A Importância da Ressonância Magnética das Mamas

A ressonância magnética das mamas é um método diagnóstico bastante consolidado na prática médica e pode trazer inúmeros benefícios à paciente

A ressonância magnética (RM) das mamas possui um protocolo bem estabelecido para execução do exame, a fim de se obter o melhor desempenho diagnóstico. Pode ser realizado em aparelhos de 1,5 ou 3 T, requer utilização de bobina específica para as mamas e administração do meio de contraste na maioria dos casos.

De maneira geral, o exame de ressonância das mamas bem suportado pela paciente, já que a mesma permanece em decúbito ventral durante a aquisição das imagens e não há compressão das mamas, diferente da mamografia.

 

Indicações para ressonância magnética (RM) de mamas:

Dentre as indicações para realização de RM de mamas, as principais são:

  • Avaliação de prótese de silicone (melhor método para caracterizar roturas), nesse caso sem necessidade de injeção de contraste.
  • Rastreamento em pacientes de alto risco
  • Avaliação pré-operatória em pacientes com CA de mama (principalmente carcinomas lobulares e multifocais/multicêntricos)
  • Avaliação pós-quimioterapia neoadjuvante
  • Margem cirúrgica positive após cirurgia conservadora
  • Linfadenopatia axilar metastática com tumor primário desconhecido
  • Achados mamográficos/ultrassonográficos inconclusivos.

 

Laudos de Ressonância magnética das Mamas

A interpretação da RM de mamas exige um profissional altamente qualificado em radiologia mamária, para que se obtenha um laudo de ressonância magnética conciso e resolutivo.

A DiagRad oferece um serviço de laudos de RM de mamas de excelência e os laudos a distância são realizados por uma equipe experiente de radiologistas especialistas em mama, atuante nos melhores hospitais e universidades de São Paulo, com frequência administrando aulas sobre o assunto nos maiores congressos do país.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

Oferecemos ainda os modelos de protocolo para auxiliar na implantação destes exames no seu serviço.
Entre em contato com a DiagRad para maiores informações!

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia