Artrogripose Pode Ser Causada Por Zika Vírus

Recentemente, um grupo de cientistas brasileiros publicou pela primeira vez um estudo que conecta a incidência da síndrome de artrogripose em bebês ao vírus Zika transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. A artrogripose é uma síndrome que atinge principalmente as articulações dos membros superiores e inferiores, causando deformidades e fraqueza muscular.

A pesquisa comandada pela neuropediatra Vanessa Van Der Linden analisou sete bebês nascidos em Pernambuco com infecção por zika e foi capaz de demonstrar que a artrogripose desses bebês tem sua origem no processo de formação dos neurônios.

Através dos exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética, os pesquisadores descartaram outras hipóteses que poderiam ser causadoras da síndrome nos bebês. As imagens obtidas através dos exames permitiram que eles descobrissem a falta de anomalias nos ligamentos e região óssea, que são as áreas atingidas nos demais casos de artrogripose.

Dessa forma, os cientistas levantam a hipótese de que o vírus Zika cause danos a formação dos neurônios motores, fazendo com que eles percam a habilidade de controlar a contração e relaxamento de certos músculos, o que explicaria as deformações observadas nos casos analisados. Também foi apontado que quatro crianças possuíam a medula espinhal mais fina e apresentavam danos cerebrais. Características que reforçam a hipótese levantada pela equipe da Dr. Vanessa Van Der Linden.

Com a continuação do estudo e análise de mais casos será possível compreender de maneira mais precisa quais são os sintomas advindos do vírus zika, quais são os mecanismos de infecção e quais medidas devem ser tomadas durante o tratamento de pessoas infectadas por ele.

 

Relação com a Microcefalia

A pesquisa ainda relatou que das setes crianças, seis tinham microcefalia e apresentavam mostras de calcificação no cérebro. Acredita-se que isso ocorra devido as lesões causadas pelo zika vírus no cérebro, ocasionando o aparecimento de “cicatrizes” preenchidas por cálcio.

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Orçamentos

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.

Eu gostaria de receber as novidades da DiagRad.

Sua mensagem foi enviada.
Orçamentos