Dia do médico: como sua clínica pode homenagear esses profissionais!

Conheça algumas atividades que podem ser desenvolvidas em outubro para comemorar o dia do médico que é celebrado no mês!

O dia do médico é comemorado em 18 de outubro, fazendo dessa data especial e digna de comemoração e homenagens. Os médicos são profissionais respeitados e admirados por toda a sociedade devido ao serviço prestado em prol do bem comum.

De fato, para formar-se como médico são necessários muitos anos de dedicação, além de que o esforço e estudo nunca terminam, pois é fundamental que esses profissionais continuem estudando e aprimorando seus conhecimentos.

Devido esses grandes esforços, a profissão é socialmente reconhecida, sendo esses profissionais bastante valorizados. Mas no dia do médico a comemoração deve ser ainda mais especial, principalmente nos locais de trabalho, como clínicas e hospitais.

Conheça a seguir qual é a origem da data e veja quais atividades podem ser desenvolvidas na sua clínica para homenagear esses profissionais.

Qual o origem do dia do médico?

O dia do médico tem uma origem religiosa, sendo que a data foi escolhida pela Igreja Católica aproximadamente no século XV em homenagem a São Lucas.

Esse discípulo de Jesus era de família pagã e ainda assim converteu-se ao cristianismo devido ao seu mestre e estudou medicina em Antioquia. São Lucas era conhecido entre os demais discípulos e pelos seguidores de Jesus por curar as pessoas.

Os registros conhecidos da época não permitem afirmar se o discípulo era mesmo médico, ainda assim, algumas passagens bíblicas reforçam essa ideia. Um exemplo é uma epístola aos Colossenses na qual São Lucas é referenciado como “o amado médico”.

São Lucas é conhecido por ter escrito um dos quatro livros do Evangelho do Novo Testamento e por ter sido companheiro de Paulo, percorrendo diversas regiões e praticando a medicina por onde passava e conhecia pessoas que precisam de auxílio.

Devido esse cuidado com os próximos e a forma como era conhecido, São Lucas foi nomeado o Padroeiro dos Médicos por exercer a mesma profissão. Com isso, a Igreja Católica decidiu que a comemoração do dia do médico deveria ser feita no aniversário do padroeiro.

Ainda que as informações sobre a vida de São Lucas não sejam muito claras, há registros que afirmam que ele nasceu no dia 18 de outubro, sendo a data então escolhida como o dia do médico.

dia do médico

Veja também – Veja os 11 aplicativos que todo médico deve ter!

Como homenagear os médicos da sua clínica?

Após conhecer as origens religiosas e bíblicas da data é importante que os gestores de clínicas e hospitais desenvolvam alguma atividade nesse dia visando homenagear e agradecer esses importantes profissionais.

A seguir apresentamos algumas ideias de ações que podem ser realizadas nessa data visando maior satisfação dos profissionais, engajamento com a clínica e até mesmo relaxamento, reduzindo chances de erros médicos, por exemplo. Confira!

Promover palestra e eventos

Uma primeira dica para comemorar o dia do médico é realizar uma palestra com um nome expoente entre os profissionais da clínica, permitindo tanto uma atividade diferenciada como a valorização dos profissionais.

São diversas palestras que podem ser realizadas, que possibilitam ainda expandir e incentivar o aprimoramento desses colaboradores. Após a atividade pode ser realizado o sorteio de brindes, como livros, agendas e outros.

Para finalizar esse tipo de atividade é indicada a realização de uma confraternização, na qual profissionais de diferentes áreas possam conversar e ter um momento de descontração.

Oferecer um café da manhã especial

Outra opção de homenagem que pode ser colocada em prática no dia do médico é um café da manhã especial para os profissionais da clínica ou hospital. Lembre-se de diversificar o cardápio, com bebidas e petiscos para que os colaboradores possam desfrutar desse momento.

Caso opte pelo café da manhã garanta que a organização vai custear o agrado, fazendo com que ele seja de maior qualidade e demonstre realmente a gratidão pelo trabalho desempenhado pelos médicos durante todo o ano.

Os gestores ainda podem desenvolver algumas atividades durante esse evento, como homenagem especial aos profissionais mais antigos da casa, distribuição de brindes, oferecer um bônus, entre outras.

Realizar um jantar dançante

Para clínicas ou hospitais de maior porte e que possuem muitos profissionais em plantões variados e que, portanto, muitos não poderiam participar de atividades durante o expediente, como o café da manhã ou palestra, uma opção é um jantar dançante.

Esse tipo de atividade exige um investimento mais robusto com espaço, buffet, músicos, decoração e outros. Entretanto, é uma oportunidade única de homenagear os médicos que compõem a equipe.

Nesse tipo de cerimônia os diretores do centro médico podem discursar sobre o trabalho da equipe e também prestar homenagens aos profissionais presentes.

O diferencial é que se trata de uma festa maior e que será mais valorizada pelos médicos como uma homenagem mais entusiástica.

dia do médico

Valorizar o médico no dia a dia

Além das comemorações e homenagens específicas que podem ser realizadas no dia do médico para destacar a atuação deles, destaca-se a importância da valorização dos profissionais no dia a dia da clínica ou hospital.

Fornecer a estrutura adequada para o atendimento, respeitar os horários de plantão, dar suporte de equipe para o profissional e remunerá-lo adequadamente são todas atitudes que comprovam como os médicos são importantes.

Assim, além das homenagens voltadas para o dia do médico, mantenha um bom convívio com a equipe, investindo nas tecnologias que permitam aprimorar e facilitar o trabalho, dando suporte em caso de pacientes ansiosos, entre outras situações que dificultam a atuação do médico no dia a dia.

Dessa forma, garanta mais resultados e satisfação com a sua clínica, tanto pelos pacientes como para os profissionais que compõem a equipe.

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos