O que são PACS e como eles funcionam?

Mais agilidade e tranquilidade na entrega de laudos a distância graças à tecnologia mais moderna que existe em termos de laudos online

Aumentar o número de exames médicos nas mais variadas áreas sem comprometer a qualidade e sem necessariamente precisar contratar mais pessoas.

Os avanços da telemedicina aos poucos começam a ser fazer presentes na maioria das clínicas e hospitais brasileiros. No exterior, entretanto, essa modalidade já é uma realidade consagrada, de forma que há muito espaço para desenvolvimento das empresas de telerradiologia no Brasil. A ideia é bastante simples: permitir que os estabelecimentos médicos e hospitalares tenham um menor custo na hora de elaborar os laudos dos exames realizados.

Para isso, após a coleta das imagens, elas são enviadas diretamente para uma central de radiologia. No local, profissionais especializados se encarregam de assumir os exames de forma a entregar um laudo técnico de qualidade em no máximo 24 horas.

Essa característica acaba impactando diretamente na qualidade do atendimento ao paciente, que tem à sua disposição resultados mais ágeis e precisos sem que seja preciso aos estabelecimentos médicos investir grandes quantias em termos de infraestrutura.

Boa parte desse processo é feito graças aos chamados PACS, os sistemas na nuvem usados por empresas como a DiagRad. Mas você sabe exatamente como isso funciona? Nós explicamos todos os detalhes.

O que é o PACS e seu significado?

A sigla PACS significa Picture Archiving and Communication System (ou, em tradução direta, “Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens”). Em linhas gerais, sua função principal é a de armazenar todas as imagens obtidas por meio de exames realizados em clínicas e hospitais. A grande vantagem é a forma integrada e automatizada como tudo acontece.

Após a instalação do software de telerradiologia PACs e depois das configurações necessárias, o processo é praticamente feito de maneira automática, bastando ao responsável pelo exame preencher algumas informações sobre o paciente. Assim como a usabilidade é facilitada para todos os envolvidos, em termos de segurança a situação não é diferente.

Infraestrutura enxuta e mais segurança

Servidores para armazenamento de imagens, muitas vezes em salas com temperatura controlada, backups frequentes para evitar perdas e ferramentas de segurança para evitar que as informações confidenciais dos pacientes caiam em mãos erradas.

 

Todos esses aparatos para dar conta das informações médico-hospitalares dos pacientes são realidade para quem trabalha diretamente com laudos de exames em clínicas e hospitais.

A ideia é que o PACS na nuvem da DiagRad substitua tudo isso. As imagens, por exemplo, deixam de ser armazenadas em um servidor físico e vão direto para a nuvem, tornando-se imediatamente acessíveis para qualquer um dos responsáveis pelos laudos.

Essa é uma vantagem que somente uma empresa de laudos a distância é capaz de proporcionar, o que por si só já denota a qualidade deste tipo de serviço.

Perda de exames nunca mais

Quem trabalha com exames por imagem sabe que o índice de perda de exames ainda é alto, apesar de todos os cuidados que as clínicas e hospitais tomam durante o processo, seja durante os procedimentos ou após a entrega dos laudos.

Em primeiro lugar, a integração dos médicos com os responsáveis pelos laudos dos exames é maior. Isso porque ambos os profissionais podem  sugerir durante o processo marcações de itens que gostariam de ver com mais detalhes.

Com isso, diminuem as chances de que um exame “não sirva” ou não possa ser utilizado posteriormente.

No sistema de laudos a distância é disponibilizado um login e uma senha para que o próprio paciente possa acessar os resultados. Essa situação gera ainda pelo menos dois benefícios diretos para todos os envolvidos. O primeiro deles é o fato de que diminui o número de pacientes que perdem os exames. Sim, é bastante comum a necessidade de uma clínica ou hospital ter que emitir uma segunda via por conta de um simples esquecimento. Por fim, em hospitais e clínicas informatizadas, pode haver até mesmo a dispensa completa da impressão do exame, uma vez que todo o seu conteúdo pode ser acessado online pelo médico sempre que necessário.

 

 

Saiba mais sobre
Laudos a Distância

A DiagRad, empresa de telerradiologia, preparou informações essenciais para quem quer saber mais sobre os laudos a distância e como eles podem colaborar positivamente em diversos aspectos como: aceleração de diagnósticos, rapidez em laudos, saúde e tecnologia. Descubra como esse universo pode ser útil!

Saber mais

 

Diagnósticos mais precisos

A principal vantagem em termos de qualidade diz respeito à forma como as imagens são recebidas e os laudos a distancia são elaborados. Ao chegarem em uma central de radiologia como a da DiagRad, os exames são distribuídos para médicos e técnicos de radiologia. Acontece que não é “qualquer um” que vai pegar o seu exame, mas sim um profissional especializado em alguma subespecialidade.

 

 

Dessa forma, em tomografias computadorizadas e em ressonâncias magnéticas, por exemplo, quem se encarrega em elaborar um laudo é um profissional especializado em um determinado assunto.Ou seja, exames relacionados a cabeça e pescoço são laudados por um tipo de profissional, enquanto músculo-esquelético, abdome, pelve ou tórax são feitos por outro. Ou seja, o resultado final é um exame mais apurado e com menores chances de erros.

Ampliando as possibilidades de atendimento

Com menos demandas no que diz respeito à realização de laudos técnicos, hospitais e clínicas podem ampliar o foco sobre aquilo que realmente importa: o atendimento direto aos pacientes.  Dessa forma, é possível otimizar a mão de obra já existente ampliando a capacidade de atendimento ou, ainda, aumentando as opções de exames ofertados.

Em termos de custos não há com que se preocupar: os estabelecimentos médicos pagam pelos exames laudados e não há uma quantidade mínima ou máxima exigida em contrato. Desta maneira, o custo unitário do exame permanece sendo o mesmo, o que permite um planejamento eficiente por parte dos gestores.

Quer reduzir custos para sua clínica ou hospital com o uso do software PACs para envio de laudos a distância? Fale com a DiagRad!

 

Solicite seu orçamento

 

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia