Qual a diferença entre Exames de Rotina e Urgência na Telerradiologia?

Entenda como funciona cada um dos tipos de exame e de que maneira a telerradiologia e laudos a distância podem ser a solução para os dois casos

Não importa qual é o grau de urgência do exame radiológico que você precisa. É bem provável que a telerradiologia, com seus laudos a distância, seja a alternativa capaz de entregar primeiro os resultados e com um grau alto de qualidade. Apesar disso, muitos ainda associam a telerradiologia apenas com os exames de urgência, algo que nem de longe é verdade.

A telerradiologia é um sistema que permite que, após o exame realizado na clínica ou no hospital, as imagens sejam enviadas imediatamente online para um central de radiologia. Nela, profissionais especializados – e muitas vezes focados em subespecialidades dentro da radiologia – elaboram os laudos com qualidade e precisão. O melhor de tudo é que o resultado, em alguns casos, pode ser entregue em menos de uma hora.

Exames de urgência na telerradiologia

Médico e paciente

A maioria das clínicas e hospitais não está preparada para atender mais do que um certo número de emergências simultâneas. E isso não é um ponto negativo, necessariamente. O que acontece é que esses locais não têm razão alguma para terem tantos profissionais de radiologia assim à disposição para o caso de um acúmulo de eventualidades no mesmo momento.

Por conta disso, a melhor solução nesses casos é lançar mão dos serviços de telerradiologia. Por meio dela, dependendo do exame, é possível ter o resultado nas mãos em até 30 minutos após o envio das imagens para a central. Isso permite que em um momento de urgência, onde cada minuto é importante para que os médicos tomem a decisão correta para salvar uma vida, o laudo médico seja apresentado em tempo hábil.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a maioria das clínicas e hospitais já utilizam esse recurso como forma não apenas de cortar custos, mas de garantir que a especialização nessa tarefa pode proporcionar mais agilidade no processo e, também, entregar um resultado final de melhor qualidade. Não importa o que aconteça, sempre haverá um profissional de plantão à disposição para elaborar um laudo online o mais rápido possível.

Exames de rotina na telerradiologia

Médicos analisando exames

Da mesma forma, os exames de rotina também podem se beneficiar dos recursos tecnológicos que a telerradiologia proporciona.

Em outras palavras, aqui falamos daqueles exames realizados onde não há iminência de morte ou de danos mais graves para o paciente. Aqui, se enquadram aqueles exames realizados, por exemplo, quando o paciente procura um consultório médico para fazer um check-up.

Porém, engana-se quem pensa que ser ágil em um momento como esse não faz diferença. Pelo contrário, faz e muita. A ideia aqui é que seu estabelecimento possa proporcionar mais qualidade conforto para o paciente.

É comum nos exames de rotina que, por falta de urgência, eles demorem a ser marcados e que os resultados demorem ainda mais para serem entregues. Em muitos casos, pode se passar mais de um mês entre a primeira consulta e a consulta de retorno, já com os laudos finalizados.

A telerradiologia elimina também esse problema, uma vez que há um ritmo constante de produção e, por conta disso, não há necessidade de se ter que esperar dias e dias para que um laudo fique pronto. Em linhas gerais, praticamente todos os laudos a distância são entregues menos de uma semana após o envio das imagens, o que agiliza de maneira significativa o processo.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Demanda por exames radiológicos é crescente

A demanda por exames radiológicos em clínicas e hospitais tem sido crescente em todo o país. Devido a confiabilidade dos exames e a à acessibilidade cada vez maior para a realização deles, médicos e especialistas cada vez mais usam essa importante ferramenta como forma de se certificar das patologias antes de confirmar o diagnóstico.

Estima-se que em casos de urgência, pelo menos 50% dos pacientes realizem algum exame do gênero quando se encontram em situações como essas. Se por um lado a demanda cresce, para aqueles que ainda não utilizam a telerradiologia os problemas logísticos aumentam, seja pela complexidade em laudar uma grande quantidade de exames em tempo hábil com poucos profissionais ou ainda pela formação generalista de médicos e tecnólogos em radiologia.

 

Especialistas apresentam resultados melhores em menos tempo

Médico no celular e notebook

Como já mencionamos nesse artigo, há dois diferenciais da telerradiologia que devem ser levados em consideração por qualquer estabelecimento de saúde – e que certamente serão percebidos com facilidade por médicos e pacientes. O primeiro deles é a agilidade. Não importa a quantidade de exames que existam pendentes, dentro do prazo combinado a central de radiologia vai conseguir entregar todos, sem atrasos ou imprevistos.

Esse alto nível de eficiência só é possível graças ao grande número de técnicos e médicos radiologistas que estão sempre à disposição, 24 horas por dia, para atender as demandas vindas de qualquer ponto do país.

Já o segundo aspecto diz respeito à confiabilidade dos resultados e aos altos índices de qualidade obtidos nos laudos a distância entregues. Isso é possível graças às subespecializações, ou seja, à forma como as centrais de radiologia organizam o fluxo de exames que chegam para ser laudados. Por conta das suas muitas subdivisões, há empresas de telerradiologia que optam por criar equipes de laudos baseadas em subespecialidades.

No caso da DiagRad, são cinco especialidades no total: neurorradiologia; cabeça e pescoço; músculo-esquelético; medicina interna (abdome, pelve e tórax); e mama.

Solicitar orçamento

Saiba como a DiagRad pode beneficiar sua clínica ou hospital com a telerradiologia e laudos a distância 24h por dia.

Faça parte dessa inovação em Telerradiologia!

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos