Aplicativos de saúde: Apps para identificar problemas no Coração

Saiba como usar o seu celular para prevenir algumas doenças cardíacas

 

Uma das principais ferramentas que podemos dispor nos dias de hoje para cuidar da nossa saúde são os smartphones. Por meio dos milhares de apps disponíveis, é possível fazer acompanhamentos médicos e até mensurar alguns dados relativos ao nosso corpo. É o caso, por exemplo, dos batimentos cardíacos.

Há um grande número de aplicativos especializados em diagnosticar de como está o seu coração naquele momento. Embora esse tipo de análise não substitua de forma alguma a necessidade de uma visita ao médico, é importante que você possa se munir desses dados até mesmo para auxiliar o doutor a encontrar certos padrões de comportamento.

A lista de aplicativos relacionados às funções cardíacas é grande e vai desde aqueles mais completos até aqueles que apresentam até mesmo resultados duvidosos. Por isso, antes de sair confiando em qualquer resultado é preciso ficar atento à avaliação do aplicativo na loja e aos principais comentários existentes sobre ele.

Para dar uma força nesse quesito, listamos alguns dos principais aplicativos de saúde que podem ajudar você a monitorar os seus batimentos cardíacos. Os resultados podem servir como uma ótima ferramenta de apoio para que o seu médico identifique possíveis comportamentos anormais e possa sugerir um tratamento mais adequado em caso de problemas.

 

1 – Runtastic Heart Rate

 

O app Runtastic é referência quando o assunto é mensurar dados relacionados à prática esportiva. O sucesso da empresa foi tanto que a Adidas acabou comprando a companhia e hoje mantém uma série de aplicativos voltados para o diagnóstico de saúde. O Runtastic Heart Rate é deles, capaz de elaborar um histórico relevante para a avaliação médica.

A versão gratuita do app permite que você possa medir os seus batimentos cardíacos três vezes por dia. Caso você queira fazer isso mais vezes será preciso adquirir a licença do app. Ao lado dos resultados você pode indicar o seu humor no momento bem como sua condição física (se descansando, correndo ou caminhando, por exemplo).

Clique aqui para baixar o app Runtastic Heart Rate para Android

Clique aqui para baixar o app Runtastic Heart Rate para iOS

 

2 – Cardiogram

 

Um dos aplicativos mais completos do gênero está disponível, ao menos por enquanto, apenas para os dispositivos da Apple. Trata-se do Cardiogram, desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia. Ele é conta com versões para iPhone e Apple Watch e é na integração entre o relógio e o celular que está o grande mérito do aplicativo.

O programa detecta fibrilação auricular, ou seja, a condição médica que pode levar você a ter um acidente vascular cerebral (AVC). Para isso, basta instalar o aplicativo no seu celular e usar o Apple Watch para mensurar os batimentos cardíacos. Os picos de frequência cardíaca ficam registrados e seu médico pode utilizar os dados para identificar com maior precisão eventuais atividades em que você tenha mais risco de ter a sua saúde prejudicada.

Clique aqui para baixar o app Cardiogram para iOS

 

3 – Monitor de Frequência Cardíaca

 

Por fim, fechamos a nossa lista de aplicativos de saúde sugeridos com um dos apps mais bem-sucedidos da atualidade, líder do segmento em vários países. Estamos falando o Monitor de Frequência Cardíaca (que na App Store pode ser encontrado pelo nome de Ritmo Cardíaco Instante+). O app foi destacado pela própria Apple como um dos mais recomendados para o uso dos seus consumidores.

Para fazer a medição basta colocar o dedo sobre a lente da câmera. Um sinal é enviado e as ondas medem qual é a intensidade dos seus batimentos cardíacos. Você pode adicionar anotações a cada resultado ou tags e depois conferir o histórico em um gráfico. Por fim, o app conta ainda com alguns programas de treinamento que permitem que você faça exercícios físicos visando fortalecer a o seu coração.

Clique aqui para baixar o app Monitor Cardíaco de Frequência para Android

Clique aqui para baixar o app Monitor Cardíaco de Frequência para iOS

 

Nada substitui a visita ao médico e os exames

Por mais que os aplicativos de saúde para celular possam dar uma força na hora de conseguir mais dados sobre o seu coração, é importante lembrar que nada substitui os exames e laudos médicos, que você faz em uma clínica ou hospital. Como exemplo disso, podemos citar os exames de imagem, cujo avanço foi significativo nos últimos anos graças à telerradiologia.

O alto grau de precisão e qualidade das imagens, aliados a laudos precisos de especialistas em radiologia faz com que o índice de erros em análises como essas seja baixíssimo. Some a isso o fato de que os aplicativos de saúde existem apenas para coletar dados e apontar algumas características em comum nos gráficos.

O veredicto final sobre uma determinada condição sempre ficará sob a responsabilidade de um médico, de forma que o uso de aplicativos não substitui o profissional de medicina de forma alguma. A ideia é que unindo todas as ferramentas – visita ao médico, exames médicos e aplicativos de saúde – você possa ter um referencial maior para a tomada de decisões.

Vale lembrar que o número de aplicativos de saúde disponíveis para a realização dessa função é grande, mas nem todos têm a mesma eficácia. Por isso, de preferência aos itens que indicamos nessa lista, cuja qualidade é comprovada, é fuja daqueles em que os resultados não fazem muito sentido.

>> A DiagRad pode auxiliar a sua clínica ou hospital com o envio de diagnósticos precisos por meio dos laudos de radiologia a distância, um sistema que beneficia a gestão hospitalar, proporciona maior agilidade para médicos, além de possuir baixo valor de investimento para contratação, reduzindo custos hospitalares! Fale conosco e Solicite seu orçamento. <<

Solicitar orçamento

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia