Como você pode aumentar a agilidade dos laudos inovando com Telerradiologia

Obtenha resultados mais rápidos utilizando sistemas de exames online

A evolução da tecnologia fez com que os consumidores passassem a ser mais exigentes no que diz respeito à velocidade das respostas. Antes, era comum que o resultado de um exame demorasse até duas semanas para ficar pronto, mas hoje ninguém está disposto a esperar mais tanto tempo assim.

Felizmente, existem soluções tecnológicas que são capazes de tornar mais ágil esse processo. Estamos falando da telerradiologia, um sistema que permite que você envie as imagens do exame pela internet para uma central e, em menos tempo, receba de volta os laudos prontos, até mesmo com mais qualidade do que eles teriam se você fizesse tudo internamente.

Mas como isso é possível? Conhecer um pouco mais sobre telerradiologia e laudos a distância é tudo o que você precisa para que a sua clínica ou hospital sejam vistos de forma inovadora pelos seus clientes.

Aumento da velocidade de entrega dos resultados

 

A telemedicina veio para ficar. Por meio dela, existem diversas soluções que permitem aos consultórios deixar de perder tempo com itens considerados mais burocráticos ou que antes requeriam atenção de uma forma demasiada. É o caso da telerradiologia, cujo trabalho maior estava não no exame em si, mas sim na hora de fazer os laudos técnicos.

Com o método de exames online, o tempo de entrega dos resultados é reduzido drasticamente. Em muitos casos, o prazo pode cair de nove dias para 24 horas. Como isso é possível? É simples. Graças à central de laudos técnicos, há demanda e profissionais trabalhando o tempo todo para entregar o maior número possível de laudos para clínicas e hospitais de todo o Brasil.

Dentro da data contratada, você poderá acessar os relatórios por meio de um ambiente virtual, já disponibilizados em papel timbrado personalizado, e disponibilizá-los posteriormente aos seus clientes. O processo é simples e todo o aprendizado e treinamento são feitos pela própria empresa que fornece o serviço.

Menos burocracia e mais exames

Quando seus colaboradores passam a dedicar mais tempo na realização de exames e no atendimento aos pacientes, certamente você poderá colher muitos resultados bons em função disso. No caso, você pode ampliar o número de pessoas atendidas, já que aqueles profissionais que antes se dedicavam a “laudar” exames, agora podem realizar mais atendimentos.

Além disso, outra vantagem é o fato de que você pode se dedicar a oferecer outros tipos de exames também, que sejam compatíveis com as técnicas de telerradiologia. Com uma oferta maior de possibilidades em um mesmo lugar, os pacientes podem resolver todos os seus problemas sem precisar ir de um laboratório para outro, o que torna tudo mais ágil e simples.

Exames online tendem a crescer muito mais no Brasil

 

Estima-se hoje que, nos Estados Unidos, mais da metade das clínicas e hospitais já utilizem sistemas de exames online para dar vazão às demandas dos seus pacientes. No Brasil, ao menos por enquanto, esses números são menores, mas o crescimento tem sido contínuo nos últimos anos.

Grande parte disso se deve a dois fatores. O primeiro deles é o aumento na qualidade das conexões com a internet. Hoje, a internet de banda larga já é uma realidade na maioria das cidades e o custo está cada vez menor. Isso torna possível a consolidação do modelo, já que há menos oscilações e a velocidade da entrega é garantida. O outro é consequência do primeiro. Com a consolidação vem o aumento da demanda, e com isso caem os custos para todos os envolvidos.

Resultados mais ágeis significam prevenção mais eficaz

Pensando em termos de saúde para o paciente, o fato de ele conseguir ter acesso ao resultado de exames em um tempo menor faz toda a diferença na hora de se prevenir de alguma doença. Após uma consulta, hoje, o prazo médio para retorno com os exames realizados é de duas a três semanas.

Isso acontece por várias razões, mas duas delas são o tempo de agendamento de um exame e o tempo de espera pelo laudo técnico. Os exames online eliminam de uma vez por todas essas situações, já que as clínicas conseguem atender a demanda maior de exames e as respostas chegam de maneira mais rápida às suas mãos. Dependendo do caso, é possível conseguir uma consulta de retorno na mesma semana.

Sistema de urgência também não ficam desatendidos

 

Se no dia a dia reduzir a espera por um laudo de 9 dias para 24 horas é uma evolução e tanto, em casos emergenciais esperar 24 horas por um resultado pode fazer a diferença entre vida e morte. Para esses casos, os sistemas de telerradiologia também têm a solução, sendo capazes de entregar exames online em até 30 minutos.

A DiagRad, por exemplo, oferece laudos customizáveis para diversas subespecialidades da telemedicina, como cabeça e pescoço, mama, medicina interna e neurorradiologia. Em todos os casos, o padrão de qualidade é mantido e o mais importante é a possibilidade de entrega imediata dos resultados para o médico, para que ele possa tomar as melhores decisões.

Em linhas gerais, não é difícil perceber que os exames online trazem muito mais vantagens do que desvantagens. A um custo menor e com mais agilidade, as clínicas têm condições de suprir as demandas de forma simples, ampliando o atendimento e oferecendo resultados com maior qualidade. Vale a pena entrar em contato com uma empresa especializada para conhecer mais sobre o assunto.

Saiba como a DiagRad pode te beneficiar com a telerradiologia e laudos a distância 24h por dia.

Faça parte dessa inovação em Telerradiologia!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia