Como aumentar o lucro de uma Clínica ou Hospital?

Gerenciar ou administrar uma clínica ou hospital, geralmente é uma tarefa bem complexa, principalmente levando-se em consideração que a maioria das faculdades de medicina do país pouco ou quase nada trabalham questões relacionadas ao empreendedorismo ou administração de empresas.

Devido a isto, selecionamos algumas dicas para que o auxiliem de alguma forma na gestão e consequentemente no aumento do lucro de sua clínica médica, tornando o seu negócio um verdadeiro case de sucesso na área da medicina.

 

Um fluxo de caixa correto é um grande aliado.

Este é um dos erros mais comuns do médicos ou profissionais da saúde iniciantes, o erro de não fazer o fluxo de caixa corretamente. Acontece uma mistura de gastos pessoais com gastos da empresa. Isso é um erro que deve ser evitado para que você tenha uma real noção do que é gasto em cada área da sua clínica.

O ideal a se fazer é que de acordo com a sua média de lucros, seja definido os gastos da clínica e que suas contas pessoais sejam pagas com esse dinheiro e não com os valores do caixa.

 

Atendimento é primordial, por isso invista em atendentes com experiência.

Quem é responsável pela parte financeira e de cobranças na clínica, bem como faz o atendimento aos pacientes ou ainda a marcação das consultas é a atendente/secretária. Por se tratar de uma profissional tão importante, a seleção para contratação deve ser bastante rigorosa.

Uma ideia interessante é contratar como secretária uma profissional que possua curso técnico em enfermagem ou alguma especialização na área da saúde que irá atuar, de modo que ela possa desenvolver e auxiliar os médicos ou ténicos em atividades corriqueiras como organização de prontuários, por exemplo.

 

O marketing é fator determinante no mercado.

É claro que a medicina exige alguns parâmetros éticos para o marketing, mas isso não quer dizer que não deva haver nenhum investimento no marketing da clínica. E para essa divulgação, o investimento pode ser tanto em mídias tradicionais, como nas mídias digitais.

A ideia de investir em diferentes tipos de mídias está relacionada com o foco em diferentes tipos de públicos. Um público mais tradicional pode ser atingido com um anúncio em jornal impresso, enquanto o público jovem em ações no meio online, como as redes sociais.

 

Consolide sua marca.

Para se tornar uma referência na área da medicina em que atua e consequentemente lucrar mais, é necessário a clínica ter uma marca consolidada perante os públicos e isso só é possível se algumas ações estratégicas forem adotadas.

Você pode realizar um trabalho de branding, por exemplo, desenvolvendo uma identidade visual bem pensada e que cumpra com o objetivo de passar aos pacientes uma mensagem de qualidade, seriedade e competência. Que alcance um posição única na mente do consumidor.

 

Investimentos em novas tecnologia.

A tecnologia deve se tornar uma aliada na sua clínica, seja na parte administrativa e burocrática, como em um software de gestão, por exemplo, como em equipamentos modernos para a realização de testes e exames nos pacientes.

Além disso, você pode terceirar serviços e assim otimizar seus gastos. É possível trabalhar com laudos à distância, sem que isso resulte na perca da qualidade do seu atendimento. A Telemedicina vem se fortalecendo cada dia mais e mostrando seus benefícios tanta na área de gestão quanto na otimização de atendimento aos pacientes. Fique sempre conectado a este mercado em constante evolução e as suas tendências e seja um gestor de sucesso assim como a clínica que administra.

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia