Como aumentar o lucro de uma Clínica ou Hospital?

Gerenciar ou administrar uma clínica ou hospital, geralmente é uma tarefa bem complexa, principalmente levando-se em consideração que a maioria das faculdades de medicina do país pouco ou quase nada trabalham questões relacionadas ao empreendedorismo ou administração de empresas.

Devido a isto, selecionamos algumas dicas para que o auxiliem de alguma forma na gestão e consequentemente no aumento do lucro de sua clínica médica, tornando o seu negócio um verdadeiro case de sucesso na área da medicina.

 

Um fluxo de caixa correto é um grande aliado.

Este é um dos erros mais comuns do médicos ou profissionais da saúde iniciantes, o erro de não fazer o fluxo de caixa corretamente. Acontece uma mistura de gastos pessoais com gastos da empresa. Isso é um erro que deve ser evitado para que você tenha uma real noção do que é gasto em cada área da sua clínica.

O ideal a se fazer é que de acordo com a sua média de lucros, seja definido os gastos da clínica e que suas contas pessoais sejam pagas com esse dinheiro e não com os valores do caixa.

 

Atendimento é primordial, por isso invista em atendentes com experiência.

Quem é responsável pela parte financeira e de cobranças na clínica, bem como faz o atendimento aos pacientes ou ainda a marcação das consultas é a atendente/secretária. Por se tratar de uma profissional tão importante, a seleção para contratação deve ser bastante rigorosa.

Uma ideia interessante é contratar como secretária uma profissional que possua curso técnico em enfermagem ou alguma especialização na área da saúde que irá atuar, de modo que ela possa desenvolver e auxiliar os médicos ou ténicos em atividades corriqueiras como organização de prontuários, por exemplo.

 

O marketing é fator determinante no mercado.

É claro que a medicina exige alguns parâmetros éticos para o marketing, mas isso não quer dizer que não deva haver nenhum investimento no marketing da clínica. E para essa divulgação, o investimento pode ser tanto em mídias tradicionais, como nas mídias digitais.

A ideia de investir em diferentes tipos de mídias está relacionada com o foco em diferentes tipos de públicos. Um público mais tradicional pode ser atingido com um anúncio em jornal impresso, enquanto o público jovem em ações no meio online, como as redes sociais.

 

Consolide sua marca.

Para se tornar uma referência na área da medicina em que atua e consequentemente lucrar mais, é necessário a clínica ter uma marca consolidada perante os públicos e isso só é possível se algumas ações estratégicas forem adotadas.

Você pode realizar um trabalho de branding, por exemplo, desenvolvendo uma identidade visual bem pensada e que cumpra com o objetivo de passar aos pacientes uma mensagem de qualidade, seriedade e competência. Que alcance um posição única na mente do consumidor.

 

Investimentos em novas tecnologia.

A tecnologia deve se tornar uma aliada na sua clínica, seja na parte administrativa e burocrática, como em um software de gestão, por exemplo, como em equipamentos modernos para a realização de testes e exames nos pacientes.

Além disso, você pode terceirar serviços e assim otimizar seus gastos. É possível trabalhar com laudos à distância, sem que isso resulte na perca da qualidade do seu atendimento. A Telemedicina vem se fortalecendo cada dia mais e mostrando seus benefícios tanta na área de gestão quanto na otimização de atendimento aos pacientes. Fique sempre conectado a este mercado em constante evolução e as suas tendências e seja um gestor de sucesso assim como a clínica que administra.

 

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Orçamentos

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.

Eu gostaria de receber as novidades da DiagRad.

Sua mensagem foi enviada.
Orçamentos