Laudos de RX da coluna lombar e sacral

Laudos de Raio-X da coluna lombo a distância para clínicas e hospitais

Os laudos a distância de radiografia (RX) da coluna lombar e sacral oferecem respostas rápidas na investigação de problemas da coluna lombar e do osso sacro.

A dor nas costas, tecnicamente conhecida como lombalgia, é uma das condição mais frequentes nos atendimentos de emergência, especialmente em centros de ortopedia, mas a causa do problema pode estar relacionada a outras etiologias, como doenças renais, infecções e tumores.

Dessa forma, os laudos online de raio X da coluna lombar oferecidos pela DiagRad são uma solução prática, econômica e segura no processo de investigação da origem da dor em situações de urgência e emergência, permitindo que o paciente seja direcionado para o tratamento adequado.

O que é a radiografia da coluna lombar e sacral ?

A radiografia da coluna lombar e sacral, também conhecida como exame de raio X ou RX da coluna lombossacra é um exame não invasivo que utiliza doses muito baixas de radiação ionizante para a captação de imagens. Este exame permite visualizar doenças degenerativas, fraturas, corpos estranhos e outras anormalidades dessa região.

Esse exame é feito com um aparelho que emite um feixe de raios-X produzidos por um gerador específico. Esses raios são absorvidos de formas diferentes conforme a densidade dos tecidos, atingindo o filme fotográfico com diferentes intensidades.

Dessa forma, o raio X da coluna lombar oferece imagens de alta qualidade, nas quais se observa o contraste entre os ossos (áreas mais claras) e tecidos moles, como os músculos (áreas mais escuras).

raio x coluna lombossacra

 

Entre suas vantagens, esse exame não causa desconfortos para o paciente em sua execução (pois não necessita do uso do contraste), é feito de forma rápida e tem o menor custo entre as técnicas de diagnóstico por imagem.

 

Para que serve o raio X de coluna lombo-sacra?

O exame de raios X da coluna lombossacra permite a avaliação da coluna lombar e da região sacral para fins de diagnóstico relacionados a dores, rigidez, traumas e outras queixas. Ele é utilizado para a investigação de dores que atingem essa região, incluindo aquelas que se irradiam para as pernas, e também para a avaliação de alterações nas curvaturas da coluna.

Em atendimentos de emergência, o raio X da coluna lombar e sacral pode ser indicado em algumas situações tais como:

  • Acidente grave (queda de altura, acidentes de trânsito, traumatismo fechado);
  • Pacientes com mais de 50 anos (maior risco de câncer e fraturas por compressão);
  • Lesões por torção ou esforço em pacientes com osteoporose;
  • Histórico de câncer (investigação de metástase);
  • Febre acima de 38 graus por mais de 48 horas;
  • Dor noturna ou em repouso;
  • Déficit neurológico;
  • Suspeita clínica de espondilite anquilosante.

Por ser uma técnica acessível, o raio X da coluna lombossacra é o exame de escolha para a investigação inicial de anormalidades nessa região. A partir dos achados, o médico poderá então solicitar a realização de outros exames mais avançados como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. (link para paginas de TC e RM)

 

Diagnósticos possíveis com o raio X da coluna lombar e sacral

Uma das principais indicações do exame é a identificação de alterações degenerativas nas estruturas ósseas da coluna lombar e sacral . Um exemplo é a visualização de osteófitos (bicos de papagaio), formações ósseas nos corpos vertebrais que estão associadas à discopatia.

Frequentemente, esse achado está relacionado com a artrose, podendo ser o elemento-chave para o diagnóstico e o tratamento dessa condição. Outro achado comum do raio X da coluna lombar e sacral é a redução dos espaços discais, um sinal indireto que infere doença degenerativa discal e potencialmente associado a hérnias discais.

Esse exame também contribui para o diagnóstico de outras doenças e condições que afetam a região lombar e sacral, por exemplo:

  • Artrose lombar e sacral;
  • Espondilite anquilosante
  • Escoliose congênita ou adquirida;
  • Espondilólise;
  • Espondilolistese;
  • Estenose do canal vertebral;
  • Estenose foraminal;
  • Fraturas dos corpos vertebrais;
  • Osteoporose;
  • Síndrome da articulação facetária;
  • Sacroileíte;
  • Tumores.

É importante destacar que, para determinadas condições, como a hérnia de disco, a degeneração discal e tumores, os exame de tomografia computadorizada e ressonância magnética são mais sensíveis e específicos.

Contudo, por ser uma técnica mais acessível e amplamente disponível, o raio X da coluna lombar e sacral acaba sendo o exame de escolha na investigação inicial, podendo ser precedido por exames de imagem mais avançados se necessário.

 

Tipos de raio X da coluna lombar e sacral

A técnica desse exame é sempre a mesma: utiliza-se o aparelho que emite um feixe de raios X sobre a região a ser estudada e, conforme a densidade dos tecidos, eles serão mais ou menos absorvidos, resultando em um contraste de claro e escuro no filme fotográfico.

Assim, o que pode mudar de um exame para o outro é apenas o posicionamento do paciente, de modo a permitir uma melhor visualização da região. Assim, o raio X da coluna lombar e sacral pode ser feito com incidências AP (antero-posterior), perfil, lateral, dinâmicas e oblíquas.

 

Como funciona o envio dos laudos de raio X da coluna lombar e sacral

As imagens radiográficas obtidas são enviadas pela internet para a central da DiagRad. O envio é feito a partir do nosso site, de forma que a clínica não precisa fazer a instalação de programas ou aplicativos móveis. Qualquer dispositivo com acesso à internet pode ser utilizado para o envio, incluindo computadores, notebooks ou servidores.

A segurança da transmissão é garantida pelos sistemas internos utilizados pela DiagRad, que contam com os softwares mais avançados dentro da telerradiologia. Dessa forma, as imagens são enviadas de forma rápida e sem perder a qualidade.

 

Vantagens dos laudos a distância de raio X da coluna lombar e sacral

A dor lombar é uma condição cada vez mais frequente nos atendimentos emergenciais, podendo estar relacionada a quadros que demandam ação imediata, como fraturas, ou na determinação do tratamento das doenças degenerativas.

Dessa forma, a agilidade na obtenção do laudo de raio X da coluna lombossacra é fundamental para que o paciente receba o tratamento correto ou seja encaminhado ao especialista relacionado à origem da dor.

A agilidade, no entanto, não pode estar relacionada com queda na qualidade do exame ou na confiabilidade do laudo. E é justamente para que esses aspectos essenciais sejam mantidos que os centros de saúde podem contar com a DiagRad. Conheça as vantagens:

  • Velocidade na entrega: os laudos online ficam prontos em até 15 horas para exames de rotina e no máximo 30 minutos para exames de urgência (é possível fazer um controle interno da entrega por meio de gráficos em tempo real);
  • Alto grau de confiança e qualidade: os laudos são emitidos por equipes de radiologistas especializados em diferentes áreas médicas e são submetidos ao controle de qualidade por Peer Review;
  • Economia para o centro de saúde: o acesso a radiologistas especializados disponíveis 24 horas por dia elimina a necessidade de contratar uma equipe interna, o que representa uma grande redução de custos;
  • Redução de custos em outros setores: os laudos a distância da DiagRad eliminam a necessidade de investir tempo e recursos na contratação e no treinamento de radiologistas.
  • Tranquilidade: a DiagRad atende às exigências legais por seguir as normas da resolução CFM Nº 2.107/2014 e utilizar o Cloud PACS mais avançado dos EUA, devidamente registrado na ANVISA, FDA e CE.

 

Qual é o preço dos laudos de raio X da coluna lombar e sacral a distância?

O preço do serviço de laudos a distância varia conforme o grau de urgência do laudo e a demanda de exames enviados. Os laudos online da DiagRad sempre oferecem uma opção mais vantajosa financeiramente do que contar com uma equipe interna de radiologistas.

Para ter maiores informações, entre em contato conosco por telefone ou solicite seu orçamento:

Quero orçamento de laudos

 

Empresa de Telerradiologia

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos