Check-up de exames: Por que você precisa fazer com frequência

Cuide da sua saúde fazendo os exames preventivos necessários periodicamente

Há vários fatores que você deve levar em consideração se quiser manter hábitos de vida saudáveis. Alimentação adequada, prática de exercícios físicos e boas noites de sono são apenas alguns deles. Porém, à medida que a idade vai passando nosso corpo fica propenso a acumular os mais diversos problemas e o melhor remédio para evitar que eles se agravem é a prevenção.

Para quem já passou dos 35 anos, é extremamente recomendado ir ao médico para fazer um check-up geral pelo menos uma vez por ano. Essa bateria de exames é fundamental para que você possa verificar se está tudo certo com o seu organismo. Além disso, caso exista algum problema, ele poderá ser diagnosticado logo no início, aumentando as chances de que tratamento seja mais rápido e eficaz.

 

Por que fazer exames de rotina?

Prevenção é a palavra-chave para entender a necessidade de se fazer exames de rotina com frequência. Como já mencionamos, depois dos 35 anos é recomendável que você procure um médico ao menos uma vez por ano para fazer todos os exames que forem necessários. O que acontece, infelizmente, é que muitas pessoas procuram auxílio apenas quando estão doentes ou suspeitam de alguma coisa.

Não deveria ser assim. O hábito de ir ao médico deve estar presente na rotina de todos, independentemente de ser manifestado algum tipo de enfermidade. A prevenção, como já é sabido, é o melhor caminho para evitar que um quadro que pode ser tratado com rapidez se diagnosticado no início se agrave. Assim, você evita surpresas desagradáveis no futuro.

 

Quais são os exames mais importantes?

Essa pergunta tem várias respostas e tudo vai depender do seu perfil de vida. Algumas pessoas, que podem estar associadas a certos grupos de risco, o que implica que elas terão que fazer mais exames do que outras. Porém, em linhas gerais, há alguns itens da sua saúde que devem ser checados anualmente, independentemente de você ser uma pessoa com hábitos saudáveis ou não.

O primeiro passo é o coração. Um ecocardiograma ou uma ultrassonografia podem ser úteis para diagnosticar miocardiopatias, valvulopatias, enfartes, endocardite, cardiopatia hipertensiva e dissecação da aorta. Os testes de estresse também são igualmente importantes para mensurar a sua resistência física e também identificar se há algum problema muscular.

Outros exames que devem estar na sua lista são aqueles que avaliam a sua pressão e o seu sangue (testes de glicemia, hemogramas e índice de colesterol). Por fim, casos mais específicos podem requerer que você recorra aos exames de Raio-X. Eles podem apontar anomalias em órgãos internos ou em sua estrutura óssea

Como as empresas de telerradiologia ajudam nessa tarefa

Uma das principais vantagens de se recorrer a clínicas e hospitais que utilizam os serviços de telerradiologia é agilidade que o paciente ganha na hora de realizar os seus exames. Enquanto e muitas localidades pode demorar até mesmo algumas semanas para que os laudos fiquem prontos, os estabelecimentos que recorrem à telerradiologia conseguem entregar os resultados para os seus pacientes em até 24 horas.

Durante um período de check-ups, a agilidade no acesso aos laudos é fundamental. Em casos como esses, estamos falando de consultas médicas que geram em média pelo menos cinco exames. Quanto mais o paciente demora para conseguir agendar cada um deles e ter acesso aos resultados, maiores são as chances de que ele se disperse e desista da consulta de retorno.

É comum encontrarmos pacientes que entre a primeira consulta e a consulta de retorno tenham que esperar até dois meses para que todos os resultados fiquem prontos. Esse fator é uma fonte de desestímulo, uma vez que muitos julgam não ser necessário dar continuidade ao check-up caso em um primeiro momento pareça que está tudo bem.

 

Medicina preventiva é o melhor caminho

Quando falamos em prevenção, o alerta maior é para os homens do que para as mulheres. De acordo com uma pesquisa de 2014 realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a probabilidade de os homens irem ao médico durante um período de dois anos é 50% menor que a das mulheres.

Isso acontece porque os homens parecem não ter problemas em admitir que chegam a ficar até cinco anos sem sequer aparecer em uma consulta. Esse comportamento mais arriscado resulta em números ruins para os representantes do sexo masculino. Os homens tendem a morrer mais jovens do que as mulheres, além de ter mais chances de fumar e beber em excesso.

Tendo esses números em mente você pode imaginar que o número de doenças seria reduzido se houvesse diagnóstico precoce e tratamento no momento adequado. Infelizmente, quando os homens resolvem fazer um check-up completo pode ser tarde demais. Por isso, é mais do que fundamental reforçar a importância de colocar esse tópico na sua agenda.

 

Os benefícios da telerradiologia estão aí para serem utilizados

Pare o que você está fazendo. Relembre qual foi a última vez que você foi ao médico ou a última vez que você fez um check-up completo da sua saúde. Se já fizer mais do que um ano, então está na hora de voltar ao médico o quanto antes para cuidar da sua saúde. No que diz respeito aos exames, pode ficar tranquilo: clínicas e hospitais que estão integrados com empresas de telerradiologia podem facilitar a sua vida, agilizando os resultados para que o diagnóstico do seu check-up esteja em suas mãos o mais rápido possível.

Tags:

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia