Como diagnosticar mais rápido e garantir a saúde do paciente?

Entenda como os recursos da telerradiologia podem proporcionar melhor qualidade de vida para quem precisa de diagnósticos precisos e ágeis

O mundo online transformou a maneira como interagimos com outras pessoas e a Telerradiologia veio para revolucionar este universo da Telemedicina. 

A comunicação se tornou completamente diferenciada, permitindo que em questão de segundos saibamos o que está acontecendo do outro lado do mundo, bem como tenhamos a oportunidade ainda de conversar com quem quer que seja, onde quer que você esteja.

Com a medicina não foi diferente. As últimas décadas foram extremamente profícuas em termos de avanços na tecnologia para uso médico.

A telemedicina, por exemplo, passou de um sonho de ficção científica para uma realidade mesmo nas clínicas mais distantes e afastadas em vários países.

Essas possibilidades mudaram a maneira como os pacientes recebem os seus diagnósticos. Chega de esperar por vários dias até que seja possível ter acesso a um laudo preciso.

Nos dias de hoje, acesso a saúde de qualidade está se tornando uma constante na vida daqueles que procuram clínicas e hospitais.

Telemedicina: a transformação dos exames médicos

A telemedicina tem um papel fundamental na evolução da medicina.

Em outros países, como nos Estados Unidos, a grande maioria dos hospitais e clínica já utilizam os serviços de telerradiologia, com os chamados laudos a distância, para proporcionar mais agilidade no atendimento e também mais qualidade no resultado final.

No Brasil, esse movimento está em crescimento contínuo, mas ainda há muito espaço para clínicas e hospitais oferecerem está oportunidade para os seus pacientes.

Nesse ponto, não estamos falando apenas de melhorias no atendimento e mais agilidade na entrega dos resultados, mas também em um menor custo operacional.

Como funciona a telemedicina?

Em linhas gerais, a telemedicina permite que clínicas e hospitais possam ampliar o foco naquilo que realmente importa: o atendimento e o tratamento aos pacientes.

 

Isso é possível a partir do momento que esses estabelecimentos de saúde delegam para terceiros a função de realizar os laudos dos exames.

A economia começa pelo simples fato de que os investimentos em segurança e tecnologia – como servidores para armazenamento – se tornam menores da noite para o dia.

Some a isso fato que de que aqueles colaboradores que antes eram responsáveis apenas por laudar exames agora podem dedicar o seu tempo também ao atendimento de pacientes, o que permitirá que você aumente o número de exames realizados sem necessariamente aumentar o quadro de colaboradores.

Vantagens para médicos e pacientes

Não são apenas as clínicas e hospitais que percebem vantagens relacionadas ao uso da telemedicina.

Quem também se beneficia disso são os médicos e, principalmente, os pacientes, que têm acesso a um serviço mais ágil e com melhor qualidade do resultado final. Mas como é possível ter melhores exames em um espaço de tempo mais curto?

Isso é possível graças às centrais de telerradiologia.

São elas que recebem os laudos via internet, imediatamente após a realização no estabelecimento de saúde. Em locais como a DiagRad, por exemplo, há uma equipe médica especializada disponível 24 horas para receber as informações e produzir os laudos técnicos da melhor forma possível.

Laudos de emergência podem ficar prontos em menos de uma hora, enquanto os exames de rotinas podem ser entregues em apenas 24 horas.   

Especialização e agilidade

Por conta da grande quantidade de médicos e técnicos de radiologia disponíveis, não há atrasos nos exames.

Enquanto em clínicas e hospitais o número de profissionais responsáveis por laudar os exames é reduzido, o que é natural, nas centrais o número de pessoas à disposição é amplo, numa garantia de que os resultados serão entregues sempre, aconteça o que acontecer, dentro do período combinado.

No que diz respeito à melhoria na qualidade dos resultados finais, o grande segredo fica por conta das subespecializações internas que cada central disponibiliza.

Um especialista em tórax e abdome, por exemplo, terá mais facilidade em encontrar itens específicos em um laudo que um profissional generalista.

Mais qualidade de vida para os pacientes

Com resultados mais rápidos e precisos, no final das contas quem mais sai ganhando com os avanços da telemedicina são os pacientes.

O primeiro aspecto é bastante óbvio, uma vez que exames com resultados mais precisos facilitam a vida dos médicos, que podem assim emitir os diagnósticos e encaminhar os pacientes para um tratamento com mais certezas sobre o assunto.

Além disso, a agilidade pode ser um fator decisivo no que diz respeito a prevenção. É sabido que quanto mais precoce for o diagnóstico de uma doença, maiores são as chances de que um tratamento prescrito tenha melhores resultados.

Nesse caso, dependendo da logística da realização dos exames, é possível que um paciente consiga, em uma mesma semana, passar pela consulta médica, fazer os exames e voltar para uma consulta de retorno com os resultados deles.

Garantia de eficiência

Diferente do que muitos proprietários e gestores de clínicas e hospitais possam imaginar, os custos para implantação de um serviço de telerradiologia são muito menores do que se imagina.

Basicamente, a principal necessidade é a de uma conexão banda larga com a internet, o que torna tudo muito acessível.

Essa modalidade, permite que mesmo clínicas de regiões distantes dos grandes centros consigam oferecer um trabalho de qualidade de forma extremamente ágil, facilitando a vida dos pacientes.

 

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia