Telerradiologia em clínicas: a solução para os seus problemas!

Saiba quais benefícios a telerradiologia proporciona que melhoram o funcionamento da clínica.

Atualmente, as instituições de saúde estão buscando alternativas tecnológicas para melhorar a capacidade de atendimento aos pacientes e também a qualidade dos processos da área médica, sendo a telerradiologia em clínicas um destaque desse novo cenário.

O uso da tecnologia aplicado à saúde deixou de ser uma área restrita e com recursos que não chegavam às clínicas e hospitais populares, sendo que atualmente instituições de diferentes tamanhos já são capazes de adotar soluções mais modernas.

Conheça a seguir o papel da telerradiologia nesse contexto e quais vantagens essa solução possui.

Quais os benefícios da telerradiologia em clínicas?

Inicialmente é preciso entender do que se trata a telerradiologia em clínicas. Essa subespecialidade da telemedicina consiste no uso de equipamentos tecnológicos e softwares específicos para facilitar a emissão de laudos médicos a distância.

Com o recurso, uma clínica que não conta com profissionais de radiologia, por exemplo, pode oferecer exames de imagem variados, como raio-x, mamografia, ressonância magnética, tomografia e outros, realizando o exames nas próprias instalações e terceirizando a emissão do laudo.

Esse processo proporciona diversas vantagens às instituições de saúde. Veja a seguir alguns benefícios da telerradiologia em clínicas e hospitais e como essa solução ajuda a aumentar a capacidade de atendimento.

Agilidade na entrega de laudos

A primeira vantagem da telerradiologia que permite aumentar o número de pacientes atendidos é a maior agilidade na entrega dos laudos dos exames de imagem.

Após a realização do exame, o técnico envia as imagens, por internet utilizando um software seguro, para a empresa terceirizada que conta com radiologistas especialistas, incluindo em plantões.

O tempo médio para a entrega do laudo emitido pode ser de até uma hora para casos emergenciais e entre 24 horas e 72 horas para casos regulares. Dessa forma, a clínica ganha agilidade a entrega dos laudos e pode atender mais pacientes.

 

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Ampliação do número de exames

Juntamente com os laudos emitidos em menor tempo e entregues ao médico ou à clínica solicitante, está a capacidade de ampliar o número de exames feitos. Isso ocorre porque há uma fila de espera menor e mais dinâmica para obtenção dos resultados e diagnósticos.

Caso a clínica só atue com profissionais internos, ela fica com uma capacidade de crescimento limitada, pois não é possível aumentar a realização dos exames se a emissão de laudos não acompanha essa demanda.

Dessa forma, ao terceirizar esse serviço, a clínica ou hospital ganha escalabilidade nos atendimentos.

Diversificação dos exames realizados

Um problema recorrente, principalmente em pequenos estabelecimentos de saúde, é que a ausência de profissionais especializados de radiologia inviabiliza a disponibilidade de mais tipos de exames de imagem, pois não há radiologista qualificado para laudar.

Entretanto, com a terceirização dos laudos, a telerradiologia em clínicas e hospitais permite que esses locais diversifiquem os exames realizados e ainda possam contar com uma equipe qualificada para emissão dos laudos.

Qualidade no diagnóstico

Devido à demanda limitada nas instituições de saúde, esses locais não conseguem investir em radiologistas especializados, optando, na maior parte das vezes, por profissionais generalistas que possam atender solicitações variadas.

Assim, por concentrar as demandas de vários locais, a empresa especializada viabiliza que os laudos sejam emitidos por profissionais mais especializados e que, portanto, tem uma maior capacidade para identificar detalhes e emitir um diagnóstico de maior qualidade.

Estruturação dos processos

A capacidade de uma clínica atender mais pacientes está diretamente relacionada com a habilidade dela de estruturar corretamente os processos evitando problemas, como:

  • atrasos na entrega de exames e laudos;
  • perda ou dano dos exames, exigindo refazê-los;
  • atrasos no atendimento do paciente;
  • uso inadequado de recursos médicos;
  • solicitação desnecessária de exames e procedimentos etc.

Todos esses aspectos prejudicam a experiência do paciente e ainda resultam em desperdícios elevados no setor da saúde que não aconteceriam com uma melhor organização dos processos.

Com a telerradiologia, algumas etapas do atendimento ao paciente são automatizadas, pois os exames realizados são enviados rapidamente para e empresa terceirizada e, quando emitidos os laudos, encaminhados para o médico solicitante do exame.

Devido usar um software específico, garante-se que os exames não sejam enviados em duplicidade, além de que, os exames digitais evitam rasuras e danos, o que exigiria realizar novamente o procedimento.

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Engajamento da equipe

A clareza nos processos de atendimento do paciente e conduta no caso de exames de imagem, mais agilidade no retorno dos laudos, maior qualidade dos diagnósticos emitidos, entre outros benefícios da telerradiologia em clínicas faz com que haja um maior engajamento da equipe médica.

Trabalhar em um ambiente mais organizado, com processos preestabelecidos que são respeitados por todos, sem sobrecarga de trabalho devido ao mau atendimento, atrasos ou refação das ações faz com que haja mais motivação por parte dos colaboradores.

Como resultado, há uma maior produtividade e melhores chances de atender mais pacientes sem prejuízos da qualidade da experiência proporcionada.

 

Redução de custos

A redução dos custos com a manutenção de profissionais internos no setor de radiologia, menores gastos com processos inadequados ou ineficientes, diminuição do desperdício das estruturas médicas etc. faz com que a clínica possa gastar menos ao adotar a telerradiologia.

O controle dos custos na área médica é determinante para que clínicas e hospitais tenham capacidade de investimento em novos recursos, o que permite ampliar a atuação devido a uma decisão estratégica de operação.

A telerradiologia em clínicas e hospitais tem muito a agregar nos resultados alcançados na gestão do local, mais satisfação dos pacientes e maior capacidade de atendimento. Para tal, é fundamental contar com uma parceira de confiança e qualificada!

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