O que significa raio X tórax PA? Aprenda tudo o que você precisa saber!

Exame auxilia no diagnóstico de doenças torácicas e pulmonares, além de ser usado na medicina ocupacional

Na radiologia, os exames da região do tórax são muito comuns para avaliar as estruturas locais, como coração e pulmão, mas também para verificar problemas respiratórios. Pensando nessa amplitude, muitos pacientes questionam-se sobre o que significa raio X tórax PA ao defrontar-se com essa solicitação.

O raio X tórax PA é um procedimento bastante completo e muito solicitado para casos de avaliação da região e também para demandas relacionadas à saúde ocupacional. Saiba mais!

O que significa raio X tórax PA?

Inicialmente é preciso saber o que significa raio X tórax PA (póstero-anterior). O nome deve-se à direção do raio-X atravessando o paciente que é da parte posterior à anterior.

Nesse exame, os feixes de raio X entram posteriormente, pelas costas do paciente, e a parte anterior do tórax fica em contato com o filme radiológico.

A posição do exame permite que a escápula fique fora do campo visual e o tamanho do coração na imagem obtida fique mais próximo do real devido ser anterior e estar em contato com o filme.

O raio-X de tórax PA permite avaliar as estruturas dessa região como os pulmões, o tamanho e a contorno do coração, mediastino, pleura, diafragma e os ossos da caixa torácica (costelas, esterno e vértebras), inclui-se ainda os grandes vasos e a traqueia.

No exame, os ossos são exibidos em um branco bastante claro, o coração também, mas em menor intensidade. Já o pulmão, devido estar cheio de ar, aparece escuro.

A quantidade de radiação influencia em como a imagem é obtida. Na dose ideal é possível ver a sombra das partes superiores da coluna vertebral. O correto é realizar o procedimento com máxima inspiração de forma a ser possível visualizar entre 9 a 11 costelas posteriores sobrepostas ao parênquima pulmonar.

Para o correto alinhamento durante o procedimento as bordas mediais das clavículas devem estar na mesma distância da coluna vertebral. O posicionamento adequado do paciente é fundamental para que seja possível ver as estruturas do local.

O exame radiológico do tórax é simples, mas consiste em um importante aliado para diagnosticar diversas doenças. Ele permite identificar patologias referentes ao conteúdo das estruturas do tórax, além de detectar problemas respiratórios.

exame de raio-x do tórax feminino

Confira também – 5 desafios em clínicas médicas que a telerradiologia te ajuda a vencer!

Contraindicações do raio X

Após saber o que significa raio X tórax PA e como o exame contribui para as investigações na área da saúde é importante saber quando ele não deve ser realizado.

A principal contraindicação de exposição à radiação refere-se às gestantes, principalmente no início da gravidez devido ao risco de efeitos ao feto. Em fases mais avançadas o exame é possível desde que o abdômen seja coberto com uma manta a base de chumbo, protegendo o bebê.

Em geral, o exame não deve ser realizado pelas gestantes. Em casos urgentes e excepcionais, o procedimento pode ser liberado pelo médico mediante uma justificativa para realização e apenas com a gestante usando o avental de chumbo.

Qual a relação do exame com a saúde ocupacional?

O raio X tórax PA está na lista dos exames que auxiliam em investigações da saúde ocupacional. Esses procedimentos devem ser realizados na contratação e demissão de funcionários e também periodicamente em casos de funções de risco.

O exame auxilia, principalmente, na investigação de problemas respiratórios em casos de profissionais expostos a substâncias prejudiciais e que apresentam riscos pulmonares.

Ao realizar o procedimento, o laudo deve ser emitido seguindo os padrões da OIT, que auxilia no monitoramento do trabalhador no longo prazo e garante as informações necessárias para a continuidade da profissão.

Veja também – Descubra o que é o raio-x OIT e para que ele serve

Quais os benefícios da telerradiologia para diagnóstico de raio X do tórax?

Tanto para laudos padrão OIT quanto para demais demandas nas quais o raio X tórax PA seja solicitado é possível beneficiar-se da telerradiologia na emissão do laudo médico.

A telerradiologia é uma área na qual um exame é realizado localmente e enviado para que uma parceira especializada faça a emissão do laudo. Todas as etapas do processo são realizadas pela internet.

Após receber o exame, a equipe responsável faz a emissão do laudo e envia à clínica solicitante. Como diferencial, a entrega pode ser feita em até 30 minutos para demandas urgentes e em até 24 horas para demandas de rotina.

Nesse modelo, o responsável pela emissão do laudo é um especialista em raio X do tórax, garantindo uma análise mais detalhada e de qualidade do exame e, consequentemente, um diagnóstico mais correto que aumente as chances de tratamento do paciente.

Outro benefício da telerradiologia refere-se aos custos para adoção do modelo. A empresa parceira recebe de acordo com os laudos emitidos, tipo de laudo e urgência da solicitação. Por sua vez, a contratante economiza em pessoal, equipamentos e manutenção.

Por fim, os profissionais que atuam na telerradiologia têm qualificação para emissão de laudos padrão OIT, podendo estabelecer parcerias com clínicas de saúde ocupacional.

Devido essas razões a telerradiologia cresce exponencialmente no Brasil, com aumento das aplicações da área e também o número de clínicas e hospitais que adotam a solução para obter benefícios relacionados aos custos e também qualidade e eficiência da área de radiologia.

 

Saiba mais sobre Telerradiologia!

Quer descobrir mais sobre telerradiologia? Entenda tudo sobre esse universo que pode agregar mais resultados em sua clínica com a aceleração de diagnósticos, rapidez na entrega de laudos para pacientes, saúde e tecnologia. A DiagRad preparou um conteúdo exclusivo para você e pode ser sua parceira nos serviços de telemedicina!

Saber mais

 

Portanto, após saber o que significa raio X tórax PA também foram abordadas quais as utilidades desse exame, qual a importância dele para a saúde ocupacional e como o procedimento pode beneficiar-se da telerradiologia.

Matérias Relacionadas

Receba Novidades
sobre gestão hospitalar e tendências da telerradiologia

Orçamentos

Orçamentos