Tomografia computadorizada acelera processos de diagnósticos dos laudos

Entenda como a telerradiologia pode ser uma ferramenta vantajosa para garantir mais agilidade e qualidade para o paciente no envio dos laudos de tomografia

As soluções que o avanço da tecnologia traz contribuem de maneira significativa para que possamos ter uma vida melhor em diversos sentidos. A telemedicina, por exemplo, permitiu que médicos especialistas que antes ficavam restritos às grandes cidades pudessem também contribuir com a população de cidades mais afastadas.

O melhor de tudo isso é que os custos para a concretização desses processos vêm caindo ano após ano. Em outras palavras, isso significa que para os hospitais e para as clínicas, é possível oferecer exames com um custo cada vez mais acessível para os pacientes.

Já para os consumidores dos serviços, a vantagem é que os preços também caem e os exames de tomografia podem ter os seus laudos concluídos em um espaço menor de tempo.

 

 

Laudos de tomografias computadorizadas mais rápidas

Um dos exames que pode se beneficiar dessas vantagens é a tomografia computadorizada,que pode salvar vidas e reduzir a mortalidade por câncer pulmonar. Esse importante exame é hoje um dos que está presente no hall de atividades que podem ser complementadas com as técnicas de telerradiologia.

Para as clínicas, a necessidade de investimento é pequena e é possível economizar bastante em diversos aspectos.

Assim, logo que o exame de tomografia é concluído na clínica, as imagens são enviadas via internet diretamente para uma central de telerradiologia. Essa metodologia de trabalho dispensa, por exemplo, o uso de servidores caros para armazenamento das imagens. Aquelas salas climatizadas e as licenças que você pagaria pelo uso de softwares de segurança também deixam de constar na lista de prioridades.

Quero orçamento de laudos

 

Radiologistas especializados é diferencial

A partir do momento que as imagens chegam na central de telerradiologia elas são trabalhadas por técnicos e médicos especialistas no assunto. Porém, aqui há um grande diferencial que acaba resultado em maior qualidade nos laudos.

A organização de empresas de telerradiologia como a DiagRad, por exemplo, faz com que os exames sejam direcionados a especialistas em cada uma das áreas.

No caso das tomografias computadorizadas, há especialistas em neurorradiologia, cabeça e pescoço, músculo-esquelético e medicina interna (abdome, pelve e tórax). O simples fato de os exames serem tratados apenas por profissionais especializados, ao invés de técnicos e médicos mais generalistas, faz com que essa seja uma grande vantagem na hora da elaboração dos laudos a distância.

Profissionais especializados em uma determinada área têm maior propensão a se ater a detalhes que, em linhas gerais, outros profissionais menos acostumados podem deixar passar. Em resumo, ao procurar um estabelecimento clínico-hospitalar que trabalhe em parceria com empresas de telerradiologia, o paciente tem a garantia de que terá acesso a laudos mais precisos e com maior qualidade.

 

Maior agilidade nos exames de tomografia

Além da melhoria na qualidade, há outro diferencial que é extremamente importante para todos os envolvidos no processo: a agilidade. Quando falamos em exames e diagnósticos, velocidade na entrega dos resultados pode ser um diferencial e tanto. Mesmo em exames preventivos, é sabido que quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as possibilidades de tratamento e as chances de cura.

No caso da telerradiologia, a forma como as empresas trabalham em suas centrais é que faz diferença. Diferente do que acontece dentro de uma clínica ou hospital, praticamente não há uma fila de espera de exames. À medida que eles vão chegando já vão sendo logo direcionados para os profissionais responsáveis. As equipes são grandes e o trabalho é feito 24 horas por dia, de forma que é possível dar vazão a um grande número de exames.

Somente dessa maneira é que a DiagRad consegue entregar laudos de tomografia computadorizada a distância em menos de 24 horas. Em alguns casos que requeiram urgência, os laudos podem até mesmo ficar prontos em cerca de 1 hora. Trata-se de uma das formas mais ágeis de garantir que os médicos tenham acesso aos resultados que precisam no menor tempo possível.

 

Razões para se adotar a telerradiologia

Se a sua clínica ou hospital ainda não conhece como funcionam exatamente os serviços de telerradiologia, certamente você está deixando passar uma grande oportunidade de direcionar melhor os seus negócios. A boa notícia é que para migrar do sistema tradicional para os meios informatizados praticamente não há necessidade de grandes investimentos.

Há várias maneiras de encarar a adoção da telerradiologia como uma melhoria para o seu negócio. O primeiro aspecto que você pode observar é que o número de colaboradores ligados à função de laudos pode ser reduzido. É o fim de profissionais ociosos por falta de demanda, o que reduz o custo unitário dos exames, uma vez que você paga apenas por aquilo que solicitar.

A maioria das clínicas e hospitais, depois de adotarem a telerradiologia em laudos de tomografia computadorizada, focam os seus esforços naquilo que mais importa: o bom atendimento aos pacientes. Você poderá, por exemplo, oferecer um maior número de exames ou ainda tornar mais personalizado o atendimento que oferece aos seus pacientes.

Alguns estabelecimentos podem ainda integrar o acesso aos resultados com os fichários mantidos pelos médicos, de maneira que todo o atendimento seja informatizado.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia