Como se livrar do estresse: 7 dicas infalíveis

Saiba quais dicas e truques utilizar para evitar que que você se torne mais uma vítima do estresse!

São vários os fatores que podem levar uma pessoa a ter estresse. Cada ser humano é único e reage de formas distintas aos mesmos estímulos. Assim, tanto fatores internos quanto externos podem ter forte influência na nossa condição emocional. Dados da Stress Management Association apontam que o Brasil está entre os principais países no mundo com maiores níveis de estresse.

Um estudo conduzido em 2012 apontou que de cada 10 trabalhadores, pelo menos 3 sofrem de algum tipo de problema relacionado a esses sintomas. Esgotamento mental, irritação, problemas gástricos, dores de cabeça, enxaqueca e cansaço muscular estão entre os sintomas mais comuns, observados tanto em homens quanto em mulheres.

 

 

Mas como se livrar do estresse?

Existem dicas práticas que possam auxiliar nesse sentido? Sim, a boa notícia é que é possível tomar uma série de cuidados para tornar o seu dia a dia menos pesado, ainda que o seu trabalho ou o seu estudo sejam bastante puxados. Saiba quais são os principais conselhos.

1 – Pratique esportes

Uma das principais maneiras de fugir da rotina do dia a dia e evitar os males do estresse é por meio da prática de exercícios. Obviamente, antes de sair por aí fazendo alguma atividade física é preciso ter orientação de um médico, mas na grande maioria dos casos essa é uma das maneiras mais fácil de prevenir os sintomas.

Os exercícios físicos ajudam a liberar hormônios e aumentam a sensação de felicidade. Porém, é importante que você encontre uma atividade que gosta de fazer e faça desse hábito uma rotina saudável, e não uma obrigação que pode ser uma nova fonte de estresse.

2 – Cuide da alimentação

A rotina estressante do trabalho faz com que muitos queiram antecipar as tarefas ou dedicar mais tempo do que o necessário para cumpri-las. Assim, sacrificam o horário de almoço e acabam comendo mal ou, ainda pior, colocando a alimentação em segundo plano. Um dia ou outro tudo bem, mas a partir do momento que isso se torna uma rotina você provavelmente terá problemas.

A má alimentação é uma das principais causas do estresse. Fazer pausas durante o trabalho é de suma importância para manter a saúde e se você deixar seu almoço de lado certamente estará diante de um gatilho para ficar deprimido.

3 – Tenha uma atividade de lazer

As pessoas que estudam muito ou trabalham muito são as que estão mais propensas a terem sintomas de estresse. O grande problema não é a atividade em si, mas o fato de não buscar outras coisas para aliviar a mente nas horas de lazer. Sim, você precisa ter horas de lazer e precisa fazer algo além de descansar.

Um hobby é a melhor maneira de aliviar o pensamento. Cuidar de um jardim, fazer trabalhos voluntários ou mesmo ter a oportunidade de viajar são ótimas maneiras de espairecer.

 

 

4 – Dedique um tempo para você

Não é apenas nos dias de folga e nos finais de semana que você deve dedicar um tempo para as atividades que você gosta. Todos os dias é possível tirar 30 minutos para fazer alguma coisa diferente. Essa atividade, uma espécie de presente para você mesmo, pode ser qualquer uma que faça você se sentir bem.

Ir a um café diferente e comer um pedaço de bolo, andar um pouco em um parque ou ainda ir ao cinema ver um filme. A vida é muito curta para deixar passar tanto tempo sem dar atenção a si mesmo.

5 – Tenha uma boa noite de sono

Descansar entre 6 e 8 horas por dia. Não importa qual seja a sua atividade, você não deve trocar uma boa noite de sono pela possibilidade de trabalhar mais ou passar algumas extras vendo seriados na TV. O tempo de sono é extremamente necessário para que o organismo possa se recuperar e repor as energias.

Assim, ao se deitar, procure dormir em um ambiente escuro, sem barulhos e com temperatura amena. A falta de qualquer um desses itens pode comprometer a qualidade da sua noite e o reflexo virá em forma de cansaço no dia seguinte.

6 – Menos é mais

O dia a dia nos coloca diante de muitas situações em que nos vemos sobrecarregados de trabalho. Muitos, na tentativa de conseguir posições melhores na carreira, acabam se sobrecarregando com um número de atividades acima do suportável e, com isso, comprometem não apenas a qualidade do que fazem, mas a maneira com chegam ao final do dia.

Assim como tudo na vida, sempre é preciso buscar o equilíbrio. Tenha em mente que “menos é mais”, ou seja, menos atividades podem fazer com que você tenha mais qualidade de vida. Esse é um dos melhores conselhos sobre como se livrar do estresse.

7 – Veja o copo meio cheio

Pessimismo demasiado e amargura são características de pessoas que carregam consigo muitas mágoas com relação à vida. Essas pessoas tendem a ver o copo sempre “meio vazio”, ou seja, veem primeiramente o lado negativo das coisas. Esse tipo de pensamento mina a autoestima e faz com que qualquer decisão seja mais difícil.

O segredo aqui é raciocinar com clareza antes de tomar uma decisão. Não haja por impulso, procure medir os prós e os contras de cada caso antes de seguir em frente. Você verá que se abrir para o pensamento positivo é uma das maneiras de se levar uma vida mais leve e com menos agitação.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia