10 dicas para radiologistas otimizarem sua clínica

A realidade de grande parte dos Radiologistas no Brasil é de sobrecarga. Grande parte desses profissionais passam por problemas como longas jornadas semanais, plantões ininterruptos e o acúmulo de mais de um emprego ou cargo em uma clínica ou mais.

Em muitos casos, os profissionais desta área também assumem cargos administrativos em clínicas e consultórios, o que gera o acúmulo de mais obrigações e tarefas. Em diversos casos, existe a falta preparo para essa função, algo que pode levar a outros problemas.

Por conta do despreparado, algumas consequências negativas podem surgir, como os gostas desnecessários e o planejamento financeiro inadequado. Esses erros atingem diretamente o orçamento e podem ser cruciais para uma clínica ou consultório.

Para lhe ajudar a se prevenir contra essas falhas, e até mesmo reverte-las caso você esteja cometendo alguma, nós da equipe DiagRad Telerradiologia preparamos estas 10 dicas. Confira abaixo, e as coloque em prática para otimizar a gestão da sua clínica:

 

1. Esteja Ciente dos Ganhos e Gastos

Ter essas informações é o primeiro passo para uma boa administração do seu consultório. Atualmente existem softwares de gestão que são muito úteis para essa função. Busque fazer relatórios mensais e tenha um plano financeiro bem definido. A orientação de um profissional do setor administrativo pode ser bem-vinda.

 

2. Gastos Pessoais x Gastos do Consultório

Esse é um passo básico também, no entanto muitos ainda cometem esse erro. No início, isso pode não apresentar consequências sérias, porém com o passar do tempo, esse erro se tornará uma bola de neve e resultará em graves problemas. Trace uma divisa bem clara, e não ultrapasse.

 

3. Tenha um Plano de Carreira

Trace metas e objetivos claros e possíveis de serem alcançados e quando os alcançar, trace outros. Pense nos detalhes e não se esqueça da aposentadoria. Uma rotina pesada de trabalho é comum no começo, mas deve ser opcional no fim da carreira. Planejar seu futuro é o segredo para começar a vive-lo no seu presente.

 

4. Conheça a Gestão Financeira do Seu Consultório

Se possível, tenha uma área responsável por essa questão dentro da própria clínica. Caso, essa não seja uma opção, opte pela terceirização deste serviço. Mas não deixe de entender sobre o assunto, pois assim você poderá acompanhar de perto a gestão do seu consultório.

 

5. Cobre Um Valor Justo

Saber qual valor cobrar pelo seu serviço pode gerar muitas dúvidas, principalmente no início da carreira. Caso você esteja se questionando sobre esse assunto, pesquisar o valor cobrado pelos demais profissionais da sua área de atuação é uma boa ideia. Na hora de fixar o preço leve em conta a capacidade de atendimento da sua clínica e tenha em mente que o valor acumulado no fim do mês deverá servir para cobrir todas as despesas e gerar o seu lucro.

 

6. Tenha Uma Reserva

Não espere que a sua renda esteja grande para começar a sua reserva. Se você está começando o seu projeto de poupança, busque separar um valor proporcional aos seus ganhos. Isso ajudará em situações imprevistas e também caso você resolva expandir o seu negócio.

 

7. Saiba Arriscar

É importante ter consciência das capacidades do seu próprio negócio para não errar na hora de arriscar. Antes de expandir ou investir em equipamentos ou em uma nova área de atuação, faça uma pesquisa para saber se é viável economicamente ou não. Outro ponto chave é saber lidar com o otimismo e com o pessimismo. Em excesso, ambos são prejudiciais.

 

8. Saiba Quem São Seus Pacientes

Pesquise o perfil das pessoas que você deseja atender e planeje seu consultório de acordo com os resultados obtidos. Ter um ambiente aconchegante e que atenda ao gosto e às necessidades dos seus pacientes é uma ótima medida para fazer com que eles aprovem o seu trabalho e o anunciem para outras pessoas.

 

9. Evite Atrasos

Muitas vezes nós buscamos resolver os problemas apenas quando percebemos a existência deles. Por isso, esteja sempre atento aos prazos para entrega de laudos e resultados de exames. Evite sobrecarregar sua equipe e opte por empresas que realizem esse trabalho à distância, como a DiagRad Telerradiologia. Dessa forma, você conseguirá otimizar o tempo e a capacidade de atendimento do seu consultório. O que trará resultados extremamente benéficos ao seu orçamento mensal.

 

10. Lembre-se de Viver

Por natureza, a radiologia é uma profissão que requer muito tempo e dedicação. Contudo, é necessário que você saiba equilibrar sua vida pessoal com seus objetivos profissionais. Dessa forma você será capaz de viver com qualidade e sucesso.

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Orçamentos

Eu gostaria de receber as novidades da DiagRad.

Sua mensagem foi enviada.
Orçamentos