Quais são os tipos de exames de neurologia que a Telelaudo | DiagRad realiza?

Laudos neurológicos emitidos por especialistas e agilidade na entrega: conheça esses e outros diferenciais da Telelaudo | DiagRad!

A neurologia é a especialidade voltada para o diagnóstico e tratamento de patologias relacionadas com o cérebro, nervos, medula e músculos. Para atender essas demandas existem diferentes tipos de exames de neurologia que podem ser solicitados pelo neurologista.

Esse especialista é focado no estudo de doenças que envolvem o sistema nervoso, como Alzheimer, Parkinson, meningite, AVC e outras. Devido à complexidade dos exames de neurologia é essencial contar com profissionais capacitados em todo o processo, desde a realização do exame até a emissão do laudo.

A seguir saiba como a Telelaudo | DiagRad auxilia nesse processo por meio da telerradiologia e quais os tipos de exames de neurologia disponibilizados pela empresa.

Tipos de exames de neurologia realizados pela Telelaudo | DiagRad

A Telelaudo | DiagRad atua com diferentes tipos de exames na área neurológica com o objetivo de atender de forma mais completa clínicas e hospitais que precisam da telerradiologia para disponibilizar esses recursos aos pacientes.

 

 

Saiba mais sobre Telerradiologia!

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A Telelaudo | DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais!

 

Confira os principais a seguir:

Ressonância magnética

A ressonância magnética é uma opção diagnóstica moderna, pois permite a visualização das estruturas cerebrais em 3D devido à coleta das imagens ser feita em cortes que posteriormente são reunidos via software oferecendo uma visão mais completa da região.

Para identificar problemas neurológicos pode ser usada a neurorradiologia ou mesmo a RM da cabeça e pescoço que são estruturas associadas às patologias da região.

Devido consistir em um método relativamente recente e que apresenta imagens complexas, os laudos devem ser emitidos por um radiologista subespecializado que tenha experiência tanto em RM quanto na área de neurologia.

Tomografia Computadorizada

Entre os tipos de exames de neurologia realizados pela Telelaudo | DiagRad está a tomografia computadorizada. Ela consiste em um exame de grande precisão e que fornece imagens do cérebro, crânio, pescoço, seios da face e mandíbula com alta resolução.

Em razão da qualidade do exame ele permite identificar uma série de doenças que acometem essas regiões como tumores, lesões, traumatismo craniano, aneurisma, hidrocefalia, derrame, nódulo e outros problemas de natureza neurológica.

A TC do crânio também é indicada para diagnóstico de algumas condições quando a RM não pode ser realizada em razão de fobia do paciente ou presença de prótese ou outras estruturas metálicas no organismo que inviabilizam o procedimento que utiliza imãs magnéticos para geração das imagens.

Medicina Nuclear

A medicina nuclear consiste em uma especialidade da medicina diagnóstica e de tratamento que utiliza materiais radioativos nos processos. Assim, há um uso amplo de radiofármacos, que são compostos sem ação farmacológica que emitem radiação.

Apesar do amplo uso na área de oncologia, a medicina nuclear também pode ser usada em exames de neurologia, no entanto, exigem conhecimento e precisão do radiologista que executa o exame, assim como do especialista que realiza a emissão do laudo médico neurológico.

Protocolo Telelaudo | DiagRad AVC

O protocolo Telelaudo | DiagRad AVC é um serviço médico de telerradiologia que visa atender clínicas que oferecem trombólise de AVC/AVE disponibilizando o laudo médico em até 10 minutos, o que garante uma redução da mortalidade relacionada à condição.

No Brasil, o AVC é a principal causa de mortes e a segunda de incapacidade. Apenas em 2015 foram registrados no país 212.047 internações relacionadas ao AVC e 100.520 óbitos de acordo com a Agência Brasil.

Devido esses números, a rapidez no atendimento e diagnóstico da condição é determinante nas chances de vida do paciente.

Quais doenças podem ser diagnosticadas em um exame neurológico?

Os diversos tipos de exames de neurologia auxiliam no diagnóstico de condições diversas, como:

  • esclerose múltipla;
  • doenças de Alzheimer e Parkinson;
  • edemas, aneurismas, hemorragias cerebrais e coágulos cerebrais;
  • acidente vascular cerebral (AVC);
  • traumatismo craniano;
  • malformações encefálicas;
  • processos inflamatórios, como meningite, abcessos e encefalite herpética;
  • tumores cerebrais;
  • epilepsias.

Portanto, os laudos médicos neurológicos são essenciais na medicina para auxiliar no diagnóstico, tratamento e monitoramento que patologias graves. Devido à importância do sistema nervoso e região da cabeça e pescoço anormalidades nessas áreas devem ser investigadas rapidamente para proporcionar chances de cura ao paciente.

 

 

Evite erros nos diagnósticos dos seus pacientes!

Baixe o nosso material gratuito e confira 09 dicas para evitar equívocos na hora de diagnosticar um paciente.

Quero baixar!

 

Quais os benefícios da Telelaudo | DiagRad nesses procedimentos?

A Telelaudo | DiagRad proporciona uma série de vantagens para clínicas e hospitais que optam pela telerradiologia para os diferentes tipos de exames de neurologia. Conheça a seguir os benefícios de optar por essa parceria.

Especialização

Na Telelaudo | DiagRad os laudos médicos neurológicos são emitidos apenas por profissionais especializados em neurologia, o que garante a maior qualidade dos laudos emitidos e também a redução nas demandas para refazê-los.

Essa preocupação garante que o profissional a emitir o laudo a distância tenha o preparo e experiência para identificar anormalidades sutis nos exames, capacidade exigida devido à complexidade desse tipo de exame.

Agilidade

O protocolo Telelaudo | DiagRad AVC permite a emissão de laudos em até 10 minutos, o que reduz a mortalidade da doença. Mas além desse tipo de exame, a empresa ainda disponibiliza o atendimento ágil às demais solicitações, entregando laudos urgentes em até 30 minutos e os rotineiros em até 24 horas.

Essa característica garante que a clínica ou hospital não acumule demandas e possa expandir o atendimento sem riscos de ineficiência.

Acessibilidade geográfica

Na verdade, todo o processo da telerradiologia é realizado pela internet de forma que as distâncias geográficas não consistem em um problema para contratar o serviço.

Além disso, locais remotos nos quais há falta de profissionais qualificados podem utilizar esse serviço como uma forma de manter a excelência no atendimento médico independente das limitações do local.

Portanto, são diversos os tipos de exames de neurologia realizados pela Telelaudo | DiagRad e, além da disponibilidade de serviços, a parceria ainda garante qualidade, eficiência e redução de custos para clínicas e hospitais.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia