Como funciona o laudo a distância para clínicas e hospitais?

Saiba de que maneira as empresas de telerradiologia estão mudando a vida dos pacientes por meio dos laudos a distância

Deixar de lado a burocracia e manter o foco no atendimento. É exatamente isso que centenas de estabelecimentos de saúde, como clínicas e hospitais, têm feito no Brasil desde que a telerradiologia se tornou uma realidade no país. A metodologia de trabalho não é exatamente uma novidade, mas sua popularização massiva se deu nos últimos cinco anos.

Grande parte dessa evolução se deve às melhorias na infraestrutura de acesso à internet no Brasil pois, em linhas gerais, é basicamente isso que uma instituição vai precisar para estar conectada a uma central de telerradiologia e dispor do que há de mais ágil e moderno hoje para se obter laudos de exames com a melhor qualidade e eficiência possíveis.

Você já parou para pensar como funciona o método de trabalho de empresas como a DiagRad? Neste artigo, vamos explicar em detalhes como funciona o laudo a distância para clínicas e hospitais e de que maneira esse grande avanço da tecnologia pode se torar um dos responsáveis por ampliar o seu faturamento sem levar os custos para as alturas.

Uma infraestrutura que você já tem

À primeira vista pode parecer que adotar uma tecnologia mais moderna para a realização de laudos online é algo dispendioso e inacessível para clínicas de médio e pequeno porte. Entretanto, não é isso o que acontece na prática. O principal pilar no qual se baseia a telerradiologia é o acesso à internet, de preferência a partir de uma conexão de banda larga.

>> Entenda o que é e como funciona a telerradiologia <<

Com esse requisito cumprido não é preciso adaptar muito os equipamentos para que, após a realização dos exames, as imagens possam ser enviadas em questão de minutos para uma central de telerradiologia. É nesse local que a grande diferença acontece e essa forma de trabalho faz com que os estabelecimentos de saúde possam economizar em infraestrutura e pessoal.

Médicos fazem uso da telerradiologia para envio de laudos

O fim das filas de exames

Quem gerencia uma equipe de radiologistas sabe que esse ponto pode funcionar como uma faca de dois gumes. Por um lado, ter profissionais capacitados dedicados para laudar exames 24 horas por dia pode ser caro demais se não houver demanda suficiente. Além disso, os profissionais que cuidam desses laudos costumam ser mais generalistas, debruçando-se sobre exames dos mais variados tipos.

Essa “fila de exames”, aliado ao fato de que há um número limitado de profissionais, faz com que as consequências apareçam na outra ponta, mais precisamente nos laudos dos pacientes. O resultado disso é uma demora maior na entrega dos resultados e uma qualidade aquém do esperado se comparada aos exames laudados por especialistas, situação que pode desaguar até mesmo na refação de alguns exames.

Especialistas disponíveis 24 horas

Quando um exame é concluído na clínica ou no hospital, ele pode ser enviado logo em seguida para uma central de telerradiologia. Nesse espaço há dezenas de profissionais especializados ara laudarem os exames no menor tempo possível. Casos de urgência e emergência podem ser atendidos em menos de 30 minutos. Mesmo os exames de rotina têm os seus diagnósticos concluídos, na maioria das vezes, em menos de 24 horas.

Ouro ponto positivo é que os profissionais responsáveis pelos laudos são especializados em uma determinada área. Por exemplo: no caso da DiagRad há uma série de subdivisões de especialidades na radiologia, que aumenta a eficiência dos resultados que o profissional é capaz de entregar. Um radiologista pode ser especializado em cabeça e pescoço, por exemplo, enquanto outro fica responsável apenas por laudos de raio-X OIT ou laudos de raio-X OIT do tórax.

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Por que a telerradiologia transforma a medicina?

Há vantagens em todos os aspectos quando a telerradiologia entra em cena. Do ponto de vista das clínicas e hospitais, há menores gastos com infraestrutura. Por exemplo, torna-se dispensável a manutenção de servidores e de softwares de segurança para a proteção dos dados dos pacientes. Tudo isso para a estar hospedado na nuvem e pode ser acessado em tempo real.

Some a isso o fato de que o estabelecimento clínico pode dedicar todos os seus esforços ao que mais importa: o atendimento aos pacientes. Sem ter que se preocupar em manter profissionais para laudos, é comum que muitos locais ampliem o seu atendimento, seja abrindo mais vagas para exames ou ainda ampliando a oferta de cobertura.

Do ponto de vista do paciente há pelo menos duas vantagens evidentes. A primeira delas fica por com da velocidade na entrega dos laudos. O que antes levava até duas semanas para ficar pronto, hoje pode estar disponível de um dia para outro. Em casos de exames fundamentais para tratamentos, o diagnóstico precoce pode até mesmo ajudar a salvar vidas. Nesses casos, um dia economizado faz uma grande diferença.

Outro aspecto vantajoso, tanto para o paciente quanto para o médico, é a qualidade do laudo a distância entregue. Como ele é realizado sempre por um especialista naquela área, as chances de que ele encontre anomalias ou nuances de difícil observação são maiores, garantindo que o paciente terá em mãos um resultado confiável e que não haverá necessidade de refação.

Conheça os serviços de laudo a distância

Laudos de tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM), laudos de raios-x, raios-x padrão OIT, densitometria óssea e mamografia são apenas alguns dos exames contemplados pela telerradiologia. Os custos desses exames são cobrados por demanda, ou seja, não há a necessidade de contratação de um volume fixo mensal, de forma que seus custos podem ser planejados de forma tranquila e sem maiores problemas.

Solicitar orçamento hospitalar

 

Matérias Relacionadas

Empresa de Telerradiologia

Orçamentos

Eu gostaria de receber as novidades da DiagRad.

Sua mensagem foi enviada.
Orçamentos