Curso de Radiologia – Se prepare para outras áreas além da saúde!

Quando se fala sobre radiologia, a maioria das pessoas pensa exclusivamente na área da saúde, mas também é possível atuar em outras áreas

A associação de radiologia à medicina é imediata, e não há nem como dizer que isso é errado, já que é a área com a qual a maioria das pessoas tem mais contato. Porém, o ramo da radiologia é muito amplo e compreender várias outras atividades.

Quem procura pelas melhores instituições para o curso de radiologia nem sempre está em busca de atuar na área da saúde humana e pode se interessar mais pelas outras vertentes, como as de engenharia, aviação, indústria farmacêutica, alimentícia.

Muitos de nós até se surpreendem ao saber disso, mas depois de entender como funciona a atuação desses profissionais, ficará bem claro que eles também são muito importantes nessas outras áreas.

Entenda como um curso radiologia pode capacitar os profissionais a atuarem em áreas bem diferentes e o quão ampla pode ser sua atuação no mercado de trabalho!

Como o curso Radiologia pode ser aplicado fora da área médica?

Entre as principais atribuições que esses profissionais podem desempenhar como trabalho, destacam-se as seguintes:

Engenharia Civil

Em praticamente todo tipo de edificação, é essencial contar com estruturas metálicas, de modo a ajudar a suportar toda a sua carga e distribuí-la adequadamente, de modo a garantir a segurança do local.

Além disso, muitas tubulações de edificações também são metálicas, e pode ser necessário analisá-las para identificar algum eventual problema e não precisar quebrar toda a tubulação em busca desse problema.

Quem tiver concluído o curso radiologia pode atuar nessa área, já que isso o capacita a operar os equipamentos necessários para a verificação das estruturas, tubulações e demais itens que puderem ser identificados através das ondas de raio X.

Aviação

Aqui, o conceito é bem parecido com o da engenharia, mas o objeto da análise são os aviões, mais especificamente a sua fuselagem, que é a parte estrutural do avião e precisa estar em perfeitas condições para garantir a segurança do vôo.

As ondas eletromagnéticas de raio X possibilitam que se veja o estado da fuselagem. Qualquer eventual folga ou problema precisa ser consertada o quanto antes, e o profissional que tiver feito um curso radiologia pode operar os equipamentos.

 

Indústria Farmacêutica e Alimentícia

Nessas duas indústrias, a atuação dos radiologistas é bastante similar. Junto com os físicos e engenheiros de alimentos, quem atua com radiologia pode operar fontes radioativas que são usadas para esterilizar os equipamentos e medicamentos.

Além disso, os profissionais também podem aplicar os conhecimentos obtidos no curso radiologia para melhorar a qualidade das imagens e também a segurança dos equipamentos que são utilizados.

Como começar a atuar na Radiologia?

O primeiro passo para as pessoas que gostam da área e querem atuar nela profissionalmente é a inscrição em um curso radiologia, de nível tecnológico, que possui duração média de 3,5 anos.

Depois de sua conclusão, também é necessário se registrar no Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, que está presente em vários estados do país. Então, o profissional estará totalmente apto a trabalhar com a radiologia.

Essa grande variedade de áreas da radiologia pode fazer com que muito mais pessoas queiram atuar com ela, já que não será apenas em cuidados médicos que elas terão que atuar, segmento que nem sempre é o preferido por todos.

Muitas pessoas não sabem o que é telerradiologia, que também pode ser uma carreira interessante para as pessoas que gostem do segmento. Também conhecida como radiologia a distância, ela consiste na emissão remota de laudos de exames de imagem.

 

Saiba mais sobre
Telerradiologia

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

Essa, portanto, também pode ser outra área de atuação, que por mais que esteja compreendida na área da saúde, apresenta uma abordagem diferente e que pode ser interessante para muitos.

É muito interessante aprender sobre essa variedade que o curso radiologia disponibiliza, já que pessoas que não têm muita afinidade com a saúde também podem se tornar radiologistas e atuar com aquilo que mais gostam, seja qual for a área escolhida!

Você irá seguir a área da saúde mesmo assim ou mudou sua opinião? Entre em contato conosco!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia