Artrogripose Pode Ser Causada Por Zika Vírus

Recentemente, um grupo de cientistas brasileiros publicou pela primeira vez um estudo que conecta a incidência da síndrome de artrogripose em bebês ao vírus Zika transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. A artrogripose é uma síndrome que atinge principalmente as articulações dos membros superiores e inferiores, causando deformidades e fraqueza muscular.

A pesquisa comandada pela neuropediatra Vanessa Van Der Linden analisou sete bebês nascidos em Pernambuco com infecção por zika e foi capaz de demonstrar que a artrogripose desses bebês tem sua origem no processo de formação dos neurônios.

Através dos exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética, os pesquisadores descartaram outras hipóteses que poderiam ser causadoras da síndrome nos bebês. As imagens obtidas através dos exames permitiram que eles descobrissem a falta de anomalias nos ligamentos e região óssea, que são as áreas atingidas nos demais casos de artrogripose.

Dessa forma, os cientistas levantam a hipótese de que o vírus Zika cause danos a formação dos neurônios motores, fazendo com que eles percam a habilidade de controlar a contração e relaxamento de certos músculos, o que explicaria as deformações observadas nos casos analisados. Também foi apontado que quatro crianças possuíam a medula espinhal mais fina e apresentavam danos cerebrais. Características que reforçam a hipótese levantada pela equipe da Dr. Vanessa Van Der Linden.

Com a continuação do estudo e análise de mais casos será possível compreender de maneira mais precisa quais são os sintomas advindos do vírus zika, quais são os mecanismos de infecção e quais medidas devem ser tomadas durante o tratamento de pessoas infectadas por ele.

 

Relação com a Microcefalia

A pesquisa ainda relatou que das setes crianças, seis tinham microcefalia e apresentavam mostras de calcificação no cérebro. Acredita-se que isso ocorra devido as lesões causadas pelo zika vírus no cérebro, ocasionando o aparecimento de “cicatrizes” preenchidas por cálcio.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia