Laudos urgentes: saiba quais são os resultados que você pode receber em 24h

Os benefícios da telerradiologia permitem que o tempo de espera entre a realização do exame e a divulgação do laudo de emergência seja reduzido a menos de uma hora

Em linhas gerais, há dois momentos distintos na realização de exames médicos. O primeiro deles é quando o paciente está fazendo um check-up de rotina e verificando se o seu organismo está funcionando conforme o esperado. O outro diz respeito aos momentos de emergência ou urgência, quando algum tipo de trauma pode representar a vida ou a morte se não for medicado corretamente.

Nas duas ocasiões a qualidade é um ponto fundamental. Independente da velocidade de apuração do resultado, é de suma importância que a qualidade do laudo urgente seja indiscutível. Já no que diz respeito à agilidade, nem sempre ela é necessária, mas quando ela se mostra importante pode ajudar a salvar vidas. A telerradiologia, felizmente, supre esses dois aspectos e se mostra um diferencial e tanto na medicina no dia a dia.

 

 

Como a telerradiologia vem transformando a medicina O uso das modalidades da telemedicina tem crescido bastante no Brasil especialmente por conta dos investimentos em infraestrutura feitos pelas operadoras de telefonia.

A abrangência da internet banda larga nos dias de hoje é muito maior do que há cinco anos, de forma que está mais barata e mais acessível a possibilidade de contar com um serviço de boa qualidade.

Essa transformação é mais avançada nas grandes cidades do país, mas é especialmente benéfica para pequenos municípios do interior. Nesses locais, muitas vezes não há um número mínimo de médicos ou técnicos de radiologia especialistas em uma determinada área. Isso faz com que os pacientes tenham que viajar grandes distâncias para buscar um melhor atendimento ou, ainda, que tenham que se submeter a profissionais que podem não encontrar indícios suficientes de algum problema de saúde mais raro.  Some a isso o fato de que a telerradiologia permite que clínicas e hospitais reduzam as suas despesas sem comprometer a qualidade do serviço prestado.

>> Veja também: O que é e como funciona a telerradiologia? <<

Há um gasto menor, por exemplo, com servidores para armazenamento de imagens e softwares de segurança. Todas as imagens obtidas em um exame são enviadas imediatamente pela internet para uma central de telerradiologia, onde são examinadas e os resultados são providenciados com maior agilidade.

Exames laudados em 24 horas

Sim, é possível. Graças a telerradiologia clínicas e hospitais podem contar com o benefício de receber laudos de emergência e urgência em menos de uma hora. Muitas vezes, para que isso fosse possível, era preciso que o estabelecimento de saúde mantivesse um profissional em caráter de plantão, ainda que a demanda não fosse suficiente para cobrir os custos.

Por conta desse custo mais alto, muitas vezes os profissionais escolhidos tinham um perfil mais generalista, ou seja, poderiam deixar passar batido algum detalhe que especialistas do setor observariam com maior facilidade. Todos esses problemas se tornaram parte do passado com a telerradiologia e é por conta disso que o número de hospitais e clínicas que adotam essa metodologia não para de crescer.

Exames de urgência cobertos pela telerradiologia

Os laudos de urgência costumam ser entregues em um tempo médio de até 30 minutos. A lista inclui laudos de exames por imagem, como Densitometria Óssea, Mamografia, Medicina Nuclear, Raios-X, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada. Todos eles estão aptos a serem analisados por um especialista na central de telerradiologia e podem ter um laudo produzido em até 30 minutos.

Esse prazo tão curto é fundamental em certas ocasiões. Pacientes que sofreram algum tipo de acidente, por exemplo, precisam que os resultados dos seus exames fiquem prontos o quanto antes, pois da avaliação de um laudo médico sairá a decisão que um médico precisa tomar para dar prosseguimento ao tratamento. E quanto mais rápido isso acontecer, maiores são as chances de recuperação.

 

A importância de exames urgentes laudados por um especialista

É de suma importância ressaltarmos que o fato de os exames de telerradiologia serem laudados sempre por um especialista é uma das razões fundamentais do seu sucesso. Isso se deve graças à metodologia de distribuição de tarefas adotadas nas centrais. Quando um exame chega, ele é encaminhado diretamente para um profissional responsável por uma subespecialidade.

Assim, um médico ou técnico que está acostumado a lidar com laudos de exames da coluna, por exemplo, terá muito mais facilidade de identificar eventuais anomalias em uma imagem do que aqueles que cuidam dos exames de cabeça e pescoço. Essa forma de trabalho não resulta apenas em mais agilidade, mas também em maior qualidade nos laudos finais.

Dentro de um prazo exíguo, como é caso das situações de emergência e urgência, qualquer ponto positivo que puder ser adicionado à equação é de fundamental importância na tentativa de se salvar uma vida. Assim, é bem provável que muitos dos técnicos e médicos que laudam exames todos os dias tenham ajudado de forma significativa a salvar vidas em hospitais de todo o Brasil.

Na dúvida, consulte um especialista

Contratar os serviços de uma empresa de telerradiologia como a DiagRad e passar a adotar os laudos a distância em sua clínica ou hospital é bastante simples. A boa notícia é que o investimento para isso é baixo, uma vez a ferramenta principal é mesmo uma boa conexão com a internet. Se o seu estabelecimento de saúde atende esse pré-requisito, então não resta dúvidas de que você poderá adotar uma metodologia mais eficaz em questão de poucos dias.

No final das contas, todos os envolvidos sairão ganhando: os estabelecimentos, que terão um custo menor, os médicos, que terão laudos mais precisos, e os pacientes, que poderão contar com um tratamento mais adequado às suas necessidades.

 

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia