Invista em telerradiologia e aproveite as possibilidades de economia hospitalar

Saiba como o sistema de telerradiologia pode proporcionar uma maior economia para o seu estabelecimento de saúde

Quem é gestor de um estabelecimento de saúde sabe que manter uma infraestrutura completa para exames de radiologia não é algo tão barato. Entenda como a Telerradiologia vem ajudando muito as clínicas e hospitais com os laudos a distância!

Por muitos anos, clínicas e hospitais sofreram na tentativa de conciliar uma metodologia de trabalho que pudesse significar custos reduzidos com resultados de qualidade para os seus pacientes, entregues sempre da forma mais ágil possível.

Porém, na prática, nem sempre as coisas funcionaram dessa maneira. Se na hora de colocar tudo isso no planejamento o cenário pode até ser favorável, há muitos imprevistos no meio do caminho que podem colocar tudo a perder.

E, em uma estrutura enxuta, qualquer coisa que saia dos trilhos impacta diretamente nos resultados finais.

Telemedicina: o futuro dos exames de radiologia

Em alguns países, a telemedicina com os seus laudos a distância já é uma realidade. Lugares como os Estados Unidos, por exemplo, já têm a maioria das clínicas e hospitais utilizando os serviços de telerradiologia, uma metodologia de trabalho bastante simples e que pode proporcionar uma economia hospitalar de uma forma como você nunca viu.

No Brasil, aos poucos os estabelecimentos de saúde têm se voltado para essa prática.

Os avanços na infraestrutura de internet banda larga ocorridos no país ao longo dos últimos cinco anos permitiram que a uma internet de melhor qualidade se tornasse acessível para um maior número de pessoas, seja nas grandes cidades ou mesmo em localidades ou pouco mais distantes.

E ela é a chave para o desenvolvimento da telemedicina.

 

Telerradiologia: economia em infraestrutura

Se economia hospitalar é o que você busca, então a telerradiologia é certamente uma das maneiras mais inteligentes de diminuir os custos sem a necessidade de investir quantias altas para modernizar os seus equipamentos.

Há várias oportunidades de redução de despesas para a manutenção do seu estabelecimento de saúde.

A primeira delas diz respeito à economia com servidores. É sabido que clínicas e hospitais que trabalham com diagnósticos por imagem precisam armazenar grandes quantidades de arquivos em servidores, cujas salas muitas vezes precisam ser climatizadas, o que gera uma grande despesa.

Além disso, esses servidores precisam de manutenção constante e também de licenças de softwares de segurança.
Todos esses custos podem ser significativamente reduzidos ou, na melhor das hipóteses, completamente eliminados com a adoção da telerradiologia.

Em lugar de todo esse aparato, entra em cena as transmissões online de imagem via internet. Ou seja, ao invés de armazenar os arquivos em um servidor próprio, você os manda imediatamente para a nuvem.

 

Mais sobre telerradiologia!

 

O ambiente fornecido pela DiagRad, além de ser de fácil manuseio, é também seguro, uma vez que já possui sistemas de criptografia de ponta a ponta.

Em resumo: estamos falando da dispensa quase que completa de servidores, licenças de software de segurança e manutenção de sistemas. Só aí já temos um valor mensal significativo, não é mesmo?

Laudos a distância: mais rápidos e com maior qualidade

A partir do momento que você contrata uma empresa de laudos a distância, todos os diagnósticos passam a ser feitos por um central de radiologia.

É ela quem recebe as imagens, logo após a conclusão dos exames, e fica encarregada de fazer os laudos técnicos no menor tempo possível. E é nesse momento que seu estabelecimento consegue economizar ainda mais.

Primeiramente, é importante lembrar que não há um valor mínimo de exames por mês. A clínica vai pagar apenas pela quantidade de exames laudados, o que permite um planejamento claro de quanto será gasto ao longo do mês.

 

 

A agilidade no processo é possível graças à quantidade de profissionais disponíveis do outro lado para deixar tudo pronto dentro do prazo combinado. Em um hospital ou clínica, por exemplo, a falta de um funcionário ou o aumento repentino de demanda podem fazer com que alguns gargalos ocorram na hora de laudar os exames.

Isso provoca um efeito cascata com atrasos e uma corrida contra o tempo para deixar tudo em dia, algo que pode até mesmo influenciar na qualidade final.

Qualidade acima da média e economia hospitalar

Por fim, outro fator que pode se mostrar decisivo na hora de contratar um serviço de laudos a distância é a qualidade final dos diagnósticos entregues. Em uma central de laudos de radiologia como a da DiagRad, há profissionais subespecializados nas mais diversas áreas.

 

 

Por exemplo: o radiologista que recebe um exame de abdome e tórax não é o mesmo que fará um laudo sobre cabeça ou pescoço.

Isso dá a certeza que o técnico em questão terá mais familiaridade com o tema em análise, aumentando assim as chances de que ele perceba nuances específicas em um exame que aos olhos de um profissional mais generalista poderiam passar batidos.

Essa característica diminui ainda a necessidade de refação de exames, gerando menos custos para todos os envolvidos no processo.

Pronto para qualquer demanda

Ficou fácil perceber que é grande a quantidade de vantagens que o seu estabelecimento terá ao adotar a telemedicina, não é mesmo?

  • Menos gastos com infraestrutura de servidores e licenças de softwares de segurança;
  • Menos gastos com pessoal na manutenção de sistemas e na produção de laudos;
  • Risco praticamente zero de atrasos em laudos mesmo com aumento repentino de demanda;
  • Aumento na velocidade dos resultados entregues;
  • Aumento na qualidade dos resultados entregues;
  • Menor índice de refação de exames.

Tudo isso é possível sem a necessidade de investimentos para modernização da infraestrutura do seu estabelecimento médico.

Para saber mais detalhes sobre o processo de implantação e começar a investir em telerradiologia em sua clínica ou hospital, entre em contato com a DiagRad.

 

Entrar em contato com a DiagRad

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia