Tendências para a gestão Clínicas em 2017

A grande preocupação dos gestores clínicos para o ano de 2017, é a crescente demanda por serviços de alta qualidade aliados às tendências tecnológicas. Afinal o grande desafio, será a adequação do orçamento para adequar ou implantar as atividades já existentes e garantir um diferencial em comparação com os demais concorrentes e que atraia mais pacientes.

O mais adequado é que seja feito um levantamento pela gestão clínica sobre as principais tendências para 2017, avaliá-las quanto à implantação para propiciar maior produtividade dos serviços clínicos ofertados, inovações no atendimento e sustentabilidade financeira da instituição de saúde.

Veja alguns pontos que não podem faltar no gerenciamento clínico neste próximo ano:

Implantação ou aperfeiçoamento do uso da Telemedicina

Telemedicina, entendida com a troca de informações via internet, vem se consolidando com uma estratégia clínica e gerencial importante. Dessa forma, podem ser realizadas cirurgias com acompanhamento de profissionais de saúde por meio de videoconferência, ou emissão de laudos radiológicos a distância, dentre outras possibilidades.

O gestor clínico deve investir na telemedicina para facilitar a troca de conhecimentos, além de aumentar a produtividade de exames médicos e otimizar a assistência ao paciente nos mais altos padrões de qualidade.

Planejamento estratégico

Planejamento estratégico situacional consiste na elaboração de metas a curto, médio e longo prazo baseadas no diagnóstico dos serviços clínicos da instituição de saúde. O diagnóstico é feito considerando os pontos fortes e fracos da instituição, ou seja, as atividades que apresentam um diferencial vantajoso e os serviços que precisam ser readequados para atingir o nível de excelência.

O gestor clínico deverá se reunir com os principais representantes dos setores operacionais e clínicos para colocar em prática as tarefas que visam a sustentabilidade financeira da instituição. Também será avaliada a implantação de novos serviços ou o aumento das ofertas de atividades da clínica.

Adequação do controle de estoque

Em uma instituição de saúde, o controle de estoque deve ser planejado considerando o consumo dos itens, a importância econômica dos mesmos e sua demanda sazonal. Nesse sentido, os produtos clínicos devem permanecer com o menor estoque possível para evitar perdas por expiração de validade ou falta de consumo.

Plano motivacional para colaboradores.

O gestor de uma clínica deve identificar as necessidades de sua equipe e oferecer benefícios que vão além dos já concedidos. Oferecer plano de saúde corporativo, planos de descontos em estabelecimentos são estratégias consideradas comuns pois já são constantemente executadas.

O ponto ideal a ser considerado para 2017 é investir em práticas que motivem as pessoas a trabalharem eficazmente na instituição, fazendo com que o termo “vestir a camisa” seja verdadeiramente e prazerosamente praticado. Um trabalho motivacional bem feito, fazem dos colaboradores, multiplicadores do ambiente favorável de trabalho.

Condições de trabalho adequadas, atendimento humanizado, investimento em capacitação de funcionários, incentivos financeiros indiretos, tais como auxílio combustível, cortesias para restaurantes e outros atrativos seriam alguns pontos que manteriam colaboradores eficientes e produtivos em seus postos.

Estas são apenas algumas propostas sugeridas para serem executadas ao longo do ano com o objetivo de gerar ou melhorar a estabilidade financeira da instituição e ainda destacar o gestor clínico com um profissional antenado para as principais demandas do mercado. Mercado este em constante evolução.

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