Como funciona a classificação internacional OIT para radiografias

Entenda os processos exigidos para realização de radiografias dentro dos padrões da OIT, Organização Internacional do Trabalho.

Utilizado especificamente para ajudar a identificar problemas de saúde causados no ambiente de trabalho, as radiografias OIT, são essenciais na hora de fazer os exames para contratação de novos funcionários.

Trabalhadores que são expostos a riscos de saúde, como: inalação de poeira, carregamento de peso, exposição a material químico ou radioativo, devem realizar periodicamente o exame, a fim de prevenir futuras doenças. raio-x OIT é capaz de detectar fraturas nos ossos, problemas na coluna e até mesmo tumores ou massas cancerígenas.

Quando ocorre um acidente de trabalho, por exemplo, e é necessário realizar um laudo de emergência, as radiografias são as mais indicadas para diagnosticar rapidamente a gravidade da fratura ou situação.

Análise Raio X OIT Para Novos Funcionários

Classificação das radiografias

Com o objetivo de padronizar as classificações das radiografias, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estabeleceu normas a serem seguidas para realização e análise. Existem parâmetros mínimos para realizar o raio-x e diagnosticar possíveis doenças, de acordo com o padrão da OIT.

Alguns deles são:

  • É necessário que o exame seja executado por um Médico Radiologista especializado em Radiologia e Diagnóstico por imagem ou um técnico registrado no Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia.
  • Que a empresa possua um alvará de funcionamento da Anvisa específico para radiologia e contenha medidas de radiações de fuga.
  • Também é necessário um registro no Conselho Regional de Medicina específico para Radiologia.
  • As salas de realização do raio-x devem ter no mínimo 25 metros quadrados, com paredes e portas revestidas com chumbo, além dos avisos de funcionamento e luz vermelha para o aviso dos disparos de raio.
  • A identificação dos filmes deve conter o nome do paciente, data do exame e o número do prontuário ou ordem de serviço.
  • O laudo do exame deve ser assinado pelo médico responsável e o diagnóstico deve ser feito de acordo com o padrão estabelecido pelos critérios de avaliação da OIT.

 

Utilizando a radiografia a seu favor

Além de diagnosticar as doenças causadas pela insalubridade no ambiente de trabalho, o raio-x OIT, também pode contribuir para verificar se o funcionário possui uma doença pré-existente que possa afetar no seu desempenho profissional. Isso ajuda a prevenir na contratação de colaboradores que poderão utilizar as doenças como armas para possíveis processos trabalhistas.

Para aqueles trabalhadores que são expostos diariamente a poeiras ou sobrecarga, por exemplo, a realização periódica dos exames de imagem, ajudam a verificar a situação de saúde e garantir um diagnóstico precoce.

É importante ressaltar que em casos de acidentes de trabalho, os laudos de emergência ficam prontos instantaneamente, para que os devidos tratamentos sejam aplicados.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Laudos a distância

 

Nestes casos, uma empresa de telerradiologia pode ajudar com o envio de laudos a distância de acordo com a classificação internacional OIT para radiografias. Portanto, é importante estar resguardado de informações e técnicas que possam contribuir para manter a saúde de seus funcionários sempre em dia.

 

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Orçamentos

Eu gostaria de receber as novidades da DiagRad.

Sua mensagem foi enviada.
Orçamentos