Cursos de atualização para os profissionais da saúde

 

Saiba como os cursos de atualização ajudam no desenvolvimento da carreira e da área médica!

Com a elevada taxa de desemprego realizar cursos de atualização é fundamental para manter-se competitivo no mercado de trabalho e ter os diferenciais necessários para uma atuação sólida e contínua.

Atualmente, um dos principais desafios dos profissionais de saúde é manter-se atualizado e atender às novas demandas da área que exigem conhecimento em tecnologia, humanização do atendimento e abordagem específica dos pacientes.

Pensando nesses desafios, explicamos a seguir a importância dos cursos de atualização na área da saúde e quais demandas essas novas formações atendem.

Por que investir em atualização profissional?

Na área da saúde, muitas oportunidades de atualização estão relacionadas à participação em congressos, palestras e workshops. A realização de cursos é outra opção para quem deseja manter-se atualizado.

Os motivos para participar desse tipo de atividade são diversos. A seguir destacamos os principais benefícios:

Diferencial competitivo

Um profissional com diferencial competitivo é aquele que domina os processos e soluções da área em que atua, realizando-os com excelência, mas também que agrega na empresa como um todo devido habilidades gerenciais, organizacionais ou mesmo interpessoais.

Na área da saúde isso pode significar um radiologista com pleno domínio técnico e teórico dos processos que realiza, mas também facilidade para gerenciar emergências, acalmar pacientes nervosos ou estabelecer uma rotina de trabalho mais produtiva.

Portanto, a atualização profissional auxilia nessa obtenção de atributos para executar uma função com mais propriedade e qualidade.

Atuação mais estratégica

Vantagem que impacta principalmente os profissionais em situação de liderança, mas não apenas. A atuação mais estratégica permite identificar oportunidades profissionais e investir em uma carreira mais consistente.

Por exemplo, um gestor que realiza um curso de atualização voltado aos softwares de gestão agregando à própria carreira, mas também tornando-se um profissional chave para que a instituição de saúde adote esse tipo de inovação.

Antecipar demandas

A antecipação de demandas está relacionada principalmente ao impacto da tecnologia na saúde. Um exemplo é conhecer os procedimentos para adoção da telessaúde em uma clínica.

Por meio da atualização, o profissional identifica as tendências do segmento em que atua, seja gestão hospitalar, enfermagem, radiologia, medicina ou outro, e busca por qualificações que preencham as novas demandas do mercado.

Um técnico em radiologia que sabe trabalhar com softwares e processos de telerradiologia, por exemplo, está antecipando-se às tendências na área, visto que o Conselho Federal de Medicina (CFM) prevê um aumento nesse tipo de solução.

Portanto, além de tornar o profissional mais completo para a atuação que ele exerce atualmente, os cursos de atualização contribuem para torná-lo mais apto a disputar vagas e buscar oportunidades de trabalho futuras.

Networking

Em todas as áreas o networking é fundamental e na saúde não é diferente. Esse tipo de relacionamento profissional oferece mais oportunidades de crescimento e identificação de novos desafios.

Estabelecer uma rede de contatos com colegas e professores garante não apenas a atualização, mas também o conhecimento sobre tendências e potenciais do setor.

 

Quais cursos de atualização na área da saúde?

Verifica-se assim que existem diversos motivos pelos quais vale a pena investir em cursos de atualização na área de saúde. No entanto, muitos profissionais têm dúvidas sobre quais deveriam ser as prioridades.

É necessário identificar os objetivos profissionais para responder essa questão, mas a seguir preparamos algumas dicas!

Públicos específicos

Cada vez mais a medicina é uma área que valoriza a especialização dos profissionais em busca de mais qualidade no atendimento aos pacientes.

Dessa forma, cursos focados em públicos específicos como neonatal, pediatria ou mesmo geriatria ganham mais evidência e preparam o profissional para uma demanda que é crescente.

Humanização

É necessário realizar curso para humanizar o atendimento? Em alguns casos é sim. As novas ferramentas e processos precisam ser pensados e incorporados na rotina médica para viabilizar a humanização.

Dessa forma, os cursos permitem uma visão mais ampla sobre a questão, auxiliando não apenas a melhorar o próprio atendimento, mas também dar suporte para pensar novos processos de atendimento que humanizem o relacionamento com os pacientes.

Gestão de processos

A gestão e avaliação de processos é outra área em crescimento. Com mais autonomia nos departamentos, os profissionais devem ser capazes de desenvolver metodologias que aumentem a produtividade e qualidade dos atendimentos.

Tecnologia

Por fim, a realização de cursos de atualização com foco nas novas tecnologias é determinante para que os profissionais de saúde mantenham-se atualizados, competitivos e eficientes.

Por exemplo, o domínio dos processos e tecnologias utilizados em serviços de telessaúde, telemedicina e telerradiologia. Com a expectativa de crescimento dessas áreas é preciso ter propriedade sobre os fatos e não apenas conhecer a existência da especialidade.

Aprender a utilizar softwares de gestão é outra demanda, pois a tendência é que os processos médicos tornem-se mais digitalizados, demandando esse conhecimento dos profissionais envolvidos em todas as áreas do serviço médico.

Portanto, investir em cursos de atualização, especialmente para domínio tecnológico, é fundamental para todos os profissionais da saúde visando mais qualidade e eficiência na prestação do atendimento e suporte médico.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia