Fem, 72 anos, parestesia progressiva de mãos e pés

Caso de Degeneração Combinada Subaguda da Medula Espinhal

Hipersinal em T2 e STIR acometendo as colunas dorsais da medula espinhal cervical e torácica, além do bulbo. Não havia realce pelo meio de contraste paramagnético.

Degeneração Combinada Subaguda da Medula Espinhal

Degeneração Combinada Subaguda da Medula Espinhal é uma doença causada pela deficiência da Vitamina B12.

Etiologia:

A etiologia é decorrente de má-absorção, ingesta insuficiente ou outras condições metabólicas que levem a insuficiência da Vitamina B12. Pode estar relacionada a desnutrição, anemia perniciosa, doença de Chron, ileite terminal, vegetarianismo estrito, dentre outras.

Epidemiologia:

Mais comum em pacientes da 5a a 8a décadas de vida.

Tratamento:

O tratamento com a reposição da vitamina B12 costuma cursar com melhora clínica e de imagem, principalmente se tratado precocemente.

Diagnóstico:

O diagnóstico é realizado pela dosagem sérica de vitamina B12 e os achados de imagem são altamente sugestivos.

Achados de imagem:

Hipersinal em T2 e STIR confinado à coluna dorsal da medula espinhal, podendo eventualmente acometer a coluna lateral. Nos cortes axial, observa-se o sinal do “V” invertido. Pode haver discreto realce.

Diagnósticos Diferenciais:

Isquemia medular: quadro clínico hiperagudo com sintomatologia predominantemente motora e alteração de sinal mais anterior ou central. Desmielinização: lesões mais focais, sem especificidade pelas colunas dorsal ou lateral com quadro clínico característico. Infecções: os achados de imagem podem ser semelhantes. O quadro clínico e laboratorial pode auxiliar na diferenciação. Mielite Transversa: apresentação aguda com aumento volumétrico, sem predileção pela coluna posterior.   Bibliografia: AJNR 1993 14: 1224-1227  

A DiagRad oferece laudos de raio-x da coluna a distância com rapidez e segurança. Fale conosco para solicitar um orçamento e começar a reduzir custos hospitalares!

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia