Exames de Raios X digital no Brasil com tecnologia própria

Exames de Raio X digital no Brasil

Foi anunciado a fabricação do aparelho para realização de exames de raio X digital no Brasil, que contará com a melhora das radiografias e também a redução em cerca de até 80% da radiação recebida pelos pacientes.

Esta nova tecnologia é fruto da parceria entre a empresa Alliage, o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o Instituto Atlântico, no Ceará.

 

 

Com o objetivo de diminuir a radiação nos exames radiológicos, foi desenvolvida pelo Instituto de Física da USP uma pesquisa que resultou em um protótipo de raios X digital em 2014. Agora, já estão sendo feitos testes para ser comercializada e patenteada pelos responsáveis.

Com relação ao royalties serão divididos entre os parceiros do projeto e também com o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, instituição que sedia o CePOF – Centro de Pequisas de Ótica e Fotônica.

Como funcionará essa tecnologia em Exames Radiológicos

O princípio de funcionamento deste equipamento radiológico são os mesmos dos convencionais, mas, em vez de sensibilizar uma base de prata, a radiação incide sobre um filme fotoluminescente constituído por sais de terras-raras.

Ao incidir em cada ponto do filme, o laser fornece energia necessária para que essas moléculas emitam uma luz azul, quanto mais luz azul, mais radiação sobre o filme, o que permite mapear toda a intensidade de raios X.

Essa utilização de filmes em raios X já era utilizada na radiologia convencional, a novidade da tecnologia brasileira está no escâner a laser, que “lê” o filme e encaminha em tempo real a imagem gerada para um monitor de alta resolução.

A previsão de chegada deste aparelho para raio X Digital ao mercado, será em janeiro de 2017.

 

Envio de laudos a distância

Além do aparelho de Raio X digital com tecnologia própria no Brasil, a Telerradiologia auxilia no processo de diagnósticos em clínicas e hospitais.

Por meio de envio de laudos de Raio X a distância para todo o país, além de reduzir custos, é possível melhorar a entrega dos resultados em regiões onde a saúde é mais carente dos recursos com tecnologia.

E, manter uma equipe de radiologistas pode se tornar mais caro e menos eficiente do que contratar uma empresa especializada em telerradiologia. Além de realizar laudos online setorizados por subespecialidade, ao contratar o serviço de laudos a distância, ainda há a necessidade de contratar novos profissionais, podendo pagar apenas pelos laudos de exames.

Para saber mais, confira o que é e como funciona a telerradiologia e o envio de laudos a distância da DiagRad!

 

 

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia