Serviços essenciais para oferecer na sua clínica médica

Paciente conversando com doutora

Oferecer diversidades de serviços garante eficiência e qualidade na realização do atendimento médico

A definição dos serviços que serão oferecidos na clínica médica é fundamental para que ela seja mais completa e disponha de facilidades para os pacientes, garantindo um diferencial competitivo.

Ao buscar pelo auxílio médico os pacientes visam ter todas as necessidades atendidas em um único lugar. Dessa forma, dispor de todos os serviços essenciais à clínica melhora o atendimento ao paciente.

A seguir conheça quais serviços são esses que devem ser oferecidos para tornar a clínica médica mais completa.

Quais serviços a clínica médica deve oferecer?

Basicamente, uma clínica completa é aquela que oferece todos os procedimentos que o cliente vai precisar em um único lugar, evitando que ele tenha que se locomover para outro lugar para acessá-los. Veja a seguir!

Consultas especializadas

O primeiro passo é oferecer consultas especializadas por área, como cardiologia, neurologia, pediatria, ortopedia, ginecologia e outros.

Dessa forma, o paciente tem um atendimento mais direcionado às necessidades específicas dele, evitando consultas generalistas que muitas vezes não atendem às expectativas e que torna a investigação médica menos eficaz.

Exames básicos

Provavelmente ao investigar uma condição clínica o médico terá que solicitar exames para o paciente. A realização deles internamente proporciona uma grande facilidade, consistindo em um diferencial importante.

Por exemplo, ao consultar uma gestante espera-se que exames como ultrassonografia possam ser realizados no próprio local. Outros exames são:

  • exame de sangue, com hemograma completo;
  • exames de urina;
  • exame de fezes;
  • eletrocardiograma;
  • ecocardiograma;
  • ultrassom das mamas e intravaginal.

Esses são apenas alguns dos exames que devem ser realizados internamente, permitindo que o paciente tenha mais facilidade e agilidade na realização das solicitações médicas.

Radiologia

Além dos exames mais comuns, muitas especialidades precisam de exames de imagem para dar suporte aos diagnósticos, de forma que investir em um setor de radiologia é essencial à clínica médica.

Por exemplo, o ortopedista precisa desse recurso em diversos atendimentos, de forma que encaminhar o paciente para outra clínica e depois retornar será trabalhoso e elevará o tempo até o diagnóstico. Entre os exames que podem ser internos estão:

  • raio-X;
  • tomografia computadorizada;
  • densitometria óssea;
  • ressonância magnética.

Esses exames tornam a clínica mais completa e capaz de atender todas as necessidades do paciente em um único espaço.

Uma opção para viabilizar e economizar com o departamento de radiologia interno é contar com a telerradiologia. Dessa forma, os exames são laudados por especialistas e em menos tempo, viabilizando um atendimento de excelência.

 

Saiba mais sobre Telerradiologia!

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

Médica realizando atendimento de paciente

Procedimentos simples com ou sem anestesia local

A realização de alguns procedimentos básicos internamente é importante para dar agilidade e eficiência ao atendimento médico. Entre eles estão:

  • papanicolau;
  • colposcopia;
  • endoscopia;
  • biópsias simples, como de pele, unha etc;
  • remoção de rugas e pintas.

A disponibilidade desses procedimentos evita a necessidade de transporte do cliente para outro local e agiliza o processo diagnóstico em determinados casos.

Destaca-se, entretanto, que a realização de determinados procedimentos exige a autorização da Anvisa visando condições ambulatoriais apropriadas às técnicas, o que garante a segurança do paciente.

Como melhorar os serviços da clínica?

A disponibilidade desses serviços médicos vai garantir uma clínica mais completa e eficaz, no entanto, a estrutura e planejamento devem ser adequados para que essas soluções sejam oferecidas.

 

Aumente a produtividade e reduza os custos da sua clínica/hospital

Reduza seus custos e alcance os melhores resultados!
Manter uma boa equipe médica pode se tornar mais caro e menos eficiente do que contratar uma empresa de telemedicina para envio dos laudos a distância.

Saber mais!

 

Eficiência em gestão

A eficiência na gestão é o primeiro elemento, pois quanto mais serviços médicos forem oferecidos, mais complexa torna-se a administração da clínica.

Portanto, para viabilizar essas estruturas em um único espaço é essencial um sistema de gestão automatizado para organizar processos como compras de insumos, agenda, RH, manutenções e outros.

Treinamento da equipe

Uma operação mais complexa também exige um maior treinamento da equipe para que haja domínio sobre as técnicas e processos e também conhecimento sobre todos os serviços disponibilizados.

Por exemplo, as equipes de enfermagem e atendimento devem estar aptas a informar sobre diferentes tipos de exames, procedimentos e profissionais.

Soluções tecnológicas

A tecnologia é uma importante aliada na disponibilidade de múltiplos serviços de saúde. Com ela a organização e qualidade dos serviços são superiores.

Por exemplo, com a radiologia digital as imagens têm maior qualidade para visualização e identificação das anormalidades, podem ser armazenadas digitalmente sem risco de perda ou danos e viabilizam o uso da telerradiologia.

Aceitar diversos planos de saúde

Por fim, um diferencial importante nas clínicas médicas atualmente é aceitar diversos planos de saúde, pois é dessa forma que parte significativa da população acessa os serviços médicos.

Com essa opção, a clínica consegue aumentar o número de pacientes e ter mais opções para fidelização, fazendo com que eles retornem devido às facilidades oferecidas no local.

Portanto, ter uma clínica médica mais completa é fundamental para atrair e fidelizar clientes, melhorando a qualidade do atendimento e também a agilidade dos processos.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos