Laudar exames pela internet, a tecnologia que salva vidas!

Conheça como funciona a emissão de laudos a distância e como essa tecnologia pode beneficiar sua clínica e o atendimento aos pacientes

Atualmente, os gestores de clínicas e hospitais precisam ficar atentos tanto às questões organizacionais e administrativas desses locais, quanto às tecnologias que podem ser usadas para aumentar a eficiência e reduzir custos, como a opção de laudar exames pela internet.

Os laudos a distância consistem em um dos benefícios proporcionados pela telemedicina, que visa utilizar soluções de tecnologia para prestar serviços na área da saúde de maneira remota.

Nesses casos, os pareceres de exames podem ser emitidos por especialista ainda que ele esteja distante do local no qual o exame foi realizado. Para os gestores é fundamental conhecer como funciona a prática, os benefícios dela e quais as vantagens de adotá-la na clínica ou hospital.

Como funcionam os laudos a distância?

No caso dos laudos a distância utiliza-se a transmissão dos dados pela internet, seja por meio da computação na nuvem (quando as informações são armazenadas em um servidor externo para serem acessadas remotamente) ou por envio direto via aplicativos ou outras ferramentas.

Por meio dessas tecnologias é possível fazer a transmissão e armazenamento de exames de imagens com alta qualidade, de forma que nenhuma informação relevante ao laudo seja perdida durante o envio pela internet.

Dessa forma, o paciente realiza o exame em uma clínica ou hospital local e as imagens coletadas são enviadas para a empresa parceira e um especialista vai emitir o laudo e encaminhá-lo pela internet para o médico solicitante do exame e, por vezes, ao paciente.

Com essa tecnologia, por exemplo, um hospital no interior que não consegue manter especialistas em plantão para realizar o laudo dos exames devido a baixa procura pode utilizar esse serviço garantindo que os exames sejam avaliados por profissionais experientes da especialidade correta.

O médico, por sua vez, garante um resultado com maior qualidade e também evita que os laudos tenham que ser entregues por via tradicional, como os Correios, o que poderia acarretar em atrasos e retardar o início do tratamento.

Com acesso a um dispositivo móvel, que pode ser um computador, tablet ou mesmo smartphone, o médico consegue acessar o laudo emitido e assim dar encaminhamento ao tratamento mais adequado, aumentando as chances de sucesso.

Por sua vez, também é possível a solicitação de laudos de emergência. Normalmente nesses casos o retorno é dado em cerca de 30 minutos, permitindo mais agilidade para o atendimento médico e conforto para o paciente que terá o tratamento iniciado em menor tempo.

 

Veja mais  – 07 perguntas que você precisa fazer a uma empresa de laudos a distância antes de contratá-la.

Quais os benefícios de laudar exames pela internet?

Conhecendo como esse serviço funciona, o gestor percebe que laudar exames pela internet pode proporcionar uma série de vantagens para a logística da clínica ou hospital, facilitando a organização de diferentes áreas. Assim, saiba quais são os principais benefícios relacionados à prática.

Qualidade dos laudos emitidos

Clínicas e hospitais nos quais a demanda por especialidades é menor acabam optando por manter profissionais mais generalistas de maneira que seja possível emitir laudos de diferentes áreas.

Essa opção, entretanto, pode reduzir a qualidade dos laudos emitidos, pois a pouca experiência e especialidade do profissional pode fazer com que detalhes relevantes para o tratamento sejam perdidos.

Com os laudos a distância garante-se que apenas especialistas serão responsáveis pela emissão dos laudos, aumentando a qualidade deles.

Satisfação dos pacientes

A rápida emissão dos laudos pela internet, que pode variar entre 30 minutos para casos emergenciais e 24 horas para casos regulares, permite que o atendimento médico seja mais satisfatório para o paciente, proporcionando uma avaliação mais positiva da experiência.

Para os pacientes, a agilidade da emissão de laudos está diretamente relacionada a um tratamento mais rápido e com maiores chances de sucesso.

Redução dos custos

A clínica que opta por laudar exames pela internet apresenta contingência significativa das despesas relacionadas com a área de exames, pois ainda que tenha que contar com os aparelhos, reduz a equipe de plantonistas necessária para emissão dos laudos.

Com isso, a gestão da instituição torna-se mais eficiente e com custos reduzidos, pois a terceirização dessa etapa é determinante na maior qualidade dos laudos associada a uma diminuição dos custos de manutenção e operação.

Segurança da informação

Muitas pessoas acreditam que por ser enviado pela internet, há uma perda da segurança das informações contidas no exame. Essa impressão, entretanto, é equivocada, pois atualmente é extremamente seguro realizar esse tipo de processo utilizando soluções online.

Além do investimento em maior segurança virtual, essas empresas são comprometidas com a realização de atualizações de segurança e adoção de novos recursos que garantam o sigilo das informações.

Confira também – A telemedicina pode melhorar a saúde pública no Brasil, saiba como!

Acesso remoto

Outra facilidade proporcionada ao laudar exames pela internet refere-se à possibilidade de acesso remoto dos laudos, de forma que o médico responsável pelo caso possa consultar essas informações independentemente de onde esteja.

Essa opção pode ser determinante nas chances do paciente, como quando o médico precisa deslocar-se para um atendimento e pode consultar, no caminho, o laudo emitido.

 

Por que investir nessa alternativa em clínicas e hospitais?

Apesar de proporcionar uma série de benefícios, muitos gestores questionam se o investimento nos laudos a distância é realmente a melhor alternativa para a clínica ou hospital.

Além da redução de custos somada ao aumento da qualidade dos laudos emitidos, o que influencia a experiência de atendimento do paciente, optar por serviços digitais também é uma tendência tecnológica na saúde que será determinante nos próximos anos.

Muitos órgãos públicos já estão investindo em soluções automatizadas para a saúde, de forma que se pretende ter históricos médicos digitalizados nos próximos anos para que eles possam ser consultados remotamente independentemente de onde o paciente seja atendido.

Com isso, além das informações do histórico do paciente, os laudos de exames também deverão constar nesses documentos online, fazendo com que a digitalização desses processos seja fundamental para estar em conformidade com as novas demandas.

Ao laudar exames pela internet, portanto, permite-se grande qualidade dos resultados alcançados, melhor gestão dos recursos da clínica, satisfação do cliente e também uniformidade com as tendências observadas na área médica.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia