Veja as tendências tecnológicas para a área da saúde em 2018!

Com os avanços tecnológicos da telerradiologia, a área da saúde, clínicas médicas, pacientes e centros de diagnósticos só têm a ganhar

A tecnologia avançada na área da saúde contribui em diversas facilidades, como tratamentos mais precisos e menos invasivos, diagnósticos precoces, atendimento mais focado no bem-estar do paciente, entre outras.

Confira aqui quais as tendências tecnológicas para a área da saúde em 2018.

Avanço tecnológico em 2018 na área da saúde

Para melhorar o atendimento e os cuidados em saúde, de forma a garantir resultados mais positivos aos gestores das instituições, é preciso investir em inovações no setor, focando no atendimento mais humanizado.

Em 2018, as principais tendências na área da saúde estão ligadas ao avanço tecnológico e incluem:

1- Gestão de clínicas

Investir na gestão de clínicas traz ferramentas úteis e que contribuem ricamente com a apuração dos dados clínicos dos pacientes. Para isso, é preciso usar softwares específicos para se obter uma avaliação do estado de saúde do paciente, integrando-o aos exames laboratoriais.

Entre as vantagens está o acesso fácil ao registro do histórico clínico do paciente e de forma mais organizada. Fora que, através da gestão de clínicas, a informatização permite maior controle do fluxo financeiro, bem como também a produtividade das atividades. Veja também sobre o faturamento hospitalar e deixe sua clínica com o caixa positivo.

2- Cloud computing em radiologia

Cloud computing não é uma tendência, já que a população utiliza o salvamento em “nuvem” há tempos. Porém, está na lista dos avanços tecnológicos na área da saúde em 2018, já que será aplicado em radiologia também.

Ele é um excelente recurso, pois oferece integração de dados, segurança e velocidade, além de outros. Para os exames radiológicos, as vantagens são:

  • Maior facilidade de armazenamento, mantendo os dados de forma segura;
  • Maior precisão para os diagnósticos, bem como o oferecimento de benefícios de gestão e administrativos do setor;
  • Acesso aos dados e laudos de forma remota.

 

3- Alternativas “On Demand”

Há alguns anos, os pacientes só podiam contar com duas alternativas para atendimento médico, sendo o SUS e os planos de saúde. Nos últimos anos tem surgido uma nova opção no mercado: as clínicas populares.

Esse é um tipo de serviço que oferece aos pacientes que não possuem plano de saúde, uma opção de realizar consultas e procedimentos por um preço mais acessível.

Para 2018 a meta é incorporar ainda outros serviços, visando sempre abranger o melhor acesso à saúde e todos os procedimentos que vão além dos básicos, de forma a estar o mais próximo dos ofertados pelos melhores planos de saúde.

O intuito é buscar incluir cada vez mais as tendências tecnológicas da área da saúde, ou seja, as pessoas vão poder usufruir um serviço mais em conta, porém, com a tecnologia a seu favor.

 

4- Medicina diagnóstica

Uma das áreas que mais se beneficiou com os avanços tecnológicos é o diagnóstico de doenças. A previsão é de muitas tendências para esse ano, como a utilização de técnicas menos invasivas e de maior sensibilidade para o diagnóstico precoce do câncer e outras doenças consideradas graves.

Com os equipamentos de tecnologia avançada, pode-se realizar, com maior precisão, exames de marcadores genéticos que traça a resposta do paciente à terapia mais indicada.  

Isso é possível devido ao uso de equipamentos clínicos sofisticados, marcadores bioquímicos sensíveis e também por meio de profissionais com experiências na operação de circuitos robóticos.

Ainda, com o auxílio da telerradiologia para medicina diagnóstica, é possível enviar laudos a distância para diagnósticos mais rápidos das clínicas e hospitais, além de auxiliar na redução de custos.

 

Saiba mais sobre a telerradiologia

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A Telelaudo | DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

5- Ampliação no atendimento médico

Os avanços tecnológicos vão melhorar o relacionamento com o paciente e isso por meio da telemedicina. Inclusive, saiba sobre a telemedicina no Brasil e a saúde pública no país. Essa é uma estratégia que visa aproximar cidades que estão geograficamente distantes, com o uso de dispositivos online, tendo como grande progresso, as teleconsultas.

Dessa forma, especialistas clínicos que estão situados nas regiões mais desenvolvidas, vão poder oferecer atendimentos e condutas específicas para seus colegas que estão em contato com pacientes de áreas mais precárias.

Com o avanço tecnológico, o atendimento será mais aperfeiçoado, os serviços mais ampliados e os fluxos de trabalhos mais facilitados, de forma a modernizar o atendimento ao paciente, sempre.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia