Conheça algumas tendências de destaque para a área da saúde.

Vários pacientes já estão passando pela experiência de terem suas consultas realizadas por vídeo, e em um futuro próximo receberão diagnósticos e prescrições médicas por meio de aplicativos da área da saúde além de terem seu celulares, como ferramentas de complementares ao atendimento médico.

Sempre com objetivo de favorecer o bem estar do paciente e também com a redução de custos, mas sem perder a qualidade dos serviços oferecidos, estes e outros avanços se farão presentes no gerenciamento de ferramentas e equipamentos, listados a seguir.

Armazenamento em nuvem (Cloud Computing) na área da saúde

A tecnologia de armazenamento em nuvem fará com que as grandes quantidades de dados de saúde sejam de fácil acesso e análise, o que facilitará a inovação e avanço.

Para os médicos e pacientes, a transição dos registros médicos do papel para os meios digitais e, em seguida, o armazenamento deles na nuvem, melhorará as necessidades diárias da comunidade médica. Entre os benefícios estão a racionalização de faturamento, acesso dos pacientes às suas informações, maior engajamento e acesso ao histórico completo dos pacientes.

Telemedicina

A telemedicina permite que os pacientes conectem-se com os médicos por meio de dispositivos móveis e videochats, uma tendência que está ganhando cada vez mais força.

A telemedicina abrange toda a prática médica que é feita à distância, independentemente do objeto utilizado para que ocorra essa interação. Com isso, as interações entre médicos e pacientes se tornarão mais frequentes e se expandirão principalmente para área remotas, onde o atendimento e acesso a serviços da área de saúde são escassos.

Laudos a distância 

Outra tendência que tem ganhado cada vez mais espaço na área da saúde são os laudos a distância. Eles são que resultados de exames específicos avaliados por médicos especialistas e que podem ser acessados por diversos aparelhos eletrônicos.
Para as clínicas ou consultórios que contam com uma alta demanda de exames, os laudos à distância são excelentes opções de custo-benefício, pois além da agilidade de entrega, há também o suporte da empresa contratada e a satisfação do paciente. Destacamos a telerradiologia como exemplo desta agilidade e segurança no envio de laudos.

Smartphones, aplicativos e wearables

Atualmente, o avanço da tecnologia tem se tornado um aliado à saúde. Smartphones, aplicativos e wearables (dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário.) ajudam na análise de pressão arterial, atividades físicas e alimentação saudável, aplicativos que favorecem o cuidado com a saúde e bem estar.

No entanto, essas ferramentas são apenas algumas das tendências voltadas para a área da saúde. Com objetos cada vez mais sofisticados, a capacitação dos pacientes no monitoramento do próprio corpo é uma excelente maneira de autoconscientização e uma rica fonte de informações para os profissionais da área.

Big Data

Com o volumoso acúmulo de dados oriundos do Big Data, há também um grande impacto positivo na saúde da população. O acesso e aproveitamento dessas informações permite que médicos e pesquisadores compreendam melhor as doenças, segmentem os recursos para a obtenção de tratamentos mais eficazes, consigam identificar índices epidemiológicos de uma determinada população mais rapidamente e propor mudanças, entre outros.

Estes são apenas alguns exemplos dos tempos que estamos vivendo, onde a tecnologia e os mais diversos avanços estão transformando todos os aspectos da forma de como vivíamos. Talvez a nenhum setor seja mais importante e necessário estas transformações como a área da saúde, por ser uma das mais precárias do país e que merece total atenção.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia