O que são laudos noturnos e como eles funcionam?

Saiba como é possível reduzir custos hospitalares usando a telerradiologia para suprir as suas demandas de laudos noturnos

É preciso manter os cuidados com a saúde durante as 24 horas do dia. Quem trabalha como gestor em clínicas ou hospitais cujo atendimento é feito de forma ininterrupta sabe que os imprevistos nunca têm hora marcada para acontecer. Por isso a importância dos laudos noturnos.

Se por um lado uma noite tranquila do ponto de vista de quem trabalha, pode ser visto como algo bem-vindo, para um gestor, que tem algum funcionário sendo remunerado por horas de ociosidade esse pode ser um dos pesadelos no final do mês na hora de fechar as contas.

Nessa categoria, se enquadram os chamados laudos noturnos. Aqui, estamos falando daqueles laudos que precisam ser feitos com uma certa urgência, mas cuja demanda não é suficiente para justificar a presença de um funcionário ao longo de oito horas inteira.

Assim os gestores entram em um dilema: manter o atendimento noturno, mesmo que a demanda seja baixa, ou suspender as atividades nesse período e dar margem para que outros concorrentes monopolizem essa parcela do público.

Laudos a distância: a solução para os problemas

A principal solução existente hoje para sanar a baixa demanda por laudos noturnos é a telerradiologia. Por meio dela, é possível realizar laudos a distância sem a necessidade de se manter um técnico contratado por longos períodos apenas para laudar um número reduzido de exames.

Em outras palavras, o estabelecimento de saúde passa a pagar apenas pela demanda necessária, e não por uma estimativa de um número mínimo de laudos no mês.

Sucesso no exterior – em países como os Estados Unidos a maioria dos estabelecimentos já adota esse recurso -, por aqui os avanços da internet banda larga dos últimos anos é que permitiram tornar mais acessíveis serviços como esses.

O que é a telerradiologia e como ela funciona?

A telerradiologia é um sistema que permite que as imagens capturadas em um exame feito em sua clínica ou hospital possam ser enviadas de forma imediata para uma central de telerradiologia. Do outro lado da linha, uma equipe completa com médicos e técnicos em radiologia está 24 horas ligada, pronta para receber as imagens e trabalhar nos laudos assim que o download é concluído.

Esse sistema permite um trabalho com muito mais agilidade, já que evita que se criem gargalos ou filas em função de uma demanda maior de laudos se comparados ao número de profissionais disponíveis para laudá-los.

 

Saiba o que é e como funciona a Telerradiologia no Brasil

 

Por que a telerradiologia reduz os custos?

Há uma série de fatores que podem ser elencados para ilustrar as maneiras pelas quais a telerradiologia reduz os custos operacionais tanto de clínicas quanto hospitais. Essa máxima não vale apenas para os laudos noturnos, mas para os custos em geral de operação.

O primeiro ponto é a redução no número de técnicos contratados para fazer laudos. Eles podem ser realocados para conduzir os exames, aumentando a sua capacidade de atendimento. Além disso, existem os custos operacionais que são reduzidos ao longo desse processo.

O uso de servidores internos, para armazenamento de imagens, é reduzido de forma drástica, contribuindo para que o investimento em maquinário, ambiente climatizado e profissionais de manutenção seja reduzido. Some a isso o fato de ser possível reduzir o investimento em softwares de segurança, uma vez que as soluções adotadas pelas centrais de telerradiologia já contemplam essa possibilidade.

Resultados com maior qualidade e mais agilidade

Não são apenas os custos mais baixos os únicos atrativos que os laudos a distância podem trazer para o seu negócio. A metodologia de trabalho das centrais de telerradiologia faz com que os resultados possam ser entregues quase sempre em menos de uma hora.

 

Os laudos a distância na telerradiologia são de alta praticidade além de serem laudados por profissionais especializados em diversas áreas da medicina!

Já os exames de rotina costumam ser laudados e no máximo 24 horas. Nem mesmo os aumentos inesperados na demanda são um empecilho para que os prazos sejam cumpridos com rigor. Em centrais de telerradiologia como a DiagRad, os profissionais que recebem as imagens e fazem os laudos são subdivididos em especialidades.

Assim, por exemplo, um profissional fica responsável por laudar exames relacionados a cabeça ou ao pescoço enquanto outros ficam responsáveis por tórax ou abdome. Esse rigor na subespecialização é outra garantia que o resultado entregue será acima da média se comparado com aquele produzido por um profissional com características mais generalistas.

Em outras palavras, técnicos mais habituados e familiarizados com problemas de uma determinada área do corpo humano tendem a encontrar anomalias com maior facilidade, podendo entregar laudos técnicos com uma riqueza maior de detalhes.

Laudos noturnos a distância: custo sob demanda

Além de todas as vantagens que permeiam o sistema de laudos a distância, é importante salientar que os lados noturnos do seu estabelecimento médico-hospitalar só têm a ganhar com a adoção desse formato.

 

 

Solicitar orçamento de laudos noturnos

 

Não há um custo fixo ou um número mínimo de laudos necessários por contrato, por exemplo. Isso torna esse tipo de procedimento acessível mesmo para clínicas de pequeno porte e com baixa demanda de exames no período noturno.

Em resumo: trata-se de um sistema que veio para ficar e que você deveria considerar seriamente a adoção em seu estabelecimento.

 

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia