Radiologista online x radiologista local: quais as diferenças?

Embora ambos desempenhem a mesma função, o serviço é oferecido de maneiras diferentes, e é importante que seu hospital escolha a mais viável

A radiologia é uma das áreas mais importantes da Medicina, já que ajuda a diagnosticar, com alto nível de precisão, uma série de doenças, enfermidades e condições médicas que não poderiam ser descobertas de outra forma.

Isso faz com que o serviço dos profissionais que atuam nessa área seja indispensável em qualquer hospital, já que deixar de oferecê-lo poderia provocar descontentamento nos pacientes e até mesmo resultar em problemas mais sérios.

Por mais que nós saibamos dessa importância, uma das dúvidas mais comuns nos gestores, diretores e presidentes de um hospital é como recorrer a esses profissionais, já que eles estão presentes em diferentes modalidades.

Hoje em dia, radiologista online x radiologista local é um embate cada vez mais comum, e muitas pessoas ainda não sabem quais critérios devem analisar para tomar suas decisões, ou ao menos quais são as principais diferenças.

Por isso, entender melhor o que querem dizer esses termos e o que impactará efetivamente na instituição pode fazer toda a diferença na hora da escolha.

Radiologista Online x Radiologista Local: Quais São as Diferenças?

A diferença entre a atuação desses dois profissionais fica bem evidente nas próprias funções: enquanto um deles conta com a internet para a realização de seu trabalho, o outro fica alocado no próprio hospital.

Isso é simples de se entender, até mesmo por quem nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, mas as maiores dúvidas se concentram em relação ao funcionamento, segurança e confiabilidade dos laudos de radiologia a distância.

Para esclarecer tais dúvidas da melhor maneira possível, os assuntos serão separados em tópicos, para tornar a compreensão ainda mais fácil.

 

Segurança

Quando se fala sobre radiologista online x radiologista local, a segurança da emissão de laudos é exatamente a mesma. Ambos profissionais seguem integralmente ao código de ética médica e atuam de acordo com o que lhes foi ensinado.

Profissionais competentes e preparados jamais divulgarão os resultados a outras pessoas que não sejam devidamente autorizadas, então não deve haver qualquer preocupação em relação a isso.

Confiabilidade

Falar sobre laudos a distância ainda é uma dúvida para muitas pessoas no Brasil, mas esse serviço está em franco crescimento e já existe atualmente.

Por isso, ao indagar sobre radiologista online x radiologista local, muitos ainda optam pelo profissional local, já que ele estará ali, fisicamente, para prestar os atendimentos necessários.

Porém, a confiabilidade do trabalho de ambos é a mesma, a única coisa que muda é a forma pela qual os laudos serão entregues: um os entregará em papel, enquanto o outro enviará através da internet (e o laudo pode ser impresso da mesma forma).

Ambos profissionais são médicos formados e entendem a fundo sobre as áreas em que trabalham, de modo que os diagnósticos sejam igualmente precisos.

Agilidade

Essa pode parecer mais uma questão um pouco obscura sobre radiologista online x radiologista local, mas o assunto pode ser tratado com toda a clareza do mundo.

Não é porque um radiologista está presente no hospital que ele conseguirá emitir o laudo imediatamente, da mesma forma que é leviano dizer que um profissional que envia os laudos pela internet demorará para concluir o seu serviço.

Tudo varia de acordo com a demanda do momento, mas, via de regra, não existem muitas diferenças em relação a isso, já que nem todos os hospitais contam com equipes de radiologistas durante todo o dia e em todos os dias da semana.

As entregas dos laudos pela internet levam aproximadamente 15 horas, mas pode ser solicitada urgência no procedimento, de modo que ele esteja pronto em até 30 minutos, o que pode fazer toda a diferença para tratamentos emergenciais.

 

Acessibilidade

Esse é um ponto que apresenta uma boa diferença entre radiologista online x radiologista local, que pode significar muita coisa na hora de tomar a decisão para o seu hospital.

Caso a instituição fique em uma cidade grande ou região de fácil acesso, você já deve ter percebido que não é uma tarefa das mais difíceis encontrar radiologistas capacitados para atuar aí. Porém, isso muda em áreas mais afastadas.

É difícil encontrar profissionais que se disponham para trabalhar em locais mais distantes, não pela qualidade da instituição, mas sim por poder significar uma mudança muito grande em sua rotina, o que pode resultar em várias negativas.

Isso já não acontece com os laudos online, já que eles são emitidos remotamente e podem ser enviados para todo o mundo, não importa qual seja o local ou o horário. Esse é um dos pontos mais positivos da telemedicina no Brasil.

É necessário que o local conte com um equipamento para a realização do exame e um técnico em radiologia, mas a análise do exame e a emissão do laudo ficam sob a responsabilidade do próprio radiologista.

Custo

Este é mais um ponto bem diferente entre as duas opções. Muitas pessoas não sabem o que é telerradiologia e acreditam que a solução seja demasiadamente cara, mas esse é um equívoco.

Manter uma equipe de radiologistas locais 24 horas por dia e 7 dias por semana apresenta um custo bem alto, já que será necessário contar com vários profissionais, cuja remuneração é relativamente alta.

Enquanto isso, uma empresa que presta o serviço de laudos a distância já conta com uma equipe completa, que atua durante o dia inteiro, todos os dias, ou seja, os clientes não precisam se preocupar com o pagamento de salários e encargos trabalhistas.

Quanto ao pagamento, o cliente paga apenas por exame laudado, o que se converte no melhor custo-benefício possível, já que o valor investido será proporcional à quantidade de laudos solicitados.

Radiologia Online: a Solução Ideal Para o Seu Hospital

É claro que os radiologistas locais são profissionais muito importantes, mas os benefícios dos radiologistas online podem ser mais atrativos para muitos hospitais, principalmente aqueles que querem oferecer o que há de mais moderno aos seus pacientes.

Os radiologistas que emitem laudos remotos são completamente idôneos e experientes, ou seja, a qualidade do atendimento será excelente, além de o custo ser mais baixo e o acesso se estender a todas as regiões do Brasil.

Logo, se você quer que o seu hospital ofereça uma solução acessível e totalmente confiável, entre um radiologista online x radiologista local, fique com a primeira opção, já que os laudos a distância são super vantajosos e superarão todas as expectativas!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia