Como a tecnologia na Telerradiologia pode ajudar na saúde das mulheres?

Saiba como as modernas descobertas pela indústria e pela ciência podem ajudar as mulheres a terem mais opções para prevenção e tratamento de doenças na Telerradiologia

Um dos setores que mais têm se beneficiado das novidades tecnológicas nos últimos anos é a área de medicina. Os avanços das pesquisas da ciência, aliados às inovações das indústrias, criou uma série de softwares e dispositivos capazes de tornar mais simples a vida de qualquer pessoa, seja na hora do diagnóstico ou no tratamento de uma doença. A Telerradiologia nos laudos a distância é um exemplo de como a tecnologia veio para revolucionar a medicina!

Nesse cenário, por exemplo, a telerradiologia se mostra com um dos exemplos de como é importante usar as ferramentas tecnológicas existentes em prol de mais agilidade e modernidade nos tratamentos. Por meio dessa metodologia, os laudos a distância se tornaram uma realidade em clínicas e hospitais brasileiros e ainda há muito potencial para crescimento.

Mas e o que vem sendo feito para ajudar as mulheres a terem mais saúde? Neste artigo, listamos aqui uma série de inovações que ainda estão em fase embrionária, ou seja, ainda não estão sendo amplamente comercializadas, mas que desde já mostram um potencial enorme para revolucionar e aumentar a qualidade de vida em uma série de setores.

Diagnóstico para endometriose via exame de sangue

Essa novidade vem dos Estados Unidos, mais precisamente da Dot Laboratories, em San Francisco, na Califórnia.

Por lá, o pesquisador Heather Bowerman está desenvolvendo um teste para endometriose, doença que afeta uma em cada dez mulheres no mundo. Muitas vezes seus sintomas são dolorosos e a uma das características é o crescimento de um tecido de dentro do útero fora dele.

Os exames de sangue são solicitados por meio de um profissional da saúde para avaliar causas ou doenças específicas

O grande problema aqui é que a forma de diagnóstico disponível hoje é uma só: por meio de uma cirurgia invasiva.

 

Como você pode imaginar, isso faz com que seja difícil e demorado até que as mulheres obtenham um diagnóstico correto e daí já pode ser tarde demais. A invenção de Bowerman deve permitir que o diagnóstico da endometriose seja feito mediante um exame de sangue.

Papanicolau por conta própria

O teste de Papanicolau é um exame ginecológico realizado como forma de prevenção ao câncer do colo de útero.

Apesar de ele ser bastante comum hoje em dia, especialmente para aqueles que fazem uso de planos de saúde privados ou até mesmo da rede pública, muitas mulheres ainda se sentem desconfortáveis para realizar qualquer procedimento dessa natureza.

A solução para esse impasse pode vir da Eve Medical, uma empresa localizada na cidade de Toronto, no Canadá.

A companhia desenvolveu um kit que permite que as mulheres façam a coleta das amostras sozinhas. Depois, basta que elas enviem os testes para um laboratório, identificando assim clamídia, gonorreia ou papilomavírus humano (HPV).

Reconstrução mamária sem agulha e com controle manual

Reconstruir as mamas após cirurgia é um tipo de cirurgia que vem ganhando força nos últimos anos, especialmente por conta do crescimento nas taxas de mastectomias duplas.

A Saúde mamária das mulheres é de extrema importância e a tecnologia veio para ajudá-las ainda mais!

A Saúde da Mulher está diretamente impactada ao avanço da tecnologia, principalmente no que diz respeito a saúde mamária.

Para a preparação desses implantes, os médicos sempre utilizaram agulhas para a expansão dos tecidos, um processo que pode ser doloroso e inconveniente em alguns casos.

Um aparelho desenvolvido pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, pode resolver esse problema ao eliminar as agulhas e permitir a expansão dos tecidos por meio de pequenas quantidades de dióxido de carbono.

O equipamento atualmente está em testes e aguarda aprovação da FDA (Food and Drug Administration), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Saliva como teste de fertilidade

Será que é possível identificar se uma mulher é fértil ou não apenas por meio de um teste de saliva? Segundo a pesquisadora Katie Brenner, fundadora da BluDiagnostics, essa metodologia será possível muito em breve e é justamente esse o trabalho que ela vem desenvolvendo nos últimos anos.

A ideia é que as mulheres tenham acesso a um teste, que pode ser feito em casa, e permita prever a ovulação, diagnosticar a gravidez ou ainda identificar problemas hormonais que possam estar afetando a fertilidade.

Caso a novidade seja de fato comprovado como eficaz, ela pode vir a substituir por completo os testes atuais, que requerem exame de sangue e deslocamento até uma clínica.

Telerradiologia e laudos a distância

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a importância da telerradiologia e de seus laudos a distância para os pacientes brasileiros de ambos os sexos, mas é claro que para as mulheres também há grandes benefícios.

A Telerradiologia veio para revolucionar a medicina, saiba como.

Saiba quais sãos as vantagens dos Laudos a distância na Telerradiologia!

Basicamente, há duas grandes vantagens para os pacientes ao recorrer a uma clínica ou hospital cujos diagnósticos são feitos por meio da telerradiologia.

A primeira delas diz respeito à agilidade nos resultados. Enquanto em outros estabelecimentos os resultados de um exame podem demorar até uma semana para serem entregues, no caso dos laudos a distância os resultados ficam disponível muitas vezes em menos de 24 horas.

Exames de emergência e urgência podem ter o seu diagnóstico concluído em menos de uma hora.

Já a segunda característica diz respeito à qualidade dos resultados que a telerradiologia proporciona.

A precisão é maior por conta da metodologia empregada por empresas como a DiagRad, que subdivide os seus profissionais em áreas de especialidade.

Assim, por exemplo, um profissional acostumado a fazer diagnósticos relacionados a tórax e abdome certamente terá maior probabilidade de encontrar anomalias e se ater a detalhes relacionados a essa especialidade do que alguém mais generalista.

Ou seja, se depender dos avanços da tecnologia, temos um futuro promissor para a saúde das mulheres nos próximos anos.

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos