Entenda sobre a medicina a distância e aplique a técnica em sua clínica!

A tecnologia avança em todos os sentidos, e não poderia ser diferente com a medicina, que agora também pode ser oferecida a pessoas de regiões mais distantes

Sempre que se precisa de uma consulta médica, o procedimento costuma ser o mesmo: a pessoa vai até um hospital ou clínica médica e passa pela avaliação de um profissional da área, que recomendará o melhor tratamento ou remédio.

Quando há a necessidade de um exame de imagem, também há um protocolo básico a se seguir: depois de uma consulta, basta se submeter ao exame por meio do equipamento adequado e aguardar pelo recebimento do resultado, para posterior retorno à consulta.

Porém, a tecnologia não apenas promete mudar esse roteiro, como já é possível ver seus efeitos atualmente, através de um conceito chamado de medicina a distância, que é uma tendência que deve crescer absurdamente em alguns anos.

Entenda melhor como isso funciona, quais serão os benefícios diretos sentidos pela população e porque o potencial de crescimento é realmente tão grande.

O Que é a Medicina a Distância?

Por mais que o nome já deixe subentendido, é um pouco difícil de conceber essa ideia, já que de acordo com o que todos estão acostumados, não há como recorrer a serviços de saúde à distância.

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das tendências da área da saúde em 2018, que daqui a não muito tempo já estará presente no cotidiano de todos.

Basicamente, a medicina a distância consiste em poder contar com serviços médicos e de saúde sem precisar, necessariamente, estar em um consultório médico ou realizar um exame de imagem sem ter que ir aos grandes centros urbanos.

Com ela, é possível, por exemplo, que uma pessoa que mora em uma região afastada do Brasil possa realizar um raio-X e ter o laudo dentro de poucas horas, algo que seria absolutamente impossível normalmente, já que o efetivo de profissionais nessas áreas é bem menor.

Essa é apenas uma das diversas possibilidades que a medicina a distância proporciona, e com o passar do tempo, muitos outros exames, procedimentos e até mesmo cirurgias à distância poderão ser realizadas, já que não há limites para o desenvolvimento da tecnologia.

 

Em Quais Casos Essa Inovação na Medicina é Benéfica?

O desenvolvimento da tecnologia sempre é benéfico para todos, já que novas ações podem ser feitas, ações essas que eram inimagináveis há alguns anos, até mesmo nos mais distantes dos sonhos.

Portanto, toda a população pode ser beneficiada através da medicina a distância, já que a facilidade e a praticidade para poder contar com auxílio médico especializado será muito maior.

Porém, entre todas as pessoas que colherão bons frutos dessa tecnologia, destacam-se aquelas que moram em centros rurais ou em regiões muito afastadas, que precisam percorrer dezenas, quando não centenas de quilômetros, para ter um atendimento médico de qualidade.

 

Saiba mais sobre
Telerradiologia

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

Grande parte das pessoas que moram nessas regiões não possuem condições financeiras adequadas e, por isso, ficam à mercê de fazer uma verdadeira viagem para a realização de um exame, o que pode comprometer totalmente o orçamento da família para o restante do mês.

Pode até ser que um local mais próximo conte com um equipamento para a realização de uma radiografia, mas que este local não conte com um radiologista para a análise do exame e a elaboração de seu laudo. Então, pode levar muito tempo até que se obtenha uma resposta.

Com a telemedicina, esse processo fica muito mais rápido: o técnico radiologista realiza o exame no paciente, envia-o através da internet para uma equipe de radiologistas, que analisam o exame, elaboram o laudo e o encaminham de volta ao paciente.

Ou seja, fica mais do que evidente que a medicina a distância, através da telerradiologia e de suas outras vertentes, é uma verdadeira revolução no mundo da medicina, que pode ajudar milhões de pessoas a terem acesso à saúde de qualidade.

Como Aplicar a Telerradiologia na Clínica Médica?

A implantação dessa tecnologia em uma clínica médica é bem simples, de modo que sua adoção seja feita pelo máximo possível de clínicas e profissionais da área da saúde. Basta que haja uma conexão com a internet e um equipamento para o envio do exame à clínica de telerradiologia.

Depois disso, basta aguardar pela análise do exame, que inclusive pode ser ainda mais rápida em casos de urgência, para ter um laudo com a mesma validade médica de um laudo emitido em consultório ou hospital.

A telemedicina no Brasil já é uma realidade, e você já pode contar com esse tipo de serviço atualmente. Seu oferecimento deve aumentar exponencialmente nos próximos anos, até atingir toda a população.

Por isso, é bom ficar atento nos laudos a distância e se acostumar com essa ideia, já que uma vez que a medicina a distância tiver se estabelecido no Brasil e em todo o mundo, ela nunca mais deixará de fazer parte do dia a dia de todos.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia