Como contratar serviços de telerradiologia para a sua clínica ou hospital?

Entenda como é possível desfrutar de todos os benefícios do serviço de Telerradiologia que a cada dia que passa ganha mais adeptos

Os serviços de telerradiologia estão se tornando cada vez mais presentes em clínicas e hospitais brasileiros e essa é uma das melhores notícias que o consumidor poderia ter.

Não é de hoje que os estabelecimentos de saúde do país estão de olho na modernização das tecnologias que oferecem, visando diminuir custos e aumentar a produtividade. E os laudos a distância vão justamente ao encontro dessa premissa. Nos Estados Unidos esse cenário já está bem mais avançado. Por lá, estima-se que mais da metade dos estabelecimentos hospitalares utilizem os sistemas de laudos a distância como uma forma de ampliar a capacidade de atendimento.

Esse desenvolvimento mais rápido foi possível especialmente graças à melhor infraestrutura de comunicação do país. O Brasil segue atrás nesse sentido, mas nos últimos anos a evolução foi considerável, a ponto de hoje a telerradiologia ser acessível para qualquer clínica. 

 

Mas você já sabe como deve proceder para contratar um serviço como esse para o seu hospital? Isso é o que você vai descobrir agora nesse artigo.

Contratar uma empresa de telerradiologia não é um bicho de 7 cabeças. Preparamos um e-book com os 5 passos para começar a investir em TelerradiologiaMas, se tiver dúvidas, ainda, preparamos algumas dicas essenciais para começar.

O que é necessário para contratar uma empresa de telerradiologia?

1º passo: a sua infraestrutura

Antes de tudo, é preciso pensar na sua própria infraestrutura. A boa notícia, nesse caso, é que as exigências para contratar um serviço de telerradiologia são mínimas e é muito provável que você já cumpra os requisitos necessários. Isso é fundamental, pois é por meio dela que você passará a transmitir as imagens obtidas nos exames para uma central de radiologia

Em resumo: você precisa que o seu estabelecimento tenha uma boa conexão de banda larga com a internet. A captura das imagens seguirá sendo feita pelos mesmos equipamentos que você já possui, de forma que não será necessário alterar nada no maquinário que você já utiliza.

 2º passo: a integração dos serviços

Em um segundo momento entra em cena a empresa de telerradiologia, como a DiagRad.

Ao entrar em contato com uma companhia do setor, elas imediatamente disponibilizam um orçamento completo, avaliando as condições do seu estabelecimento e informando que outros itens serão necessários para implantação do serviço. 

Tudo isso vai constar nos valores finais e o processo de implantação do novo serviço é feito completamente pela empresa. A partir desse momento você não precisa se preocupar com mais nada.

3º passo: aumentando a oferta

Basicamente é apenas isso. Depois de você avaliar a sua própria infraestrutura e orçar os serviços de laudos a distância, tudo está pronto para ser implantado.

O processo demora alguns dias e rapidamente você já estará desfrutando dos novos serviços. Porém, com as novidades, você muito provavelmente terá que reorganizar seus colaboradores de forma que eles possam ser mais produtivos nesse novo formato de negócios.

Um reflexo comum àqueles que contratam um serviço de telerradiologia é o aumento nas demandas. Isso acontece porque profissionais que até então eram responsáveis por laudar exames costumam ser deslocados para áreas de atendimento ao público. Assim, as possibilidades de atendimento da sua clínica aumentam sem que para isso seja necessário contratar novos colaboradores.

Algumas clínicas optam ainda por oferecer uma nova gama de exames, uma vez que o foco agora passa a ser o atendimento ao público e não as equipes responsáveis por elaborar os laudos.

 

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

4ºpasso: foco no atendimento hospitalar

Com tudo funcionando, seu foco passa a ser o atendimento ao público. Por oferecer um serviço com maior qualidade e maior rapidez na entrega dos resultados, é natural que a procura por parte dos pacientes aumente.

Esse crescimento, obviamente, não acontece da noite para o dia, mas você pode estimular a procura deixando claro para os médicos da sua rede o quão rápidos os resultados podem chegar às mãos deles.

Esse é o momento em que todos saem ganhando: os pacientes, pelo fato de terem acesso mais rápido aos resultados dos laudos; os médicos, que veem o intervalo entre uma primeira consulta e uma consulta de retorno cair; e as clínicas e hospitais, que além de terem clientes mais satisfeitos, reduzem os custos e aumentam a produtividade.

Mas, quanto custa um serviço de telerradiologia?

Outra dúvida recorrente das clínicas e hospitais é com relação aos valores de implantação de um projeto como esse. Sabe-se que há redução das despesas, com menor necessidade de investimento em profissionais para laudos, servidores e segurança, por exemplo.

E a boa notícia é que o aumento da demanda de exames não vai deixar tudo mais caro. Isso acontece porque os exames são pagos individualmente. Ou seja, se no começo você não conseguir aumentar a demanda, não tem problema. Não há exigência de um número mínimo de exames por mês, o que torna a infraestrutura mais enxuta.

Em outras palavras, você paga apenas aquilo que utilizar, o que permite que as suas contas de mantenham sempre equilibradas nesse sentido.

Entre em contato hoje mesmo com uma empresa de telerradiologia

A DiagRad é uma empresa especializada em telerradiologia conta com uma equipe de consultores técnicos especialistas no atendimento a estabelecimentos de saúde. Assim, qualquer dúvida técnica que surgir no processo é sanada imediatamente.

Quero um orçamento

Os consultores da DiagRad estão sempre à disposição para encontrar as melhores alternativas possíveis para que você possa fazer parte o quanto antes do grupo de companhias que já desfrutam dos serviços de telerradiologia com o sistema de exames laudados a distância e enviados para clínicas e hospitais em todo o país.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia