Hospital de São Paulo é integrado a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).

A partir deste mês, o Hospital Geral do Grajaú (HGG) passa a integrar a Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O hospital é administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês e agora fará parte do sistema de teleconferência que agrega 124 instituições de saúde não somente no Brasil mas também no exterior e tem como objetivo principal estimular discussões para o aprimoramento profissional entre seu participantes.

E o que é Rede Universitária de Telemedicina – RUTE? É uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

O HGG (Hospital Geral do Grajaú) sendo integrado ao projeto da RUTE, acontecerão melhorias expressivas nas áreas tecnológicas, cientificas, econômicas e sócias que beneficiarão aproximadamente 900 profissionais de saúde da instituição em suas formações. Também serão beneficiados cerca de 830 graduandos e residentes em várias áreas como: médica, enfermagem, fisioterapia, psicologia e multiprofissional.

A diretora geral do HGG, Dra. Jocelene Batista Pereira ressalta a grande importância da participação do hospital neste tipo de projeto pois com isso o nível de atendimento será maior e cada vez mais qualificado a uma das maiores regiões de São Paulo com cerca de um milhão de habitantes carentes quando se fala em assistência médica.

Por ser um sistema simples e de baixo custo, o projeto RUTE permitirá a implantação de análise de imagens médicas, com diagnósticos remotos, que podem contribuir para diminuir a carência de especialistas. Além disso, proporciona treinamento e capacitação de profissionais sem a necessidade de deslocamento para os centros de referência.

Foram oito etapas de aprovação que o HGG passou para ser um integrante do sistema RUTE, que incluem apresentação de propostas, diagnóstico, licitação dos equipamentos e serviços, assinatura de contrato, implantação de infraestrutura, teste de equipamentos e serviços, ativação dos hospitais na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Homologado e operacional na RNP.

Fica o desejo e a torcida para que mais hospitais que necessitam desta melhoria no atendimento, também consigam integrar o sistema RUTE e com isso oferecer melhores condições para o atendimento da população.

Para saber mais, confira um pouco mais o que é e como funciona a telemedicina!

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia