Carcinoma Invasivo não especial – estudo de caso

Paciente feminina, 57 anos, queixa de alteração palpável na mama direita. Sem antecedentes pessoal ou familiar.

Solicitado o laudo de mamografia diagnóstica a distância, realizado pela DiagRad.

Na laudo de mamografia realizado, observa-se um nódulo irregular e espiculado, hiperdenso, localizado no terço posterior do quadrante súperolateral da mama direita, adjacente ao músculo peitoral e associado a espessamento cutâneo focal. Categoria 5 do ACR BI-RADS TM

Solicitada ULTRASSONOGRAFIA para orientação da biópsia percutânea de fragmentos. As características da lesão ao ultrassom foram de um nódulo sólido, hipoecogênico, irregular e espiculado, com eixo verticalizado, apresentando halo ecogênico e sombra acústica posterior.

Realizada RESSONÂNCIA MAGNÉTICA para estadiamento e avaliação da mama contralateral. Nas sequências com injeção de contraste a lesão caracterizou-se por um nódulo irregular com padrão interno de realce heterogêneo e curva cinética “washout” (tipo III), notando-se comprometimento do músculo peitoral por contiguidade e presença de outro nódulo irregular no mesmo quadrante (lesão satélite).

DIAGNÓSTICO DE CARCINOMA INVASIVO DO TIPO NÃO ESPECIAL

O carcinoma invasivo do tipo não especial, comumente conhecido como carcinoma ductal de tipo não especial, compreende o maior grupo de carcinomas mamários invasivos. E o “tipo” de carcinoma mais comum da mama, variando entre 40-75% dos casos de acordo com a literatura.

Não há diferenças bem reconhecidas entre os fatores de risco conhecidos (geográfico, cultural/estilo de vida, variáveis ​​reprodutivas), entre o câncer de mama em geral e o carcinoma ductal tipo não especial em particular.

O prognóstico é influenciado pelo grau histológico, tamanho do tumor, comprometimento linfonodal e invasão vascular, e também pelos preditores de resposta terapêutica como o receptor de estrogênio (RE) e progesterona (RP) e status do HER2. Aproximadamente 70-80% dos carcinomas mamários invasivos do tipo não especial são RE+ e aproximadamente 15% são HER2+.

O manejo dos carcinomas invasivos do tipo não especial é também influenciando por essas características prognósticas.


Quer receber diagnósticos de radiologia para sua clínica ou hospital?
Solicite seu orçamento e receba laudos a distância de urgência ou em até 24 horas!

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Bibliografia
recomendada:

WHO classification of tumors of the breast/ edited by Sunil R Lakhani et al. – 4th edition. International Agency for Research on Cancer Lyon, 2012.

Contratar Laudos à Distância

Orçamentos

Eu gostaria de receber as novidades da DiagRad.

Sua mensagem foi enviada.
Orçamentos