Telerradiologia para empresas: 07 soluções para otimizar seu negócio!

A telerradiologia pode reduzir custos da clínica ao mesmo tempo em que melhora a operacionalização do local. Saiba como!

A administração de clínicas e hospitais é uma área sensível, pois o objetivo deve ser a geração de lucro ao mesmo tempo em que se deve garantir um melhor atendimento médico para os pacientes. Pensando nesse desafio surgiram as companhias especializadas em telerradiologia para empresas

A telerradiologia é uma subespecialidade da telemedicina que possibilita a emissão de laudos a distância para exames radiológicos de imagem, como raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, densitometria óssea e medicina nuclear.

Devido ser uma solução que surgiu há pouco tempo, muitos gestores de clínicas e hospitais ainda desconhecem como a telerradiologia pode atender diferentes demandas dessas instituições. Conheça algumas soluções a seguir!

1. Redução de custos da telerradiologia para empresas

Uma primeira solução proporcionada pela telerradiologia para empresas é a redução dos custos operacionais do negócio, com custos mais acessíveis para disponibilizar exames de imagem e emitir os laudos médicos dos pacientes.

O investimento em equipamentos modernos e digitais já consiste em um alto investimento dos hospitais, sendo que a manutenção de uma equipe de radiologistas pode ocasionar a inviabilidade financeira do negócio.

Pensando nisso, as empresas especializadas em telerradiologia cobram por laudo emitido, fazendo com que os custos possam ser significativamente menores do que manter um especialista in loco.

 

Veja também – Telemedicina no Brasil: entenda mais sobre o teletransporte da saúde!

2. Mais agilidade na entrega dos laudos médicos

Devido às companhias de telerradiologia para empresas concentrarem demandas de diversas clínicas e hospitais e também de muitas cidades e regiões, elas conseguem manter especialistas em plantão todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Esse diferencial faz com que a clínicas ou hospitais parceiros ganhem mais agilidade na entrega dos laudos médicos para os pacientes, pois reduzem a fila de espera dos exames a serem laudados e ganham mais dinamismo nesse processo.

Normalmente, as empresas especializadas têm prazos curtos para atender as demandas, sendo que exames de urgência e emergência podem ser laudados em até uma hora, enquanto o prazo para os exames de rotina é entre 24 e 72 horas, de acordo com a demanda.

Dessa forma, a entrega do laudo médico para o paciente pode ser realizada em menos tempo e sem prejuízos na qualidade do diagnóstico.

3. Aumento da capacidade de atendimento

Uma vez que já realizou um alto investimento nos equipamentos de imagem, a clínica pode ampliar a oferta de exames com o objetivo de reaver os custos da aquisição dos aparelhos.

Outra possibilidade é que a redução de custos possibilite novos investimentos em equipamentos, expandindo os tipos de exames disponíveis e tornando o negócio mais competitivo entre a concorrência e mais completo para os clientes.

Essas duas soluções tornam-se possíveis com a telerradiologia, pois o hospital tem um menor custo na operacionalização da área de radiologia, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de emitir laudos.

Com esses benefícios, a instituição pode melhorar as atividades desempenhadas e buscar novas possibilidades de inserção regional.

4. Melhora da qualidade dos laudos emitidos

É bastante comum que devido a pouca demanda dos laudos em uma clínica ou hospital, principalmente em horários de menor movimento, opte-se por um radiologista generalista que possa atender diversas solicitações, mas sem especialidade em nenhuma.

Com a opção da telerradiologia para empresas, é possível obter uma maior qualidade nos laudos emitidos. Isso ocorre porque a parceira terceirizada garante o atendimento das solicitações por radiologistas experientes e especializados.

Assim, o profissional está mais apto para observar e analisar situações incomuns e ver detalhes no exame que poderiam passar despercebidos por outros radiologistas menos qualificados.

O resultado é que a clínica consegue melhorar o diagnóstico dos pacientes e encaminhá-los para os tratamentos mais adequados.  

5. Melhor gestão dos processos

A gestão dos processos da clínica ou hospital é uma etapa fundamental para aumentar a produtividade da equipe, reduzir custos operacionais, melhorar a satisfação dos pacientes, entre outros benefícios.

Para isso, é essencial que haja um desenho dos fluxos de processos, pois cada etapa deve atender a uma demanda específica, ter um profissional responsável e ser conhecida pelos demais envolvidos.

Na telerradiologia para empresas todos os processos são desenvolvidos previamente, permitindo que haja um melhor controle sobre eles e evitando a necessidade de refazer exames, perder laudos, atrasar diagnósticos, entre outras ocorrências.

6. Trabalho conjunto entre radiologista e médico

A maior organização e profissionalismo do radiologista permite que esse profissional tenha um melhor relacionamento com o médico solicitante dos exames, garantindo que as necessidades existentes sejam corretamente atendidas.

O médico pode realizar as indicações que acredita que sejam pertinentes para um melhor diagnóstico, permitindo que o radiologista tenha acesso a essas informações e analise os pontos chaves destacados pelo profissional solicitante.

Dessa forma é possível aumentar a assertividade dos laudos de exames, evitando que seja necessário refazer, principalmente em demandas mais sensíveis.

 

Confira mais – Radiologia a distância: 5 doenças que podem ser diagnosticadas

7. Satisfação dos pacientes

Outra solução apresentada pela telerradiologia para empresas, como resultados dos demais benefícios, é a maior satisfação dos pacientes com a clínica ou hospital. Isso deve-se a maior agilidade no recebimento dos laudos, qualidade dos diagnósticos, definição dos processos, custos dos serviços de exames de imagem e gestão do estabelecimento.

A telerradiologia para empresas apresenta-se como uma solução vantajosa para instituições de saúde, entretanto, é fundamental contratar uma empresa especializada em laudos a distância.

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia