, o controle automatizado de insumos, evitando desperdícios que são onerosos na área médica.

As transformações na gestão também estão relacionadas ao relacionamento com o paciente e soluções para facilitar o acesso às informações.

Portanto, existem diversos potenciais no empreendedorismo na saúde sendo essencial que os profissionais da área estejam dispostos a promover novos projetos que permitam os benefícios esperados, entre eles a melhora dos serviços em saúde, ampliação do acesso e especialização dos processos.

A Diagrad oferece os melhores produtos e serviços, para te ajudar a economizar na sua clínica ou hospital, com a ajuda da telemedicina!

 

Saiba mais sobre Telerradiologia!

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos