Telemedicina em hospitais: 10 dicas para usar e começar a economizar

Use os recursos de telemedicina a seu favor e entenda como ela pode auxiliar na redução de custos hospitalares:

A telemedicina já não é mais um sonho. Em muitos hospitais e clínicas ela já se tornou realidade, agilizando procedimentos, diminuindo custos e ajudando a salvar mais vidas com diagnósticos mais precisos e ágeis. Porém, como acontece com toda nova tecnologia, ainda é grande o número de pessoas que desconfia do seu real potencial.

Entretanto, a lista de vantagens que a telerradiologia traz para a medicina só aumenta a cada dia.

Para os gestores e proprietários de clínicas, hospitais e laboratórios, há ainda outro fator que pode ser decisivo na hora de migrar para o mundo digital: a redução de custos. Fazer mais e melhor, gastando menos e de forma mais rápida. Parece um sonho, não é mesmo?

Porém, é o que tem se percebido na prática na maioria dos casos. Listamos aqui dez dicas e razões pelas quais vale a pena dedicar um tempo dos seus estudos para conhecer as vantagens que a telemedicina proporciona, e de que maneira seu hospital pode economizar muito ao adotar essa metodologia.

Vantagens da telemedicina

1 – Você vai ganhar tempo

A partir do momento em que você passa a usar os recursos de telemedicina, o primeiro impacto positivo que você via perceber é o ganho de tempo. Exames que antes demoravam até 10 dias para terem os seus laudos concluídos, agora ficam prontos em até 24 horas. Isso pode gerar uma boa economia nas contas no final do mês, já que você otimiza os processos na empresa.

2 – Você pode fazer mais exames com o mesmo número de colaboradores

 

Essa é outra grande vantagem que os serviços de telerradiologia são capazes de proporcionar. Com exames sendo entregues mais rápidos e laudos sendo centralizados em uma empresa especializada, sobra mais tempo para seus colaboradores se dedicarem ao atendimento de pacientes, o que consequentemente gera maior receita em função disso.

Entenda melhor o que é telerradiologia e seus benefícios!

3 – Os custos com pessoal podem diminuir

Sem a telemedicina era preciso ter um equilíbrio entre o número de exames realizados e o número de exames que a sua equipe técnica era capaz de dar conta de elaborar laudos. Agora, com os recursos online, isso não acontece mais e você pode optar por seguir a linha de realizar mais exames ou ainda enxugar o seu quadro de colaboradores. As duas hipóteses podem apresentar economia.

4 – Redução drástica nos custos de logística

Outro campo em que será possível perceber redução de custos com o auxílio da telemedicina é na área de logística. Muitas clínicas, hospitais e laboratórios utilizam parceiros que recebem imagens de exames, por exemplo, via entrega de moto dentro da mesma cidade. Esse é um custo operacional que você pode eliminar de uma vez por todas com a internet.

5 – Menos gastos com segurança

 

Ao contratar uma ferramenta ou software de telerradiologia você já recebe junto a garantia de que o sistema em questão é seguro e criptografado. Essa é uma garantia necessária para que, mesmo em caso de uma invasão, as informações dos seus pacientes não sejam comprometidas. Quem usa servidores locais para armazenar isso tem um gasto extra com segurança.

6 – Dispensa do uso de servidores locais

Com todas as informações centralizadas na nuvem, você também não vai mais precisar dos dispendiosos servidores locais. Isso inclui tanto a estrutura física, que não é das mais baratas, como também boa parte do pessoal responsável por mantê-la. Em outras palavras, seu custo é reduzido a partir do momento que você adota uma solução que terceiriza todo esse trabalho para você.

7 – Menor custo com emissão de laudos

A telerradiologia é a responsável por emitir os laudos técnicos que antes precisavam ser feitos internamente ou em parceiros na mesma cidade. Tem sido cada vez mais comum, para muitos pacientes, a entrega de laudos técnicos em CD ou online. Obviamente, isso não substitui por completo o uso da versão impressa, mas se trata de um avanço que vem sendo adotado com frequência cada vez maior.

8 – Dispensa de estrutura física para consultas

Essa é uma característica da telemedicina que ainda está engatinhando no Brasil, mas tem se tornado comum em países mais desenvolvidos. Por meio de um consultório virtual, o paciente conversa diretamente com o seu médico, podendo esclarecer dúvidas mais simples e que não requeiram um exame físico complementar. Essa possibilidade ajuda a enxugar e estrutura e dá agilidade para ambas as partes. Muitas consultas de retorno, por exemplo, podem ser feitas dessa forma.

>> Quer saber mais? Confira e entenda o que é a telemedicina! <<

9 – Utilização de especialistas em longa distância

 

Imagine que sua clínica pudesse contar com um profissional especialista em uma determinada área apenas com uma segunda opinião em casos mais complexos. Nesse caso, ele não precisaria se deslocar até o consultório, podendo fazer essas interações com os médicos via videoconferência. É uma chance de reduzir custos com transporte e, ainda assim, contar com a participação de profissionais que normalmente têm a agenda lotada.

10 – Economia para pacientes e em tratamentos

Essa última característica que listamos aqui não diz respeito apenas às finanças da clínica, mas de todos os envolvidos no processo. Quando o paciente tem a possibilidade de ter acesso mais rápido ao resultado dos exames, certamente as condições de diagnóstico para o médico são muito mais favoráveis. Se percebida no início, uma doença tem mais chances de cura. Ao agilizar todo o processo, sem dúvida alguma, todos ganham. Uma economia de tempo e dinheiro que fará bem à saúde a ao bolso dos envolvidos.

Saiba como a DiagRad pode te beneficiar com os benefícios da telemedicina e envio de laudos hospitalares a distância 24h por dia.

 

Solicitar orçamento

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia