8 Passos Que Todo Líder Deve Tomar – Pt. 2

Atualmente, vivemos dentro de uma sociedade em transformação, e a figura de um líder tem tomado um papel de extrema importância nessa conjuntura. Esse fato atinge diretamente o modo de vida daqueles que se propõe a serem exemplos de liderança.

Pensando nisso, criamos uma lista com as 8 características essenciais presentes em grandes personalidades que exerceram papeis de liderança. Essa lista foi dividida em duas partes e você pode ler a Primeira Parte AQUI.

Se você lidera sua própria clínica, é um técnico responsável, ou um Diretor e até mesmo um CEO, ou possui algum cargo de grande responsabilidade e deseja saber como se tornar um líder respeitado e influente, preste atenção na primeira parte desta lista e logo após confira abaixo a parte final dela e descubra quais são as características que todo grande líder tem em sua personalidade e comportamento:

Construa Sua Própria Marca

Você compreende qual é o peso do seu nome? Entender a importância desse fator é essencial para a construção de um projeto bem-sucedido. O seu nome deve ter peso e influência, mas para que isso aconteça é preciso que você crie uma marca pessoal.

Grandes líderes são conhecidos por suas equipes e também por suas posições individuais. E isso ocorre porque eles despenderam tempo e trabalho para construir uma marca de si mesmos e não somente de suas empresas.

Tenha Amizades Poderosas

Ter uma rede de contatos influentes é um dos principais passos para qualquer pessoa que busca se destacar. Obviamente, esses contatos são úteis a partir do momento em que você está preparado para as oportunidades que eles podem lhe proporcionar.

Uma vez que isso ocorra, um networking bem feito pode abrir grandes portas. Porém, lembre-se que importante nutrir amizades verdadeiras, pois elas trarão muito mais do que oportunidades. Caso você somente se aproxime das pessoas para se beneficiar, elas irão perceber e logo você não terá mais espaço entre elas.

Além de buscar oportunidades, busque contribuir para com aqueles que te ajudam. Isso fará ainda mais diferença e fortalecerá sua rede de contatos.

Tenha Estratégica

Ter uma estratégia de ação é outra característica basilar de um bom líder. E isso ocorre quando você se tornar ciente do tamanho da sua influência e da importância das suas ações perante a sua equipe.

Lembre-se que todo que você faz possui um significado e cada ação deve ser tomada de maneira consciente. Busque sempre pensar além do momento em que você está e imagine como que os seus gestos serão interpretados por aqueles a sua volta.

Seja Generoso

Saber reconhecer e recompensar sua equipe pelo trabalho bem feito é uma característica essencial. Porém, compreender que isso também vale para si mesmo é tão importante quanto. Por isso, evite ser grosseiro, rude e arrogante. Busque entender os motivos que levaram as pessoas a agirem de determinada maneira e, quando for o caso, as recompense de maneira estratégica e intencional.

Lembre-se também de conhecer as suas próprias limitações e as da sua equipe. Isso evitará que você entregue alguma responsabilidade nas mãos de alguém que ainda não está preparado para ela.

 

Você acredita que existe alguma característica que não mencionamos? Nós ficaríamos muito felizes se você compartilhasse sua opinião nos comentários!

 

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos